Dupla de VW recebe legítima personalização euro-look. Preparação e acessórios fazem referência à “escola alemã” de customização

Foco na estabilidade, com melhorias na suspensão, sistema de frenagem e conjunto de rodagem, e preocupação com a estética, com upgrades internos e externos. A descrição acima se encaixa perfeitamente no estilo de customização conhecido como german-look e também descreve fielmente as modificações realizados no Gol 1984 e na Saveiro 1983 que ilustram esta reportagem.

A dupla, no entanto, é categorizada em outra classe de personalização e por um simples motivo: tratam-se de um Gol e uma Saveiro. Os modelos pertencem a um estilo conhecido como euro-look, mais eclético que o anterior, que abre seu leque de possibilidades para modelos de montadoras alemãs em geral, enquanto o german-look, propriamente, costuma ser restringido ao Fusca e suas variações.

Gol 1984

O carro-chefe desta reportagem é o Gol 1984 propriedade do jornalista Vinicius Fonseca, 25 anos. A paixão por automóveis, especialmente pelo Fusca, foi herdada do pai, assim como o Gol 84. “Meu pai trocou o Fusca 78 que tinha por este Gol há 18 anos, mesmo contra a vontade da família.

Com o tempo o Golzinho foi sendo arrumado e conservado, ficando zerado, o que não é muito difícil, pois o carro só era utilizado para rápidas voltinhas pelo bairro só para esquentar o motor.

Devido a problemas de saúde do meu pai e gastos excessivos com um carro que nem era utilizado, coloquei as mãos no batedeira”, explica o dono da máquina.

Vinicius conta que a primeira ideia – que era deixar o modelo completamente original – foi descartada em prol de uma customização seguindo a escola euro-look.

A começar por legítimas rodas BBS de 15”, tala 7, oriundas de uma BMW Série 5. “Encaminhadas à loja paulista Stock Rodas, de São Bernardo do Campo (SP), saíram de lá com a clássica combinação de bordas cromadas e miolo dourado e com os pneus Kumho 155/60R15, o que garante um visual conhecido como strech (esticado), no qual as rodas ficam com a bordas expostas, facilitando o rebaixamento e dificultando as indesejáveis pegadas nos para lamas”, explica Vinicius.

O rebaixamento foi um serviço prestado pela oficina Kit Wheels and Tires. Lá o modelo recebeu molas e amortecedores confeccionados especialmente para o projeto pela Down Amortecedores.

Sob o capô, está um motor VW boxer refrigerado a ar de 1600cc alimentado com etanol por dois carburadores Solex 32 abertos para 34 mm, com cabeçotes trabalhados com 12:0.

“Nada muito forte, mas que ajuda a alcançar e manter mais facilmente a velocidade de cruzeiro de 120 km/h nas constantes viagens que realizo com o carro para encontros de todo o estado de São Paulo e até outros estados”, afirma Vinicius. O serviço de preparação foi uma responsabilidade da Concept Car Motores.

O proprietário relata que, para melhorar o visual do Gol – que já havia perdido a originalidade de alguns componentes – foram adquiridos faróis Cibié, faróis de milha Cibié Serra II com interruptor do Gol GT, grade dianteira, logotipos e maçanetas novas.

No interior, por sua vez, constam volante Lotse Velox, cesta porta-objetos no túnel central e tapetes de tecido. Para monitorar a saúde do motor a ar um manômetro de óleo Cronomac foi adotado.

Saveiro 1983

O comerciante André Takeda, 39 anos, amigo de Vinicius, é co-protagonista desta história. Proprietário da Saveiro 1.6S 1983, André tem um vasto currículo no universo da customização.

Currículo este que tem início com Fuscas, lá em meados da década de 90, e desde então já passou por outros modelos como o Golf, todos, é claro, no melhor estilo euro-look.

Por ter adquirido a Saveiro recentemente, André ainda não deu ao modelo exatamente a cara que gostaria, mesmo assim, o que se vê é digno de aplausos.

O modelo ostenta par de lentes de pisca e lanternas traseiras originais Cibié, faróis bi-iodo Cavalinho, frisos laterais Silvatrim (original do modelo LS), milhas com capa Cibié Serra II e rodas de 15” B 52 modelo Snowflakes, envoltas por pneus 185×45.

Quem fez:

Stock Rodas. Tel. (11) 4362-4828

Kit Wheels and Tires (11) 2943-8934/ (11) 2541-4062

Concept Car Motores (11) 2087-0062

Ficha Técnica

Mecânica

Motor VW boxer

Carburadores Solex

Cabeçotes trabalhados

Parte externa

Rodas BBS 15”

Pneus Kumho

Suspensão rebaixada

Faróis Cibié

Faróis de milha Cibié Serra II

Parte interna

Volante Lotse

Instrumentos Cronomac