Se você é daquelas pessoas que antes de comprar carros só analisam a marca, o modelo e a estética, saiba que existe mais um item fundamental para analisar antes de tomar a decisão: a cor do veículo
Isso mesmo, ainda que possa parecer estranho, as cores dos carros podem influenciar no preço final. Se o futuro proprietário não tiver a intenção de passar muito tempo com o veículo e pretende revendê-lo brevemente, deve analisar mais ainda a questão da cor. Na revenda é que este detalhe faz ainda mais diferença.
Pensando nisso, este artigo abordará a questão sobre a diferença de preço influenciada pelas cores e trazer exemplos das cores mais vendidas no Brasil. Acompanhe a leitura.
Por que as cores influenciam nos valores dos carros?
Na prática, não existe uma razão definida ou mesmo lógica que responda esta pergunta. Conclui-se que as cores influenciam nos valores dos carros a partir de pesquisas de mercado realizadas por diversas empresas sérias ao redor do mundo.
Essas pesquisas também ajudam no planejamento das montadoras de veículos: as cores que mais são vendidas, serão as mais fabricadas. O que acaba transformando tudo num grande “efeito borboleta”: se determinadas cores estão em maiores quantidades no mercado, consequentemente, venderão mais. No final, o que determina os números é a oferta e demanda.
As cores de carros mais vendidas no Brasil
Para entender melhor essa questão, apresentaremos uma lista com as cores de carros mais vendidas dentro do nosso país, acompanhe:
1°- Cor Prata
Não chega a ser nenhuma surpresa. Apesar de algumas pessoas acreditarem que a cor preta é a mais vendida, muitos proprietárias preterem um veículo mais escuro com a justificativa de que “sujam muito”.
As vantagens da cor prata é que remete a tecnologia, além de disfarçar melhor alguns defeitos como riscos na hora da negociação de revenda. A grande desvantagem é que a cor prata possui um pigmento que alavanca o preço final do carro.
2°- Cor Preta
Como já era esperado, a cor preta é a segunda mais vendida não apenas no Brasil, como também no mundo. No mercado de automóveis, a cor escura remete a elegância.
Uma das maiores vantagens da cor preta é a sua saída fácil para a primeira venda. As desvantagens é que o carro preto absorve mais calor, o risco de acidentes noturnos é maior, pois dificulta a sua visibilidade pelo veículo que vem atrás, além da já mencionada facilidade em mostrar sujeira e riscos na tintura.
3°- Cor Cinza
Algumas pessoas confundem, mas a cor prata e a cinza não são as mesmas. Essa lista corrobora com esta diferença. O prata é o mais vendido no Brasil e o cinza só o terceiro. A diferença crucial entre os dois é que o carro prata é mais reluzente, chamativo.
Por isso, muitos donos preferem o cinza justamente por ser uma cor discreta, tendo isso como um dos seus principais benefícios.
A desvantagem é que, assim como os carros pretos, os riscos são bastantes aparentes na pintura.
4° – Cor Branca
Para quem acreditava que o branco era o segundo ou terceiro mais vendido do Brasil, essa colocação deve ser uma surpresa. Um dos principais argumentos para os compradores preferirem a cor branca, é a sensação de maior espaço interno. Além disso, veículos brancos costumam ser mais baratos.
As desvantagens também são os riscos aparentes na pintura e a sua semelhança com os táxis nas cidades onde os veículos de passageiros são dessa cor.
5° – Cor Vermelho
Uma cor chamativa, que no mundo automotivo remete a adrenalina. Pessoas que praticam esporte geralmente se apetecem por veículos assim.
A grande vantagem do carro vermelho é o seu preço mais acessível em referência ao mesmo modelo em outras cores; e a grande desvantagem é que chama muito atenção, o que dificulta a revenda para pessoas mais discretas e formais.
Portanto, antes de comprar carros é bom analisar também a cor do futuro veículo. Se você tiver dúvida em relação a cor que escolher, se baseie na lei de oferta e procura – é por este mesmo conceito que as
empresas averiguam quais cores saem mais e quais saem menos.
Por fim, antes de comprar ou revender o seu carro, é interessante utilizar ferramentas online como o instacarro para avaliar o preço do veículo que deseja. Essas ferramentas são simples, seguras e mostram o resultado rapidamente.