Jeep mostra nova geração do Compass que chega para encarar ix35, Sportage, ASX e CR-V; Renegade ganha tecnologia
Texto: Bruno Bocchini
A Jeep revelou a nova geração do Compass, SUV que estreia no Brasil para, em breve, ganhar o mundo. Com 19 cm de comprimento a mais que o Renegade, o Compass é produzido em Goiana (PE) e chega para colocar a marca na briga direta pela liderança da categoria, contra Hyundai ix35, Kia Sportage, Mitsubishi ASX, Honda CR-V e demais. A estreia do modelo acontece no Salão do Automóvel de São Paulo.
Ele chega em quatro versões, a partir de R$ 99.990: Sport, Longitude, Limited e Trailhawk. São dois motores 2.0 – um flex, de 166 cavalos, e um diesel, de 170 cv. O primeiro é casado com uma transmissão automática de 6 marchas e tração dianteira. A opção diesel tem câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4.
O Compass compartilha com o Renegade e a Fiat Toro não apenas a linha de montagem da FCA em Goiana, mas também parte do conjunto mecânico. O motor diesel é o mesmo que já equipa o “irmão” menor e a picape Fiat.
Já o Jeep Renegade receberá uma série de mudanças na linha 2017. Versões equipadas com motor flex ganharão um pouco de potência e torque, mas o foco será mesmo em menos consumo de combustível. Trata-se da adição do start-stop de série, sistema capaz de desligar o motor automaticamente em paradas e religá-lo assim que você tira o pé do freio. Outra novidade é uma nova versão para o Renegade. Apelidada de Limited, a configuração ficará posicionada como a topo de linha para as versões flex – vale lembrar que, na linha 2016, Limited é vendido como um pacote opcional para a versão Longitude.