Mantendo a ideia de carona compartilhada, as duas empresas estão trabalhando juntas na programação para que os sistemas possam se comunicar, com o objetivo de que os clientes não percebam nenhuma diferença ao usar o serviço

A Ford anunciou uma parceria com a Lyft, empresa de carona compartilhada por aplicativo dos Estados Unidos, como forma de abrir caminho para a popularização dos carros autônomos e torná-los acessíveis às massas.

A ideia é simples: no futuro, quando um cliente abrir o aplicativo da Lyft num período de alta procura, será possível despachar um carro autônomo para levá-lo até o seu destino de forma rápida e segura.

“Não há dúvida de que os veículos autônomos vão impactar o modo como as pessoas e os bens serão transportados no futuro. Mas a magnitude desse impacto, e a rapidez com que eles serão introduzidos na sociedade, depende em grande parte do trabalho conjunto das empresas, do governo e do público”, explica Sherif Marakby, vice-presidente de veículos autônomos e eletrificação da Ford.

A parceria combina o conhecimento da Lyft com uma base formada de clientes, uma demanda crescente de viagens e um forte conhecimento do fluxo de transporte nas cidades, e a Ford que está trabalhando no desenvolvimento da tecnologia de carros autônomos e produção em escala.

Esse compartilhamento de informações vai ajudar na tomada de decisões estratégicas para o futuro, como, por exemplo: como conectar a plataforma de tecnologia com novos parceiros para despachar um veículo autônomo, em que cidades implantar o serviço e o tipo de infraestrutura necessária para manter a frota disponível.

Nessa fase de desenvolvimento, a Ford terá veículos com motoristas humanos operando na rede da Lyft para testar a compatibilidade da sua plataforma de tecnologia com o serviço.

A Ford também vai conectar seus veículos autônomos de teste à rede da Lyft, mas não pretende transportar clientes até ter certeza de oferecer uma experiência confiável e positiva com a nova tecnologia.