Supervisor carioca trabalha duro para deixar sua perua alemã pronta para brilhar no BGT. Confira o resultado do trabalho feito em sua própria casa

O supervisor Leandro Ribeiro Nogueira, de 29 anos, morador da Vila da Penha, no Rio de Janeiro, sempre foi apaixonado por carros customizados.

“Gosto de fazer meus projetos diferenciados, simples e perfeitos”, resume. O carro que separamos para esta reportagem comprova o talento de Leandro quando o assunto é carro personalizado.

Leandro conta que todas as modificações levadas a cabo em seu Passat Variant 1999 1.8 T foram feitas pessoalmente por ele, na garagem de casa.

“Tirando o som e a instalação das rodas, todos os outros serviços foram feitos por mim, do motor à customização estética”, conta.

O supervisor não nega que montou o carro para participar da última edição do BGT – Bubble Gun Treffen – talvez o mais importante encontro de veículos das marcas do Grupo Volkswagen da América Latina, e que ocorre anualmente, em novembro, na cidade paulista de Águas de Lindoia.

“Sou apaixonado por isso e não nego que trabalhei duro para aprontar meu carro para o último BGT”, diz.

A perua alemã foi adquirida por Leandro de um amigo dele, praticamente original, exceto pela suspensão rebaixada.

Pela ordem em que os serviços foram executados, estão upgrade no motor, customização do sistema de freios, rodas e suspensão e interior, inclusive o sistema de som.

Custom fit

A suspensão é do tipo coil over, de rosca, com regulagem de pressão dos amortecedores. Então, é possível regular a altura por meio da rosca e também a pressão dos amortecedores, mais duros ou mais macios, de acordo com o tipo de uso que se pretende fazer do carro.

Os freios, que não aparecem nesta sessão de fotos feitas para a reportagem de Car Stereo, pois estavam em manutenção, também foram modificados.

Os discos são originais do Audi R8, de 370 mm, na dianteira com oito pistões de Lamborghini. Na traseira, o conjunto possui pinças de quatro quatro pistões e discos de 335 mm.

As rodas, montadas pelo Alberto, da BB Garage, são réplicas da Vossen, na medida 20×9,5”, calçadas com pneus 225/30/20. Completam o visual externo faróis com projetor modelo europeu.

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O motor 1.8 turbo fornece 344 HP. A preparação incluiu intercooler frontal, turbina K04 Stage 5, bicos Deka, bomba de combustível de 12 bar, kit de bobinas ECS do R8, inlet Samco e filtro cônico K&N.

No habitáculo dos passageiros, a única modificação foi a substuição dos bancos por assentos do modelo Range Rover Evoque, na cor vermelho. O acabamento traseiro, originalmente em preto fosco, foi pintado na tonalidade black piano.

Pagode, não!

Apreciador de estilos musicais variados, exceto pagode, como faz questão de frisar, Leandro confiou o projeto e a instalação do sistema de áudio no seu Passat a um velho conhecido dos leitores de Car Stereo, Cézar Rezende, dono da BRSSound, loja da zona norte carioca.

O sistema é capitaneado por uma central multimídia 2 DIN JVC, modelo KW-V21BT. As frequências de voz são reproduzidas por um kit 2 vias da marca francesa Focal, linha K2 Power, modelo KR2, alimentado por um amplificador RE Audio DTX 750.5.

O porta-malas da Variant, que preservou boa parte do espaço para transporte de bagagens, recebeu uma caixa dutada de 100 litros, onde funciona um subwoofer de 15” da MTX, alimentado por um amplificador Audiophonic 800.1. Os cabos são de 4 AWG e foi utilizado um distribuidor de energia Technoise.

Sobre o BGT, a intenção de Leandro era participar da competição no quesito “interior”, modalidade que acabou não sendo julgada na edição do BGT de 2016.

Mas vocês acham que ele vai desistir? A próxima edição do encontro acontece daqui a seis meses. Podem apostar que a Variant de Leandro vai ser um dos destaques no encontro.

Quem fez:

BRSSoud. Tel. (21) 3251-3255.

Ficha técnica

Passat Variant 1999 1.8T

MECÂNICA E SUSPENSÃO

Suspensão KW modelo V2 em inox com 16 níveis de ajustes

Freio dianteiro: pinças 8 pistões Lamborghini e discos de 370 mm; freio traseiro: pinças 4 pistões e discos de 335 mm

Rodas aro 20” réplica Vossen 20×9,5″ e pneus 225/30/20

Motor 1.8T com 344 HP: intercooler frontal, turbina K04 Stage 5, bicos Deka, bomba de combustível 12 bar, kit de bobinas ECS do Audi R8, inlet Samco e filtro cônico K&N

CUSTOMIZAÇÃO

Bancos Range Rover Evoque com detalhes em black piano

Faróis projector modelo europeu

SOM

Central multimídia 2 DIN JVC KW-V21BT

Kit 2 vias Focal K2 Power modelo KR2

Amplificador RE Audio DTX 750.5

Subwoofer MTX 15

Amplificador Audiophonic 800.1

Cabos 4 AWG

Distribuidor de energia Technoise

*Texto publicado na edição 213 da Revista