MONTANA NERVOSA: ALTO E BOM SOM

1589
Potência ou qualidade? Muita gente pensa que, quando o assunto é som automotivo, é preciso escolher um, mas o dono deste montada decidiu juntar os dois

Entre um sistema de som potente e outro de qualidade, fique com os dois. Saiba como!

Potência ou qualidade? Muita gente pensa que, quando o assunto é som automotivo, é preciso escolher entre um e outro. “Quis fazer um sistema que juntasse as duas características, com a agravante de que seria montado na cabine de uma picape”, explica o autor do projeto desta Chevrolet Montana, João Luiz Borges de Oliveira, de 19 anos.

João é proprietário há dois anos da loja Competition, especializada em som e acessórios de São Caetano do Sul, na região do ABC. Ele conta que vendeu esta Montana 2008 e algum tempo depois a adquiriu de volta. Foi então que decidiu customizar a picape e instalar nela um projeto de som que tivesses, ao mesmo tempo, potência e qualidade de som. E mais: com equipamentos nacionais.

As mudanças no visual externo da Montana vieram graças a um kit de suspensão esportiva a rosca, que aproximaram o veículo do asfalto em cerca de 2,5”. As rodas originais deram lugar a um conjunto de redondas de 17” calçadas com pneus 105/40/17. Alguns cavalinhos a mais no motor 1.8 foram obtidos com a adição de um filtro esportivo K&N.

Made in Brazil

No habitáculo, João colocou no comando do sistema de som um DVD player Pioneer AVH-X5780, com TV digital e Bluetooth. Segundo o instalador, o aparelho possui 13 bandas de equalização e permite cortes hi pass dianteiro, traseiro e sub. “Fiz as regulagens do sistema por meio do player”, explica. O estéreo chega aos ouvidos por meio de um kit duas vias DAT 650CK, com médios de 6,5”, acomodados nos espaços originais das portas, que foram tratadas com manta asfáltica. Os tweeters foram acomodados nos espaços originais, próximos aos retrovisores.

Os demais componentes do sistema foram alocados no espaço entre a fileira de bancos e a parede corta-fogo da caçamba. “Como ali o espaço é exíguo, é preciso trabalhar na sintonia da caixa para a obtenção dos subgraves esperados”, explica João.

A equipe da Competition construiu um rack de MDF e fixou em suas extremidades os dois amplificadores do sistema, ambos da Taramp’s. Um DSP3000, mono, alimenta os falantes responsáveis pelos graves. Outro, TS400, é responsável pelo estéreo. Na parte inferior deste rack fica a caixa acústica dutada com duas câmeras, onde tocam os quatro subwoofers de 8” de 400 W RMS cada da FB Áudio. Um megacapacitor e um distribuidor de energia Rotner completam os itens de segurança do conjunto. Este rack, bem como a caixa, recebeu acabamento no padrão “black piano”. O conjunto de dutos, entre as duas câmeras da caixa, é iluminado por LED’s coloridos.

Nos planos de João está um upgrade que deve levar à caçamba componentes que farão da Montana um carro híbrido, com som interno e som para fora. “Mas sem abrir mão da qualidade”, garante. É esperar para ver.

Quem fez:

Competition

Telefone: (11) 4224-2364

Facebook: www.facebook.com/competitionsomeacessorios

Ficha técnica

Montana 2008

SOM

DVD player Pioneer AVH-X5780

Kit 2 vias DAT 650CK

Amplificador Taramp’s DSP3000 (mono)

Amplificador Taramp’s TS300 (estéreo)

Subwoofers FB Áudio de 8”

Distribuidor Rotner

Megacapacitor

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA