Polo customizado em loja paulistana segue o estilo euro-look em sua essência. Nada de miscelânea!
Daniel Lopes, 33 anos, atua há pelo menos 18 no segmento de customização automotiva. Atualmente gerente da H3 Customs, loja paulistana especializada, o profissional tem uma teoria interessante para as tendências que vêm e logo se vão quando falamos do cenário nacional, especificamente.
“Aqui chamamos de tendência, lá fora estes estilos permanecem para sempre. O problema é que aqui tem muita gente que desvirtua o estilo, deturpa o conceito. Fazem projetos de qualquer jeito, sem respeitar ou seguir a real proposta daquele estilo. Isso aconteceu também – e até hoje acontece, e muito – com o euro-look”, garante.
Daniel não é apenas um fiel seguidor do estilo euro-look, bem como um dos pioneiros na utilização e divulgação desta prática por aqui.
“Hoje em dia todo mundo fala de euro-look, mas três, quatro anos atrás, eu já me interessava e curtia esse estilo”, lembra o gerente da H3.
Visual europeu genuíno
O mais recente projeto do profissional, como não poderia deixar de ser, é uma fiel personalização baseada no euro-look.
O veículo que serviu de cobaia foi um Polo 2005, Série Ouro, que Daniel apelida carinhosamente de “o quinto elemento”, devido ao número de customizações distintas que a caranga já recebeu.
Cara de gringo
Basta um passar de olhos no Polo para identificar sua alma do velho continente. O envelopamento com película 3M série 1080 – verde fosco – e as rodas BBS réplica, da Zetta, de 18”, são grandes responsáveis por este primeiro impacto visual.
Importante frisar que a quinta roda é uma BBS original, uma das primeiras a chegar no país, de acordo com Daniel.
A parte externa do Polo conta ainda com farol alemão. O para-lamas foi alargado e alisado e perdeu os piscas. O teto ganhou antena do VW Scirocco europeu e o para-brisa recebeu limpadores Bosch.
A saia traseira é do GTI, o escapamento é de inox e câmeras foram instaladas tanto na parte de trás quando na frente.
Preparação básica
Daniel explica que em breve o Polo irá receber uma configuração mecânica mais pesada. Por enquanto o veículo ostenta novo chip de potência, escapamento dimensionado com válvula elétrica, filtro esportivo K&N e suspensão a ar desenvolvida pela Charada.
All in
No interior do veículo as raízes do euro-look estão presentes em cada canto. E a lista de novos acessórios não é pequena: bancos e apoio de braços personalizados, pedaleira do GTI, apóia-pé do Golf, volante do Jetta 2012 turbo, película em carbono, novos botões para completar o painel, shiflight e hallmeter. Além disso, a mesma película 3M que reveste o bólido estampa também detalhes no painel e portas.
Ocultos estão outros acessórios como os relógios da suspensão a ar, acomodados em uma gaveta embaixo do banco do condutor.
Multimídia de respeito
Um player Pioneer 8480, com inúmeros recursos como GPS, Bluetooth, TV digital, câmera, entrada para iPod e AV comanda todo o sistema de áudio e vídeo.
Já o kit de alto-falantes é um híbrido, desenvolvido pelo próprio Daniel, que inclui midbass e coaxial da Visteon e tweeters da MB Quart. Ainda no interior, monitores da Orbe transmitem as imagens para os ocupantes do banco de trás.
O subwoofer é um Cerwin-Vega de 12” e está posicionado ao lado de módulos Phoenix Gold, modelos Z500.4 e Z500.1 e um terceiro módulo da Taramp’s, que trabalha exclusivamente com o canal central, um alto-falante da Focal, da linha Access, de 3”.
Estes componentes foram acomodados no bagageiro – compartimento que abriga sob eles os tanques da suspensão a ar – e o acabamento foi idealizado em acrílico e iluminado por LED. Cabos e capacitor Stinger e fiação Tia Flex complementam a lista de componentes.
Eis então a receita de um legítimo euro-look, com características e acessórios fieis ao conceito europeu de tuning. Um projeto completo, onde não há o que tirar, nem por. Sem deturpações, nem tropicalismos. Apenas euro-look.
Quem fez:
H3 Customs. Tel. (11) 2225-2920.
Polo 2005
Parte externa
Rodas réplica BBS 18”
Farol alemão
Limpador Bosch
Película 3M 1080
Antena do Scirocco
Para-lamas e retrovisores personalizados
Saia traseira do GTI
Parte Interna
Volante do Jetta
Pedaleira do GTI
Bancos personalizados
Painel customizado
Mecânica
Novo chip de potência
Filtro K&N
Escapamento dimensionado
Suspensão a ar
Som e multimídia
Player Pioneer 8480
Médios Visteon
Tweeter MB Quart
Subwoofer Cerwin-Vega
Amplificadores Phoenix Gold e Taramp’s
Telas Orbe
Capacitor Stinger
Cabos Stinger
Fiação Tia Flex
*Texto publicado na edição 174