TESTAMOS O CITROËN C4 PICASSO INTENSIVE

Texto: Vitor Giglio Fotos: Ricardo Kruppa

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Em meio à onda dos SUV’s, Citroën aposta em outra direção para disputar os mesmos consumidores: modelos C4 Picasso e C4 Gran Picasso chegam para fatiar o mercado dos SUV’s de luxo, mesmo sendo minivans  

Foi-se o tempo em que no mercado nacional se sobressaíam modelos como Chevrolet Zafira, Nissan Livina e Renault Grand Scenic.

As chamadas minivans assistiram estacionadas ao avanço imponente de modelos classificados como SUV’s e crossovers.

Enquanto os SUV’s são baseados em chassi de caminhonetes e têm porte avantajado e carrocerias que lembram as antigas station wagons, os crossovers são montados sobre plataformas de carros comuns, buscando uma aproximação com os SUV’s nos quesitos conforto e aproveitamento do espaço interno.

A motorização é outro item que separa os SUV’s dos crossovers, já que o primeiro se utiliza de motores maiores, enquanto o segundo aposta em versões mais ágeis e menos “gastonas”.

E é no meio desta acirrada disputa que a Citroën posiciona a sua recém atualizada família C4 Picasso. Eles não são SUV’s, não são crossovers, mas prometem arrematar os consumidores de ambos.

A marca francesa apresentou na última edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo a atualização da família C4, com as novas versões dos modelos Picasso e Gran Picasso. Eles chegaram oficialmente ao mercado apenas no meio deste ano, mas vieram para ficar.

Car Stereo avaliou o SUV C4 Picasso em sua versão mais sofisticada, a Intensive, que é comercializada por R$ 154.140,00.

A atualização aposta em pequenos retoques visuais e numa gama muito vasta de acessórios, itens de conforto e dispositivos auxiliares de condução, para competir neste cenário descrito acima. E, acredite, eles têm potencial para conseguir.

Aposta em conectividade

Apple Car Play, Android Auto, sistema de GPS 3D e Link My Citroën: todos esses dispositivos de integração estão disponíveis nesta versão, fazendo com que o condutor consiga não apenas conectar o seu smartphone ao veículo, bem como tenha acesso a informações sobre o funcionamento do mesmo, por intermédio do aplicativo da própria montadora.

Não há o que pôr ou tirar do C4 Picasso nesse quesito: tudo o que você encontra em SUV’s de luxo está ali. Para os mais entusiasmados por mídia e entretimento, um passeio a bordo da minivan é um divertimento e tanto.

A central multimídia é touchscreen, totalmente intuitiva, e conta com processador de última tecnologia, o que faz com que não haja travamentos ou bugs. Tudo funciona exatamente como o usuário gostaria que fosse.

Outros diferenciais

Mas a tecnologia embarcada no C4 Picasso Intensive não para por aí. Quando o assunto é a dirigibilidade, os recursos oferecidos são ainda mais numerosos.

Reconhecimento de placas de velocidade, alerta de atenção do motorista, alerta e correção de desvio involuntário de faixa, sistema ativo de ponto cego e comutação automática dos faróis alto e baixo são alguns dos mimos que transformam a condução do C4 Picasso em algo extremamente fácil e simples.

Sistema keyless (sem chaves), botão start/stop para partida e desligamento, hill assist (ajuda em declives), sistema de visão 360º (que permite a visualização dos objetos ao redor do veículo) e sistema park assist (que efetua manobra automaticamente em 45º ou 90º) são outros diferenciais do modelo que o colocam em igualdade de condições com qualquer SUV de luxo encontrado no mercado nacional.

O sistema Citroën Advanced Comfort também está disponível nas versões top de linha. Este sistema dispõe de assentos dianteiros com opção de massagem. Os dois bancos dianteiros contam com este recurso.

Configuração única

A motorização de toda a família é o propulsor THP 165 de quatro cilindros e 16 válvulas. A injeção eletrônica é multiponto e o sistema conta com turbo e intercooler.

O câmbio é automático, de seis velocidades, com troca sequencial. A suspensão dianteira tem eixo pseudo McPherson com barra anti-torção e os freios são compostos por discos ventilados, com auxílio de ABS e AFU (auxílio à frenagem de urgência).

As rodas são de liga leve, de 17” e os pneus medem 205x55x17. Seis opções de cores estão disponíveis em catálogo: Bleu Lazuli (azul metálico) e Sable (areia), Rouge Rubi (vermelho), Gris Shark (Cinza), Blanc Banquise (branco) e Noir Onyx (preto).

“Estamos trazendo para o Brasil um produto que é um verdadeiro sucesso de vendas em toda a Europa, com mais de 420 mil unidades vendidas”, afirma Paulo Solti, Vice-presidente do Grupo PSA para a América Latina e diretor geral da Citroën do Brasil.

Vale: Conforto, tecnologia embarcada, multimídia e auxiliares de condução fazem do C4 Picasso uma verdadeira nave!

Não vale: Uma única opção de motorização para toda a família, mesmo que 16 válvulas e turbo, pode deixar muitos consumidores em dúvida na hora da compra. O preço também pode assustar alguns, já que falamos de uma minivan.

Veja fotos abaixo:

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