Conheça o Clube do Jetta do Brasil, com sede no Distrito Federal, que congrega donos e admiradores do modelo VW

Texto: Ademir Pernias
Fotos: Willian Silva e Alipio Murici/ Divulgação

A partir desta edição, Car Stereo abre espaço para divulgar as atividades dos clubes que reúnem marcas e modelos de carros por todo o Brasil. A estreia será com o Clube do Jetta do Distrito Federal. Para saber mais sobre as atividades do clube, acompanhe a entrevista com o organizador de eventos da entidade, Anderson de Barros Nascimento, dono de um Jetta Variant 2011, já mostrada nas páginas de Car Stereo.

Car Stereo: Como surgiu o Clube do Jetta do Distrito Federal?

Anderson de Barros Nascimento: Nosso presidente, Maurilio Marra de Oliveira Junior, é um dos fundadores do Clube do Jetta do Brasil. Ele é de Brasília e, após criar o fórum nacional, juntamente com Diego Rodrigues, em 2009, realizou o primeiro encontro no Distrito Federal em 2012. Nesse mesmo ano, após comprar minha Jetta Variant, encobntrei o fórum e passamos  a fazer eventos esporádicos. Com algum trabalho de divulgação, folders, criação de mídias sociais, o Clube cresceu muito nos anos seguintes, e até hoje tem uma quantidade razoável de membros aqui em Brasília. Nossa estrutura hoje esta da seguinte forma: Maurílio Marra de Oliveira Junior é o presidente e fundador;  eu, juntamente como Vinicius Feliciano, trabalhamos na organização de eventos. Marcus Gallo é o tesoureiro e os conselheiros são William Silva, Rodrigo Formiga e Luís Alves Abreu Junior. Nosso fotógrafo oficial é Alípio Murici.

CS: Qual é a finalidade de um clube automotivo?

ABM: A finalidade é conhecer em detalhes as características do modelo do veículo, seus pontos fortes e fracos, opções de motorização e acabamento, possibilidades de melhoria e customização, além de aprender e divulgar conhecimentos sobre manutenção, utilização, mercado de peças, possíveis problemas causados por problemas de projeto e suas possíveis soluções. E também conhecer outras pessoas que se interessem pelo modelo do carro tendo ele ou não. Mas a finalidade principal é formar novas amizades, juntar pessoas interessadas em conhecer, ensinar, trocar ideias e participar de eventos que tem em comum a paixão por um ou mais modelos de veículos.

CS: Quantos membros possui o Clube?

ABM: Em âmbito nacional, hoje temos mais de 14.500 inscritos no nosso fórum geral e somos um grupo de mais de 100 pessoas hoje no DF. Na média, temos 60 pessoas que estão presentes em todos os eventos.

CS: Quais atividades são normalmente realizadas pelo clube?

ABM: Temos como atividade oficial a reunião mensal dos participantes da regional, geralmente no segundo sábado de cada mês. As regras a serem seguidas são: Não beber, não fazer rachas, evitar som alto, evitar quaisquer atos que possam colocar pessoas em risco e/ou infringir leis. Fora isso, pode ir com qualquer carro, qualquer roupa, o importante é comparecer para participar do diálogo sadio que temos nos encontros. Além do encontro mensal, temos um grupo virtual através do app Telegram no qual conversamos diariamente sobre todo tipo de assunto relacionado ao universo carro. Também temos outros dois grupos paralelos que foram criados para atender às conversas sobre Fotografia e Comida, duas grandes paixões dos nossos participantes.!

CS: Normalmente onde acontecem os encontros?

ABM: Não há um local pré-determinado, mas tentamos sempre ir a locais públicos, com estacionamento público e farto, de preferência com sombra e espaço livre. Geralmente fazemos encontros em pontos turísticos da cidade, e as vezes pegamos a estrada também. Fazemos encontro em restaurantes na estrada, em outras cidades com clubes de lá (inclusive com a regional de GO), e alguns já viajaram até São Paulo para participar do BGT(Bubble gun Treffen), evento de carros do grupo Vw, que acontece em Aguas de Lindoia- SP.

CS: Para participar do clube do Jetta, é preciso ser ou já ter sido dono de um?

ABM: Obrigatoriamente não existe nenhum empecilho. Várias pessoas se cadastram no fórum, até antes de comprar o carro, pra colher informações do pessoal sobre o Jetta.

CS: O Clube apenas oferece atividades de lazer, ou existe algum benefício, como descontos em algumas lojas, por exemplo, para que é membro?

ABM:  Além do encontros, fazemos eventos junto com concessionárias da região, e temos desconto em algumas lojas da cidade. Tanto concessionárias, quanto lojas de som e oficinas parceiras.

CS: O membros devem pagar algum tipo de contribuição?

ABM: Não temos nenhuma contribuição mensal. Quando precisamos comprar algo para o clube, como tendas, banners, cartões, fazemos o orçamento, e dividimos o valor entre os membros.

CS: O Clube realiza atividade com entusiastas de outros modelos da mesma montadora? Existe algum tipo de intercâmbio com proprietários de outras marcas e modelos?

ABM: Sim. Temos um bom relacionamento com clubes da mesma marca e com clubes de outras montadoras também. Mês de dezembro teremos um Encontro com o Golf MK7

CS: O Clube possui website próprio ou página oficial no Facebook para que pessoas de fora possam conhecer e acompanhar as atividades de vocês?

ABM: Existe o fórum, que pode ser usado por todos os membros. Dentro dele além de informações gerais sobre o carro, tem classificados, todas as regiões que tem clubes espalhados pelo Brasil e muita coisa util. O  membro de Brasília por exemplo pode achar a regional de Bsb e entrar em contato com a gente. Temos também página regional no facebook, e Instagran. Seguem os endereços:

site: www.clubedojetta.com facebook: jettaclubgo e instagran: jettaclubdfgo

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA