Após montar sistema de som hi-end em sua casa, empresário decide buscar qualidade parecida dentro do carro. O resultado não poderia ser outro: sucesso absoluto!

Ser um verdadeiro entusiasta por determinado assunto pode ter o seu lado bom e o seu lado ruim. No final das contas, o que importa é que a satisfação supere o capital investido.

Mas quando já sabemos o que há de melhor naquele universo, como ficar satisfeito? Uma boa saída é procurar o que há de mais quente e empolgante no mercado, em termos tecnológicos.

Foi assim que Douglas Badur, empresário de 31 anos de Campinas (SP), encontrou a qualidade desejada, em um projeto que atingiu custos a que nem mesmo lojistas experientes estão acostumados a ver.

O caso foi tão especial que André Arimori, proprietário da Nihon Sound, na mesma cidade, afirma categoricamente que este foi o trabalho mais especial da história da loja, que tem mais de 13 anos de existência.

Um sonho, um objetivo

Tudo começou quando Douglas montou, em sua residência, um sistema de home theater. Impressionado com a qualidade do áudio que as caixas, de boa marca, geravam, ele apresentou o plano a André, de quem já era cliente, sobre tentar transportar a mesma fidelidade sonora em seu carro.

O que poderia ser motivo de riso para outro instalador, foi levado a sério pelos profissionais em questão. Sem medir custos ou esforços, foram pesquisadas as peças mais apropriadas para o serviço, que exigiu dos instaladores total esforço e concentração. Mesmo assim, o carro foi entregue no prazo de 20 dias!

Com a originalidade do visual sempre em vista, o aparelho de áudio original do veículo foi mantido. O restante, entretanto, foi substituído e trabalhado.

A começar pelos kits 3 vias da linha Audison Orchestra, que estão instalados na parte dianteira da cabine. Os tweeters foram acomodados nas colunas, recebendo moldes específicos, sem destoar dos visuais projetados pela montadora alemã.

O mesmo trabalho foi feito nas portas para os falantes. As portas receberam revestimento acústico e os midranges têm suas próprias caixas acústicas seladas e direcionadas. Já nas portas traseiras, foram utilizados falantes da linha Morel Dotech, de duas vias, também nas laterais.

Para conseguir amenizar parte do “prejuízo”, a Nihon Sound negociou diretamente com a importadora das marcas, a Relm Áudio, para trazer todas as peças em apenas um grande pacote. “Apenas isto já mostra que este tipo de som não é para qualquer um”, comenta André.

Ajudando a manter custo e qualidade elevados, está o especial processador Bitone, que fica escondido sob a coluna central do veículo, na frente da cabine.

No porta-malas, foi necessário construir uma peça que abrigasse os dois subwoofers de 10” da linha Thesis, também da Audison, e o amplificador da mesma marca que fica no centro, responsável pelos kits dianteiros.

Esta peça, completamente destacável para acesso ao estepe, foi confeccionada em madeira, fibra, massa plástica e veludo. Para instalá-la, todo o antigo assoalho do compartimento teve de ser removido.

Ainda na parte traseira, estão visíveis a iluminação em LED, que decora o ambiente dando um ar moderno, e os dois outros amplificadores Audison, um deles para o estéreo traseiro e o outro para os dois subwoofers. No total, são 6 canais estéreo e um mono.

Completando o valoroso conjunto instalado no veículo, está a tela de 5”, acoplada em um encosto de cabeça especialmente fabricado para a ocasião. Quem se diverte com ela durante as longas viagens a trabalho é o filho de Douglas, Lucas, de 6 anos.

O único problema de ter um sistema tão avançado, explica o dono, é ter de escolher a dedo as mídias que entrarão no aparelho. Isto significa dizer adeus à maioria das músicas em MP3 e adotar apenas CDs originais, que permitem explorar ao máximo a qualidade dos alto-falantes.

Com um som destes, não é preciso nem mesmo pensar em alterar visuais internos ou externos, com a exceção das rodas de aro 20” instaladas, sugestão dos profissionais das Rodas Itapura, e do envelopamento ao redor do teto solar.

Ufa! Após tanto cuidado com a escolha das peças, será que resta dúvida sobre a qualidade única deste sistema? Não, se depender de instaladores e do cliente. “Não penso em trocar de carro por enquanto, mas quando pensar, uma certeza eu já tenho”, comenta Douglas. “Vou manter o sistema!”

Quem fez:

Nihon Sound. Tel. (19) 3242-6019.

www.nihonsound.com.br

Rodas Itapura. Tel. (19) 3201 – 2123.

www.rodasitapura.com.br

*Texto publicado na edição 159

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA