Some-se uma conservação original impecável com suspensão rebaixada e rodas de 22”. O resultado é esta Blazer Executive de fazer qualquer um torcer o pescoço na rua

Não há como negar que as experiências e preferências pessoais são ingredientes fundamentais na hora de definir o estilo de customização do próprio carro.

Dentre as tendências mais conhecidas entre os amantes de carros personalizados estão o tuning, o DUB style, o street, o eurolook e o rat, entre outras menos conhecidas no Brasil.

Mas o que dizer quando o proprietário do carro não está nem aí para tendências e define os próprios critérios? Isso é o que podemos chamar de criar uma nova tendência.

Pois este parece ser o caso do funileiro e pintor Sidnei Dedono Junior, de 22 anos, morador da cidade paulista de Santa Bárbara d’Oeste, e proprietário da Chevrolet Blazer Executive 1998 que você vai conhecer nesta reportagem.

“Esta Blazer já foi do meu pai, que acabou vendendo o carro a um amigo. Um mês depois, quando eu ia fazer 18 anos, comprei de volta”, conta Sidnei.

E se você pensa que o “resgate” da Blazer da família teve apenas ingredientes afetivos, você se engana. “Sempre gostei de carros grandes, com motores fortes – o propulsor da Chevy é um 4.3 V6 – e vi na Blazer uma oportunidade de ter um carro pouco visto nas ruas brasileiras, com suspensão rebaixada, rodas grandes e um visual original, porém impecável em todos os detalhes”, explica Sidnei.

E, realmente, se você conferir a lista de modificações, haverá ali poucos itens. Porém, o resultado, nas ruas, é de fazer qualquer um virar o pescoço para conferir.

Trabalho em família

Na família Dedono há dez anos, e sob a tutela de Sidnei há cinco, a Blazer Executive manteve a originalidade externa e interna, com a conservação de emblemas, faixas e grades como saiu de fábrica, há quase 20 anos.

Como Sidnei Jr. e seu pai são os donos de uma oficina de funilaria e pintura, era de se esperar que o veículo recebesse tratamento VIP. E foi o que aconteceu. “Meu pai me ajudou em todas as alterações feitas no carro”, conta Sidnei.

Para rebaixar a suspensão, com um sistema fixo, foi feita a preparação, que incluiu quatro amortecedores preparados, retrabalho no chassi traseiro, nas bandejas, nas caixas de rodas e nas portas traseiras.

“Isso tudo foi necessário tanto para admitir as rodas maiores quanto para permitir que o carro, grande e pesado, rodasse com segurança e conforto mais próximo as asfalto”, explica o profissional.

As redondas originais de 15” deram lugar a réplicas de 22” da Land Rover, calçadas com pneus 245/30. O estribo lateral, acessório original de fábrica do modelo, mas ausente neste exemplar, foi garimpado por Sidnei e torna a Executive completinha!

No interior, as alterações se limitaram à adição de uma central multimídia Pioneer, e de um kit duas vias JBL. E só.

Sidnei conta que utiliza o carro principalmente nos fins de semana, para alguns eventos automotivos. “Considero um hobby, fiz do meu gosto e já recusei algumas propostas de venda”, diz.

Mas e para o dia a dia? “Meu outro carro também é mexido, tenho um Vectra Elite 2011 rebaixado com rodas de 20 polegadas”, conta.

Para os apaixonados por carros exclusivos, a garagem da família Dedono é mesmo impressionante!

Quem fez:

Ney Centro Automotivo. Tel. (19) 3454-6606.

Ficha técnica

Blazer Executive 4.3 V6 1998

Parte externa

Suspensão fixa rebaixada com amortecedores preparados, retrabalho no chassi, bandejas, caixas de rodas e portas

Rodas de 22” réplicas da Land Rover

Pneus 245/30

Som

Central multimídia Pioneer

Kit duas vias JBL