Dono de Camaro 2012 só queria uma coisa: ouvir um bom som em seu carro e deu a tarefa a quem entende do assunto

Não são raras, aqui na Car Stereo, histórias de donos de carros que procuram as lojas de som automotivo já com projetos prontos na cabeça, com uma lista de marcas e modelos de equipamentos que desejam instalar e, até mesmo, com os itens já comprados no porta-malas, apenas para começar a funcionar. Afinal de contas, como diz o ditado, adaptado para essa situação, de médico e de entendido de som de carro, todo mundo tem um pouco.

Mas esse não parece ser o caso do diretor de compras David Alexander Norenberg, de 43 anos, morador da cidade catarinense de Barra Velha. Quando comprou seu Camaro SS 2012, David sentiu necessidade de promover um upgrade no sistema de som original, que reproduzisse com fidelidade suas playlists preferidas, com músicas undeground, eletrônicas e rock. “Como trabalho em Itajaí e moro em Barra Velha, cidades que ficam a cerca de 40 km de distância, vou e volto todos os dias curtindo de maneira prazerosa, ouvindo meu som com qualidade”, conta David.

Mas como o conhecimento de David sobre som automotivo se resume, pelo que parece, ao desejo de usufruir de um sistema de qualidade, ele recorreu a uma pesquisa na internet para localizar, em sua região, um profissional que realizasse o trabalho. “Pesquisei na internet e cheguei até a Kitssom”, conta. A loja funciona há dois anos na cidade de Itajaí, mas seu proprietário, Valter Roque Flores da Cunha Junior, de 32 anos, é de uma família que comanda há 30 anos a matriz, em Chapecó, no oeste catarinense. Ou seja, experiência é o que não falta a Valter. “Ele me procurou com dúvidas para a montagem de um sistema de som de qualidade interna”, conta Valter.

Missão dada, missão cumprida

Marcas e modelos de equipamentos foram sugeridos ao cliente pelo profissional. O rádio original recebeu como complemento um processador de áudio Stetsom STX 2448, que se encarrega de fazer os cortes de frequência para os alto-falantes e a equalização do sistema. A reprodução das frequências de voz fica a cargo de um kit duas vias JBL GX600C, com médios de 6”, instalados nas portas, que receberam tratamento acústico com espuma Technoise. Nos tampões, Valter acomodou falantes coaxais da mesma marca, modelo GX602.

Para apimentar a seleção underground de David com graves de qualidade, e na medida certa, Valter projetou – e executou – duas caixas acústicas dutadas, uma para cada subwoofer Pioneer de 12” TSW 310S4. Segundo Valter, a escolha pela caixa com duto se deveu à cabine do Camaro, bastante selada e com lataria dupla, o que dificulta a passagem das baixas frequências do porta-malas para a cabine. Atrás do banco traseiro, um rack abriga os dois amplificadores do sistema, um Soundigital SD1000.1D, para os dois subs, e um Rockford Fosgate R250X4, para alimentar os kits e coaxiais. O cabeamento é assinado pela Technoise.

Além do som, David mandou adesivar de preto as rodas originais, o que deu ao Camaro um ar mais “dark”. Escapamento esportivo e faróis “eagle eyes” completam as modificações feitas no esportivo.

Solíctio, mas de poucas palavras, David deu ser veredicto: “aprovado”!

Leia mais:

EVENTO VOLKSBROTHERS REÚNE FÃS DA MARCA EM SP
UM FUSCA ALÉM DO INCOMUM

 

Quem fez:

Kitssom. Tel. (47) 3346-3883.

Ficha técnica

Camaro SS 2012

Som

Processador de áudio Stetsom STX 2448

Kit duas vias JBL GX600C

Coaxiais GX 602

Subwoofers Pioneer TSW 310S4

Amplificador Soundigital SD 1000.1D

Amplificador Rockford Fosgate Pirme R250X4

Cabos e manta acústica Technoise

*Texto publicado na edição 211 da Revista Car Stereo