Projetista leva seu carro com suspensão a ar a loja de som e pede porta-malas organizado e dois woofers de 15”

O desenhista projetista Roberto Busato Balote, de 25 anos, morador de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, integra aquela turma que acha que carro customizado é para fazer a diferença.

Assim que comprou seu Chevrolet Sonic, em 2013, Roberto tratou de fazer algumas intervenções que dessem uma nova cara ao seu hatch.

Adepto da filosofia do “do it yoursefl”, ou do nosso velho “faça você mesmo”, Roberto, com a ajuda do avô eletricista e do tio, instalou os equipamentos do sistema de som. A unidade principal escolhida foi uma central multimídia Pioneer AVH-X1650 DVD.

As rodas originais deram lugar a redondas KR K52, de 20”, e a suspensão ficou mais rente ao chão com molas Red  Coil.

Essas mudanças abriram espaço para outras, e logo vieram um sistema de suspensão a ar instalado pela Ligeirinhos, oficina especializada de São Caetano do Sul, e as rodas caíram para aro 18”, montadas em pneus 215/35.

“Tive de baixar o aro porque as 20” estavam pegando na caixa com a suspensão a ar”, explica. Mas, como Roberto acha que a customização é para “fazer diferença”, tratou ele mesmo de pintar as rodas de preto e cromar os parafusos.

Nova ponteira de escape, abafador, coletor e filtro de ar esportivo proporcionam também um  ronco “diferente” do motor, como Roberto gosta.

Os instrumentos de monitoramento da suspensão a ar foram instalados, pelo próprio Roberto, na tampa do porta-luvas.

“O problema é que o porta-malas estava muito bagunçado, tomado pelos falantes, os amplificadores e os itens da suspensão a ar”, conta o projetista.

Foi nesse momento que ele resolveu pedir ajuda de profissionais e recorreu à Competition Som e Acessórios, loja com mais de 12 anos de serviços prestados na mesma cidade.

“Ele achava que, pelo fato de ter um sistema de suspensão a ar, isso o impedia de ter projeto de som dimensionado, e instalado de forma organizada”, conta João Luiz Borges de Oliveira, o manda-chuva da Competition.

João conta que Roberto queria um som com graves, reproduzidos por woofers, e não por subwoofers. “Expliquei a ele a diferença, que os woofers são mais voltados para projetos de som para fora, mas não teve jeito: tive de me virar para encaixar dois woofers de 15” no porta-malas do Sonic, e ainda organizar os demais equipamentos, como os itens da suspensão e os amplificadores”, conta João.

Se vira nos 15”

O trabalho de “sound organizer” de João teve início com a confecção de um novo assoalho para o porta-malas, com abertura para o estepe. E a fixação, em sua parte inferior, do cilindro e das válvulas do sistema de suspensão a ar.

Ainda na parte de baixo dessa peça, os profissionais da Competition fixaram um amplificador Stetsom Vision 400, que tocam dois médios voltados para o interior do veículo, um Stetsom 2k5, cuja função é empurrar os dois woofers de 15” e um crossover CRX5, da Taramp’s, que faz os cortes de frequência e define as faixas de atuação dos médios e dos graves.

Para acomodar os dois alto-falantes que fornecem os tão apreciados graves a Roberto, uma caixa acústica com duas câmaras de 65 litros cada, com dutos, abriga dois woofers Eros SDS 2.7k.

“Fizemos a sintonia da caixa pelo duto, e conseguimos fazer com que ela reproduzisse também as frequências subgraves”, explica João.

A caixa foi construída com MDF de 15 mm, revestida de carpete. Uma bateria auxiliar de 100 Ampères, também alojada no porta-malas, fornece a  energia ao sistema de som e à suspensão a ar.

Feito o serviço, João não ganhou apenas um novo cliente, mas um amigo. “Estou sempre na loja para saber novidades de equipamentos, e também para bater-papo com eles”, diz Roberto, que agora pode curtir seus estilos preferidos, black music e e sertanejo, com os graves que tanto o agradam, e sem aquelas “batidas “ extras, do cilindro da suspensão no cone do alto-falante.

Quem fez:

Competition Som  Acessórios

Tel. (11) 4224-2365.

Facebook.com/competitionsomeacessorios

Ligeirinhos

Facebook.com/ligeirinhossuspensoes

Ficha Técnica

Sonic 2013

Som

DVD Pioneer AVH-X1650

Woofers Eros SDS 2.7k

Amplificador Stetsom Vision 400

Amplificador Stetsom 2k5

Crossover Taramp’s CRx5

Customização

Suspensão a ar

Rodas KR K52 de 18” pintadas

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA