Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Texto: Ademir Pernias
Fotos: Divulgação

Nesta edição, Car Stereo abre espaço para um clube automotivo dedicado a um dos maiores sucessos de venda do Brasil, o Chevrolet Corsa. Para falar da importância do modelo no cenário automobilístico convidamos Rogério Kazuo Nakazone, coordenador do Corsa Clube SP para prestar seu depoimento sobre o clube.

“Primeiramente, nos cabe fazer uma pergunta: “Por que não ter um grupo e um site sobre o Chevrolet Corsa?”. Foi a partir desta questão que surgiu a iniciativa da criação do Corsa Clube do Brasil. Até porque existem sites e grupos de discussão sobre diversos assuntos na Internet, inclusive sobre o próprio Chevrolet Corsa. Ele foi um carro que já chegou ao mercado brasileiro para fazer história. E, de fato, fez. Com suas linhas arredondadas e inovadoras, num mercado de carros quadrados até então, além de ter tido uma campanha publicitária superarrojada para a época, tornou-se o maior sucesso de vendas da General Motors no Brasil em todos os tempos.

Para os que não se lembram, o carro era esperado com tanto anseio que, por quase dois anos, só era possível adquiri-lo com ágio de mais de 5%, e mesmo assim a procura não caiu.

Um carro com uma história tão breve e já tão grandiosa acabou se tornando uma verdadeira paixão dos brasileiros que, até hoje, o têm como um dos seus modelos mais queridos. E mesmo os primeiros modelos ainda hoje seduzem pelas formas e pelo excelente custo-benefício que oferecem.

Tema de conversa

Não demorou para que essa verdadeira lenda da indústria automotiva acabasse virando o centro das atenções nas conversas entre amigos e pessoas que tinham o carro como ponto em comum.

Surgiu daí a necessidade e o desejo de se organizar essas pessoas para que elas pudessem trocar informações sobre o carro. Diversas listas de discussão sobre o Corsa povoaram a internet brasileira por um bom tempo. Mas não havia um lugar que centralizasse as informações em um formato de rede.

O Corsa Clube partiu da iniciativa de alguns associados de uma das muitas listas de discussão sobre o carro que existiam na internet brasileira e que, na época, possuía recursos limitados e que não atendia os anseios do seu público alvo, que queria mais que uma simples lista de discussão. Então, em 12 de novembro de 2002, foi iniciado o processo para a arrecadação de recursos para construir o que viria a ser o maior portal sobre o Chevrolet Corsa da América Latina.

Nesse período, pôde-se contar com a colaboração de vários membros, que ajudaram (e muito) na viabilização do processo de criação do novo clube. Esse espírito colaborativo se mantém ainda hoje, pois o clube nada mais é do que o reflexo da interação e participação de seus membros.

Com a decisão em mãos, era necessário criar um site para o clube. Um dos fundadores, Bruno Rabelo, iniciou a arrecadação dos recursos junto aos demais membros e negociou a aquisição do domínio e o host no qual o site seria hospedado. A aquisição aconteceu no dia 30 de dezembro de 2002, mas ainda faltava um web designer que pudesse auxiliar no desenvolvimento. Em 13 de janeiro de 2003 foi criado um primeiro protótipo de site (criado por Bruno Rabelo) apenas para mostrar que o clube já existia. Nesse mesmo dia, outro fundador, Marcos Magalhães, resolveu montar um site com um padrão mais moderno e atual, que acabou se tornando a cara do Clube por muito tempo.

Conteúdo

Mas o clube ainda carecia de um bom conteúdo. Afinal, o que colocar no site? Foi aí que veio o apoio vital dos muitos “corseiros de plantão”, que davam sugestões a todo instante. Nesse momento, tiveram papel de suma importância os membros Glenio Lacerda (que também foi um dos fundadores) e Reinaldo Vivanco, que faziam a filtragem do material a ser publicado e a sua edição.

O site estava começando a sair das cabeças de seus idealizadores e a tomar uma forma. Porém ainda não existia um grupo de discussão próprio, com as regras e a cara do clube. No dia 7 de fevereiro de 2003, deu-se vida ao CorsaClubefiles@yahoogrupos.com.br (grupo para troca de imagens) e CorsaClubelist@yahoogrupos.com.br (grupo de discussão para troca de ideias e conhecimentos, e contatos para a promoção de encontros).

E no dia 8 de fevereiro de 2003, às 10h30, começou a funcionar efetivamente o Corsa Clube do Brasil. Neste dia, o sonho parecia concretizado. Porém, a cada dia que passava, o site crescia mais e mais. Em junho de 2003, ele atingia um nível tamanho que apenas três administradores não conseguiriam dar conta do recado. Foi aí que passaram a integrar o quadro o Roberto Prando (que sempre nos auxiliou nos aspectos técnicos, sanando as dúvidas dos associados), o Eduardo Sauner (que apresentou disposição em ajudar desde o dia que passou a integrar o clube, quando ainda era associado, promovendo encontros, vestindo a camisa) e o Wilson Leme (que deu um apoio fundamental, principalmente na questão de atualização).

Fórum

Outro ponto marcante da história do clube foi a inauguração do fórum de discussão, um canal de comunicação moderno e prático, no qual os associados poderiam trocar informações de qualquer computador conectado à internet, sem a necessidade de uma conta de e-mail. Graças à preciosa ajuda de Marcos Magalhães e Wilson Leme, o fórum entrou no ar no dia 11 de novembro de 2003, às 10h30. A partir desse momento (e até os dias de hoje), o site passou a bater recordes de acesso mês a mês, o que o tornou um verdadeiro portal sobre o assunto.

Mas tudo que é bom pode melhorar. Pensando nisso, os administradores do site resolveram fazer crescer ainda mais o que já era grande. Por vários motivos, viu-se a necessidade de aumentar a abrangência do site, tanto em termos de conhecimento sobre o carro como das dicas oferecidas aos associados e visitantes.

Visando oferecer um maior e melhor conteúdo ao público, o Corsa Clube do Brasil colocou no ar no dia 1º de agosto de 2004 um site completamente renovado e automatizado, com mais endereços de acesso, de melhor navegação e com muito mais recursos, obtendo um salto de qualidade que hoje faz com que o clube cresça ainda mais a cada dia.

Desta forma surgiu o Corsa Clube do Brasil, uma história de garra e ânimo de seus administradores e membros, além da crença de que o Chevrolet Corsa é um carro que tem feito e continuará fazendo história. Temos nesse carro, não só um mero veículo que os leva aonde precisamos, mas sim um estilo de vida e um caso de amor e cumplicidade”.

Mais de 100 mil

Atualmente o Corsa Clube do Brasil possui mais de 102.000 membros cadastrados no Brasil e no Exterior, que participam de encontros, eventos e viagens promovidos pelo clube. Para participar do Corsa Clube, não é necessário ser ou ter sido proprietário de um modelo, mas gostar do carro é o requisito mínimo.

De acordo com Rogério, os encontros e passeios são uma ótima atividade de lazer para os membros. “A troca de informações e a indicação de serviços e parceiros fazem do clube uma ferramenta para tornar um simples carro em uma forma de lazer, aprendizado e descontração”, diz. Os membros não pagam nada para participar, basta se cadastrar e compartilhar suas experiências com os demais.

Na opinião do coordenador do Corsa Clube SP, o veículo da Chevrolet tem como principais atributos o baixo custo de manutenção, comparado a outros modelos similares; uma grande gama de opcionais de fábrica, que oferecem conforto, requinte e segurança; é um ótimo modelo para customização, possui bom mercado de compra e venda o oferece conforto e segurança para dirigir.

Quem quiser mais informações sobre o Corsa Clube do Brasil pode obtê-las por meio dos canais abaixo:

– Fórum de discussão: www.corsaclube.com.br

– Curta a página Oficial do Corsa Clube: www.facebook.com/CorsaClube

– Siga o Twitter Oficial do Corsa Clube: www.twitter.com/CorsaClube

– Siga o Instagran Oficial do Corsa Clube: www.instagram.com/corsaclubeoficial

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

1 COMENTÁRIO

  1. O clube já foi muito maior e melhor mas ficou igual o governo do PT, uma panela da porr@.
    Hoje o clube mal tem encontros e eventos!
    Parabéns para nova administração!

DEIXE UMA RESPOSTA