Enfermeiro de profissão se entrega nas horas vagas à atividade da qual é entusiasta desde a infância: o som automotivo

Bem menos comum do que a paixão que muitos brasileiros têm pelo futebol, a paixão por som automotivo quase levou o gaúcho Luan Pauletti Martins, de 24 anos, a abraçá-la como profissão. Mas o fato de morar em uma cidade pequena no interior no Estado, longe dos grandes centros e, portanto, com mais dificuldades de acesso a equipamentos e clientes, o levou a traçar outros caminhos profissionais.

O enfermeiro-chefe de uma UTI na cidade de Vacaria, no nordeste do Rio Grande do Sul, se considera um entusiasta do som automotivo há 12 anos, ou seja, praticamente desde que era um guri. “Aos 12 anos eu já instalei um projeto no espaço do banco traseiro do Fusca 1966 do meu pai”, lembra, saudoso. Autodidata, Luan adquiriu os conhecimentos que utiliza em seu hobby em pesquisas tanto em sites especializados na internet quanto em revistas segmentadas, principalmente a Car Stereo.

E, nas horas vagas, após os exaustivos plantões no hospital da cidade, Luan acha disposição para auxiliar amigos e conhecidos a calcular caixas e dimensionar sistemas de áudio. “Minha página do Facebook (Perfetc Box) tem inúmeros trabalhos que realizei por hobby visando à satisfação e passando conhecimento para amigos”, conta. A paixão de Luan é tão intensa que até contagiou sua esposa, Camila Martins. “Ela inclusive foi minha parceira na montagem do sistema do meu Palio”, conta.

Fã de projetos que conciliam força e qualidade de áudio (SQPL), Luan planejou para sua perua um sistema que atendesse essas expectativas, de qualidade com alto SPL. Todo o serviço foi feito na garagem do pai de Luan. A única alteração na parte de fora foi a suspensão a rosca, da Tebão, feita na Auto Via Pneus e Suspensões.

Mãos à obra!

Antes da instalação dos equipamentos, Luan e Camila trataram de fazer a preparação acústica do veículo. Todo o interior foi revestido com manta STP, para impedir vibrações da lataria. A unidade principal é um CD player Pioneer 7680 Mixtrax. A reprodução do estéreo fica por conta de um kit duas vias Rockford Fosgate. Os médios de 6,5” ocupam os espaços originais, nas portas. Os tweeters foram instalados nas colunas. “Elas foram feitas pelo ‘mestre’ Wagner Kana, da Maruosom, de Curitiba, um dos melhores profissionais em acabamentos de colunas e caixas no Brasil”, avalia Luan.

Malas? Que malas?

Diferentemente dos motoristas comuns, os amantes do som automotivo sabem que o porta-malas foi projetado para acomodar não bolsas e pacotes, mas sim alto-falantes e amplificadores. Não é mesmo, Luan?

O compartimento de bagagens do Palio abriga uma caixa acústica dutada de 105 litros internos, onde tocam três subwoofers RE Audio SXX de 10”. A caixa foi projetada e confeccionada pelo casal, que utilizou madeira MDF de 21 mm, revestida internamente de resina e sintonizada em 32 Hz. Segundo Luan, os graves resultam encorpados, com timbre mais pesado. “É daqueles graves que se sente no corpo inteiro, não apenas pelo ouvido”, explica.

Sobre o assoalho, foi construída uma base, também de MDF, onde ficam os amplificadores do sistema, um modelo mono Rockford Fosgate T2500BDCP, para os subs, e um T600.4, da mesma marca, de quatro canais, para o estéreo.

Todo o espaço foi revestido de carpete, para garantir maior durabilidade à instalação.Três baterias Optima Yellow Top D 31 –    uma no cofre do motor e as demais no porta-malas – garantem o fornecimento de energia do sistema. Nas laterais foi instalado ainda um par de alto-falantes triaxiais também da Fosgate. Três pares de RCA Monster Cable XLN 304, divisor de força Rockford Fosgate e cabos 0 AWG linha verde (100% cobre tratado) Technoise foram utilizados na instalação.

Segundo Luan, o resultado é um sistema com bom palco sonoro, que permite a reprodução musical com boa fidelidade à gravação, mas com SPL alto e subgraves na faixa de 24 Hz. “É um som à moda antiga, já que utilizo as regulagens que o player me permite, dispensando processadores de sinal, e os direcionamentos de agudos com os tweeters nas colunas”, diz.

LEIA MAIS:

Fã de carros rebaixados e rodas grandes, amplia o foco e monta trio em sua Saveiro

Em seu projeto de estreia no mundo do car audio, funcionário da Tops Hi-Tech fica de queixo caído com o resultado

O dublê de enfermeiro e instalador de som conta que o sistema de áudio da sua perua passou por várias atualizações, até chegar a esta configuração. “Já tive uns 20 setups e este é o que mais me agradou, pois concilia força e qualidade. Sou fã da revista há muitos anos e de certa forma ela me influenciou no áudio, e seria um sonho de vida sair em uma edição da Car Stereo”, diz. Pois bem, Luan, sua hora chegou!

Agradecimentos:

Garagem 78,  Auto Via Pneus e Suspensões, Perfect Box, SQ RS e Bass Brothers.

Ficha Técnica

Palio Adventure 1.8 2008

Player Pioneer 7680 Mixtrax

Amplificador mono Rockford Fosgate T2500BDCP

Amplificador estéreo Rockford Fosgate T600.4 AB

Três subwoofers RE Audio SXX de 10”

Kit duas vias Rockford Fosgate

Kit triaxial Rockford Fosgate

Três baterias Optima Yelow Top D 31

Três pares de RCA Monster Cable XLN 304

Divisor de força Rockford Fosgate

Cabos 0 AWG linha verde (100% cobre tratado) Technoise

Manta acústica STP

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA