Clube do Instalador Automotivo está próximo dos 10 mil membros

Criado pelo empresário Fábio C. Neves, grupo no Facebook amplia sua base de membros e atinge média de 160.000 mil visualizações mensais

Texto: Fernando Naccari

Fotos: Fábio Campos Neves

Fábio Campos Neves é um empresário atento às oportunidades de mercado. Com vasta experiência no mercado de som e acessórios automotivos, incluindo passagens por grandes empresas, como a Olimpus, por exemplo, fundou a Inova10 Design e Propaganda, agência especializada em conteúdo para grandes do setor enxergando que o caminhar sozinho seria uma grande oportunidade de carreira.

Agora, com a Inova10, Fábio desenvolve conteúdo para empresas do mercado OEM e também para o aftermarket, como por exemplo Audiophonic, Quantum Group, Olimpus e etc.

Além do voo solo, Fábio notou que o mercado carecia de um canal de comunicação próprio e que pudesse unir os instaladores e os fabricantes, com uma solução simples e eficaz. Foi assim que surgiu o Clube do Instalador Automotivo, um grupo no Facebook pronto para ser um canal rápido, eficiente e em tempo real.

A seguir, um bate-papo com Fabio para entender um pouco mais sobre essa grande comunidade de instaladores e lojistas nas redes sociais.

Car Stereo Tech: Como surgiu a ideia da criação do clube?

Fábio Campos Neves: A ideia de aproximar instaladores e lojistas dos fornecedores surgiu no final de 2013 ao sair da Olimpus Automotivo. Porém, neste período eu acreditava que uma nova plataforma seria o melhor para colocar em prática este projeto. Apesar de tê-lo iniciado em 2014, ele entrou em vigor apenas em 2017, quando participei de um Workshop sobre “o futuro das comunidades são os grupos” no Facebook. Foi então que decidi fundar o Clube do Instalador Automotivo.

Car Stereo Tech: Há algum pré-requisito para entrar no grupo?

Fábio Campos Neves: Sim, o Clube é restrito aos profissionais do setor. Dentre eles temos instaladores, lojistas, profissionais dos fornecedores e distribuidoras do setor. Essas informações também podem ser verificadas em www.instaladorautomotivo.com.br

Além disso, para se tornar membro é necessário informar atuação no setor, tempo de atuação, empresa que trabalha (ou se é proprietário) e mencionar três marcar de fornecedores de som e acessórios.

Car Stereo Tech: Quanto tempo de criação do grupo? Quais os números atuais de participantes e de interações diárias?

Fábio Campos Neves: O Clube foi fundado em março de 2017 e, atualmente, possui cerca de 8.500 membros. Atingimos mais de 160 mil visualizações mensais, com média de 5.500 visualizações diárias. Destaco que esta é uma ferramenta bilateral, onde os resultados também podem beneficiar aos nossos membros. Nos últimos 60 dias, tivemos cerca de 1.500 novas publicações, mais de 13 mil comentários e 30 mil curtidas nas publicações.

Car Stereo Tech: Você consegue mensurar quais os temas mais comentados no grupo?

Fábio Campos Neves: Os temas mais discutidos no Clube são: A diferença dos preços cobrados pelos serviços nas diversas regiões do Brasil, dúvidas sobre instalação e aplicação de módulos de vidros, dificuldade de manter estoques com a redução dos preços nos e-commerces na internet, divulgação de projetos de personalização, além das publicações engraçadas com consumidores vigilantes, situações cômicas, entre outras.

Car Stereo Tech: Para as fabricantes, quais as vantagens de interagir com os participantes?

Fábio Campos Neves: Entender as necessidades diárias dos nossos clientes é primordial para os fornecedores decidirem suas estratégias de comunicação. Permitimos até 3 publicações semanais por fornecedor no Clube, podendo ser posts direcionados as dificuldades mais recorrentes dos seus produtos. Oferecemos também a criação de uma arte semanal por fornecedor, para dar suporte ao setor de criação das empresas.

Car Stereo Tech: Fique à vontade para incluir qualquer informação não mensurada aqui.

Fábio Campos Neves: É importante mencionar o perfil e porcentagem de atividades no Clube do Instalador. Atualmente, 37,2% são proprietários de lojas de som e acessórios, 35,1% são instaladores autônomos, 23,2% são instaladores que trabalham em lojas, 2% são proprietários e funcionários de oficinas mecânicas que trabalham com acessórios, 1,2% são colaboradores dos fornecedores, 0,9% representantes comerciais e 0,3% são colaboradores de distribuidoras. Gostaria também de agradecer as lojas que ajudam na moderação do grupo como o Aleksander da Mono Dub Personalização, o Humberto da DominaSom, o Felipe da Boladão Som e Acessórios e o Lucas da Lopes Som e Acessórios. São profissionais incríveis que nos ajudam a tomar decisões no Clube do Instalador.

Car Stereo Tech: Deixe um recado para os leitores da Car Stereo Tech

Fábio Campos Neves: Gostaria de convidar ao profissional leitor da revista que venha participar do grupo. Para isso, basta ir ao Facebook e procurar por Clube do Instalador Automotivo. Com certeza, com mais profissionais envolvidos em nossos problemas, a vida fica mais fácil.

You don't have permission to register