Texto: Ademir Pernias
Fotos: Alipio Murici

A teoria dos seis graus de separação originou-se a partir de um estudo científico que criou a tese de que, no mundo, são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas. Essa definição pode explicar, de certa maneira, os laços que aproximam o instalador Jenner de Oliveira, dono da loja Look Car, de Brasília, e o empresário brasiliense André Valença Limeira.

Jenner é dono do Jetta Variant branco já exibido nas páginas da Car Stereo. À época, o dono da Look Car contou que fez o som na perua alemã para um cliente que, alguns meses depois, vendeu o carro ao próprio Jenner para comprar um Mercedes-Benz. Nesta edição, vamos ver detalhes desta história.

Então proprietário do Jetta, André se interessou por um Mercedes C-180 Estate com um sistema de som parecido com seu Jetta. O C-180 estava à venda e adivinhe quem tinha feito a instalação no porta-malas: Jenner. O resto você já conhece. Jenner ficou com o Jetta e André passou a desfilar de Mercedes. E o C-180 também acabou nas páginas da revista. Não parece a teria dos seis graus?

Exclusividade

Na parte de fora do modelo Avantgarde o empresário providenciou algumas poucas – e boas – personalizações. A suspensão recebeu um kit de molas e buchas da divisão esportiva da Mercedes-Benz, a AMG. Da mesma linha são as rodas de 20”, que substituíram as originais de 19”, com pneus de perfil mais baixo e tala diferenciada na dianteira (8”) e na traseira (8,5”).

Quero mais graves!

O modelo desta reportagem – a exemplo de outros veículos de luxo de marcas como Mercedes, Audi e BMW, já oferece um sistema de áudio projetado e instalado na linha de produção da fábrica. “A qualidade do som é boa, mas há uma deficiência nos graves e subgraves, apesar da presença de um subwoofer de 6” no habitáculo dos passageiros”, contra Jenner.

O sistema de entretenimento é capitaneado por uma central multimídia posicionada no centro e sobre o painel, com recursos como Bluetooth, USB e conexão com a Internet, comandado por um futurístico joystick. O estéreo é reproduzido por um par de kits duas vias, nas portas dianteiras e traseiras, um falante no canal central, e o tal subwoofer de 6” sob o banco, no pé do passageiro. “Em sistemas como esse, que já oferecem alta fidelidade na reprodução e bom tratamento acústico, sobra para o instalador promover upgrades que resultem em mais qualidade na reprodução dos graves, explica Jenner.

Do zero!

Para acomodar os equipamentos no porta-malas, Jenner e a equipe da Look Car praticamente desmontaram o compartimento. “Tirei tudo e criei um novo espaço”, conta. As peças originais foram guardadas e podem ser reinstaladas, tornando o porta-malas novamente original.

Nas laterais foram acomodadas duas caixas acústicas seladas, de cerca de 35 litros cada, que abrigam dois subwoofers JBL GTO 1214, de 12” e 350 W RMS. As caixas, construídas em fibra de vidro, acompanham o design original do carro.

No assoalho foi construído um rack de madeira que acomoda um amplificador JBL de 2 canais modelo GTO14001 de 1.500 WRMS, um canal dedicado a cada sub. Essa peça recebeu acabamento em acrílico pintado de preto, na base, e acrílico transparente, na tampa. E acabamento em pintura black piano. Ainda no assoalho, para ocupar o espaço de forma útil, Jenner fez um porta-objetos, que André utiliza para transportar seu equipamento de squash. A peça tem tampa de acrílico com o logotipo da marca alemã cortado a laser. O revestimento de todo o porta-malas foi feito em carpete, para harmonizar com o acabamento original da perua.

André, que já teve o Jetta, que agora é de Jenner, além da C-180, que usa no dia-a-dia, roda nos finais de semana com um Land Rover com um porta-malas que segue o mesmo padrão. Ele disse que costuma ficar com seus carros por períodos que vão de seis meses a um ano, e os vende como estão, com o sistema de som instalado. Então não se assuste se, em breve, encontrar o Jenner  desfilando com a Merça.

Quem fez:

Look Car. Tel. (61) 3567-2257

Ficha técnica

Mercedes-Benz C-180 Estate Avantgarde

Customização

Rodas de 20” AMG

Molas e buchas AMG

Som

Multimídia, kits duas vias, canal central e amplificador originais

Dois subwoofers  JBL GTO 1214 12” e 350 W RMS

Amplificador JBL GTO 14001 2 canais e 1.500 W RMS

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA