Lojista e proprietário de Golf MK3 transformam modelo em uma máquina de SPL

O brasiliense Alexander Moreira procurou a loja Audio Quest Customs para realizar um sonho: desenvolver em seu Golf MK3 1995 um sistema de áudio digno de grandes projetos SPL de competição.

O que ele não sabia é que, naquele momento, ele estaria dando início à realização do sonho de outra pessoa também: Thiago Nascimento, proprietário da loja. “O Alexander me procurou com a intenção de tirar do papel um audacioso projeto que ele tinha criado. Colocar um sistema baseado em carros de competição SPL no Gol. Acontece que desde 1996, quando iniciei minha carreira em projetos de som automotivo, sempre tive vontade de produzir um carro com estas características”, afirma Thiago.

A ideia inicial da dupla era instalar quatro subwoofers de 15” ara os graves, 14 woofers para os médios e oito tweeters profissionais para o agudo. Porém, Alexander resolveu que gostaria de colocar um par a mais de subwoofers e então os desafios começaram. “Com essa configuração seria preciso construir uma caixa de graves no formato wall e, mais importante, esta caixa teria que ser confeccionada no interior do veículo, este era o grande desafio”.

Quebra-cabeça

O Golf MK3 foi inteiramente desmontado e passou por modificações na funilaria e forração acústica interna para receber os componentes. A partir de então veio o serviço de marcenaria, que consumiu 15 meses de trabalho. “Depois de vários testes com diversos equipamentos e marcas, chegamos a um set surpreendente”, afirma Thiago.

O set a que se refere é composto por 16 subwoofers FB Audio de 15”, 14 woofers Power Vox e oito tweeters JBL.

Estes alto-falantes têm seus sinais amplificados por seis módulos de potência da Corzus, que somados são capazes de gerar 12.000WRMS. São eles: três MD 3.000, dois HT 1.200 e um amplificador HF 604.

No set constam também cabos KnuKonceptz , cinco baterias AGM de 150A, um equalizador EQL da AudioControl, crossover Stetsom, fonte AC/DC de 300A e alternador Mechman de 320A. Quem comanda todo este arsenal é um CD player Pioneer.

“Neste sistema utilizamos 90% de produtos nacionais, o que é bem bacana. O carro está muito forte, com uma potência em baixas frequências (graves) capaz de gerar um deslocamento de ar suficiente para levantar os cabelos das mulheres”, afirma Thiago, sobre a prática do hair trick.

Detalhes

O motor do Golf permanece original, apenas com um downpipe para instalação de um filtro K&N de duplo fluxo. Para erguer todo esse peso – que se aproxima de 600 quilos – o Golf conta com uma suspensão a ar controlada por controle remoto.

A parte externa recebeu adesivagem que remete aos carros de polícia norte-americanos, com a inscrição “Police SPL Patrol”, ou “Patrulha de Polícia SPL”, apenas para reforçar se tratar de uma autoridade neste segmento de sonorização automotiva.

Entretanto, o projeto que já possui uma verdadeira legião de seguidores, tanto no Facebook, quanto no Youtube, ainda não está 100% finalizado. “O próximo passo será aumentar a potência dos amplificadores, vamos passar dos 20.000 Watts”, garante Thiago. É esperar para ver!

Quem fez:

Audio Quest Customs (61) 8570-9660

Som e multimídia

CD player Pioneer
Crossover Stetsom STX104
Equalizador EQL AudioControl
Processador de grave Epicenter AudioControl
Alternador Mechman 320A
Baterias First Power 150A
Cabos KnuKonceptz
Woofers Power Vox
Tweeters JBL
Subwoofers FB Audio
Amplificadores: Corzus

DEIXE UMA RESPOSTA