Texto: Ademir Pernias
Fotos: Divulgação

Unir o útil ao agradável. Essa parece ser a principal função de um clube automotivo. Além de ajudar os membros a esclarecer dúvidas sobre mecânica, peças, acessórios, a congregação em torno de um clube também motiva os proprietários a sair de casa para participar de passeios e encontros, nos quais o assunto principal gira em torno do veículo. Nesta edição, Car Stereo prossegue na série sobre os clubes com uma entrevista com Daniel Tomio Yamasaki, um dos administradores do Honda Fit Clube SP. Daniel, de 29 anos, é técnico de informática e dono de um Fit EXL ano 2009, há dois anos e três meses. Confira o que ele falou sobre o Honda Fit Clube SP.

Car Stereo: Quando foi fundado o Honda Fit Clube SP?

Daniel Tomio Yamasaki: O Honda Fit Clube SP foi fundado no dia 25 de outubro de 2014, por iniciativa de Bruno Lopes e abrange todo o Estado de São Paulo.

CS: Qual é a finalidade de um clube automotivo de determinada marca ou modelo de carro?

DTY: A principal missão de um clube é ajudar os membros que estão com dúvidas sobre mecânica, peças, preços para reparos ou melhorias, sendo essas melhorias na parte estética ou mecânica, como ganho de potência, por exemplo.

CS: Quantos membros ativos possui o Honda Fit Clube?

DTY: Atualmente contamos com 1.232 membros.

CS: Quais atividades são normalmente realizadas pelo Clube?

DTY: São realizados encontros mensais, no último domingo de cada mês, exceto quando a data coincidir com feriado prolongado. Neste caso, antecipamos para o penúltimo domingo. E semanais às quintas-feiras, das 20h30 à 0h0, exceto em dias com jogos no Estádio do Pacaembu, São Paulo.

CS: Normalmente, onde acontecem os encontros?

DTY: Os encontros mensais são realizados em locais aleatórios, com viagens, em parques ou estacionamento de hipermercados, onde há uma interação e aproximação entre os membros. O semanal é no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

CS: Para participar do Honda Fit Clube, é preciso ser ou já ter sido dono de um?

DTY: Desde que haja interesse pelo veículo Honda Fit e respeito, todos serão bem-vindos.

CS: O Honda Fit Clube possui relação com outros clubes de outras cidades e regiões?

DTY: Sim, há relação com outros clubes de Fits espalhados pelo Brasil, como de Alagoas (cidade de Maceió), Amazonas, Ceará (cidade de Fortaleza), Espírito Santo, Minas Gerais (cidade de Belo Horizonte), Paraná, Pernambuco, Piauí (cidade de Teresina), Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. E com membros espalhados pelo mundo, como de países como Argentina, Chile, Cingapura, EUA, Japão, Malásia, Paraguai, Tailândia, Uruguai e de países europeus como Inglaterra.

CS: O clube apenas oferece atividades de lazer, ou existe algum benefício, como descontos em algumas lojas, por exemplo, para quem é membro?

DTY: No momento só para lazer, mas buscamos parcerias para que possamos oferecer descontos e vantagens aos membros ou para que esses parceiros patrocinem alguns de nossos eventos.

CS: Os membros devem pagar algum tipo de contribuição?

DTY: Não há taxa de contribuição para adesão e nem de mensalidades para ser membro.

CS: O clube realiza atividade com entusiastas de outros modelos da mesma montadora? Existe algum tipo de intercâmbio com proprietários de outras marcas e modelos?

DTY: Nossos encontros são para os fãs de Fit, mas abertos para outros modelos da mesma montadora ou de outras marcas que apreciam o Fit.

CS: O clube possui website próprio ou página oficial no Facebook para que pessoas de fora possam conhecer e acompanhar as atividades de vocês?

DTY: Possuímos página no Facebook: https://www.facebook.com/groups/hondafitclube.sp/

CS: É comum haver mais de um clube da mesma marca ou modelo na mesma cidade ou região?

DTY: Sim, geralmente um clube atende todas as opiniões e sugestões, mas não há nenhum problema que haja outros clubes do mesmo segmento ou da mesma região, pois o importante é a paixão que levamos pelo modelo.

CS: Quantos clubes do modelo Honda Fit haveria espalhados pelo país? Há troca de informações entre eles?

DTY: Há mais de 10 clubes, com membros que fazem parte de dois ou mais grupos. Inclusive já houve um encontro interestadual com os clubes de SP e RJ em janeiro de 2015 na cidade de Aparecida (SP).

CS: Quais são, em sua opinião, as principais qualidades do modelo Honda Fit?

DTY: Versatilidade, espaço interno, qualidade mecânica, confiabilidade, teste de colisão com ótimos resultados.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA