Fã de carros de estirpe alemã, instalador de Brasília monta som de primeira em Jetta Variant para cliente e, três semanas depois, acaba se tornando dono do veículo

Jenner de Oliveira, de 45 anos, proprietário há 26 da loja Look Car, de Brasília, é um admirador de carros das marcas alemãs do Grupo Volkswagem, como a própria VW e a Audi.

Ele conta que já foi dono de modelos com apelo esportivo das duas marcas, como Gol GT, GTi, GTS, Parati GTi, Audi e Jetta sedã. E, por força do destino, acabou também dono desta perua Jetta Variant.

Como especialista em som automotivo e customização, a perua chegou às mãos de Jenner levada por um cliente. Ele queria um sistema com boa definição, mas com uma “pegada” de som pra fora.

Jenner propôs a ele montar um som monomarca com equipamentos da marca norte-americana JBL, que estava entrando forte no mercado brasileiro.

O cliente de Jenner tirou o carro 0km da revenda, deixou-o por cerca de um mês na Look Car, para montar o som e, acredite, colocou o carro à venda três semanas depois, para comprar um modelo esportivo da também alemã Mercedes-Benz. Resumo da ópera: o cliente ofereceu o carro ao instalador, que não pensou duas vezes para somar mais um modelo alemão em seu “currículo”.

Detalhes que fazem a diferença

A customização sutil da perua VW começou na parte externa, com a adição de emblemas na lateral e a substituição da grade frontal pela do Golf GTi alemão. As rodas originais deram lugar a modelos de 20”, da Tsuya, calçadas com pneus 225/35/20.

Os bicos das rodas ganharam tampas com emblema VW. A suspensão agora tem perfil esportivo com a troca das molas por peças da Eibach. O motor original de 2.5 litros e 5 cilindros, com 170 cv, não recebeu upgrades.

No habitáculo, a personalização começou com a instalação de luzes de cortesia nas portas e no assoalho, troca do volante pelo modelo do Golf GTi, e manopla de câmbio com costuras vermelhas.

O conjunto de pedais também veio do GTi. Partes do painel e do console do foram adesivados no padrão fibra de carbono.

O sistema de áudio

A unidade principal do som projetado para a Variant continuou sendo a central multimídia original, que já conta com saídas USB e SD Card.

Mas o aparelho, para que fosse capaz de comandar um sistema voltado para qualidade de som, precisou ser “dirigido” por um processador digital MS-8, da JBL. “O processador faz todos os cortes de frequência e ajustes necessários para que cada tipo de alto-falante toque as frequências em que são especializados”, explica Jenner.

As frequências de voz são reproduzidas por um par de kits duas vias MS-62c, de 6”, instalados nos locais originais das portas dianteiras e traseiras. Todo o interior do veículo recebeu tratamento com manta acústica, para eliminar problemas de vibrações e ruídos.

Mas foi o generoso porta-malas da station que recebeu a maior parte da parafernália sonora. O compartimento abriga duas caixas acústicas dutadas de cerca de 38 litros cada, uma para cada subwoofer de 12” da linha MS, também JBL.

As caixa foram moldadas em MDF e fibra de vidro, receberam acabamento de fibra de carbono e foram alojadas nas laterais do compartimento.

Atrás dos bancos traseiros, Jenner instalou um rack que abriga o amplificador 2 canais  GTO 14001, responsável pela alimentação dos subs. No assoalho, em outro porta-módulo, um amplificador 4 canais, também da linha GTO, é responsável não apenas pelos kits de voz como também para os quatro alto-falantes triaxiais 6×9” da linha GTO, que parecem flutuar no que seria o tampão do porta-malas.

Esses últimos cumprem a função de dar um toque de “som para fora” solicitado pelo antigo dono do Jetta. Neste mesmo compartimento está o processador de sinal que regula todo o sistema. Placas de acrílico protegem essas peças, que receberam acabamento no padrão texturizado branco e iluminação de LED’s. Outra placa de acrílico dá acesso ao estepe.

O Jetta adquirido de um cliente, praticamente sem uso, é o carro que Jenner utiliza em seu dia-a-dia, que o leva aos encontros do Clube do Jetta e que também serve de cartão de visitas da Look Car.

“Fiz esse carro para meu cliente, nem imaginava que pudesse ser meu, mas sabe que combina direitinho com meu estilo”, conta Jenner. É, o destino muitas vezes nos reserva boas surpresas.

Quem fez:

Look Car. Tel. (61) 3567-2257

www.facebook.com/jennerdeoliveira

Ficha técnica

Jetta Variant 2011

SOM

Processador de áudio digital JBL MS-8

2 kits duas vias JBL MS-62c

2 subwoofers JBL MS 12 SD de 12”

Amplificador JBL GTO 14001 2 canais e 1.500 WRMS

Amplificador JBL GTO 1004 4 canais 600 W RMS

Triaxiais 6×9” JBL GTO 838 100 w RMS

CUSTOMIZAÇÃO

Acessórios de modelos importados da VW

Rodas Tsuya 20” e pneus 225/35/20

Molas esportivas Eibach

Related Post

DEIXE UMA RESPOSTA