OModelo faz sucesso nos campeonatos entre os rebaixados, mas poucos sabem os segredos debaixo do capô
Texto: Fernando Naccari
Fotos: Edgar Klein
O Passat é um dos carros mais icônicos que já foram comercializados em nosso País. Nascido no mercado europeu em 1973, chegou ao Brasil no ano seguinte em três versões de acabamento: básica, L (Luxo) e LS (Luxo Super), todas com três portas e motor 1.5 L de 65 cv.
Outra característica marcante do modelo era que o Passat já vinha com sistema de refrigeração à líquido, tração dianteira e estrutura em monobloco, saindo da regra da marca até então.
Mas o modelo que ilustra estas páginas é da segunda metade dos anos 80 e trazia as mudanças estéticas aplicadas no ano de 1985, com novo para-choque, novas lanternas, novo painel e o câmbio de 5 marchas.
O vermelhão aí é um Passat GL Village 1987 equipado com 1.8 AP (AP-800), mas de original restou pouca coisa: “Só sobrou o banco traseiro e a carroceria”, conta Ivan de Sousa Barros, 40 anos, o vigilante paulista proprietário desta joia.
Ivan conta que sempre gostou de carros, mas que se recorda do início desta paixão quando o seu pai teve um Ford Maverick. Ao chegar à vida adulta, comprou o seu primeiro carro e, desde então, já teve em sua garagem clássicos como o VW Fusca, VW Gol GTi, VW Voyage, VW Passat e Chevrolet Caravan. Atualmente, quem ocupa a garagem ao lado do Passat Joinha (apelido carinhoso dado ao vermelhão) é um Honda Civic 2000.
O projeto
Adquirido por Ivan em 1999, a intenção era ter um carro ‘para turbinar’ e ter rodas esportivas. “Um dia fazendo um serviço na zona sul de São Paulo/SP me deparei com este Passat em uma agência. Não pensei 2 vezes: parei e comprei”, explica.
Primeiro veio a mecânica turbo e a suspensão rebaixada, mas após dois anos com o carro o projeto mudou um pouco. “Acabei decidindo que ele seria um carro para expor em eventos, então fui atrás de lojas do segmento para fazer parte deste projeto. Agora completam-se 20 anos que tenho o carro e o mesmo período de grandes parcerias com as melhores lojas do segmento”, acrescenta Ivan.
Visual
Ao longo do tempo, o Joinha passou por umas modificações importantes, como a alteração da cor original “vermelho Flash” para a utilizada nos VW Golf atuais e a substituição da suspensão original por uma à rosca com amortecedores preparados e molas esportivas.
Além disso, saíram as rodas originais de ferro, entraram as clássicas orbitais durante um tempo, mas agora o modelo é calçado pelas belas Borbet 17” com tala de 8,5” e pneus Pirelli 205/40 R17.
Por dentro, mais mudanças: novos bancos dianteiros, volante de Fox e painel do Gol G3.
Mecânica
É aqui onde mora todo o segredo do veículo. O motor AP 1.8 é alimentado por um carburador 2E e sobrealimentado por uma turbina Master Power .50. O intercooler também foi instalado de acordo com o projeto da Belquip Competições.
O cabeçote foi completamente retrabalhado pela preparadora Paula Faria e o câmbio original foi substituído pelo do Ford Versailles, que tem relações mais longas, deixando o Passatão mais confortável para o uso em estrada.
Embora não tenha passado em dinamômetro, a estimativa é de que o Joinha esteja rodando com cerca de 250 cv de potência. E aí, gostou do projeto?
Ficha Técnica Volkswagen Passat Village 1987
Belquip competições
- Rua Itamaracá, 182 – Moóca – São Paulo/SP
- Telefones: (11) 2604-8599 / 2606-4599
Turbina Master Power fornecida pela fabricante
AD Turbos
- R. Frei Fidelis Mota, 1339 – Parque Cruzeiro do Sul, São Paulo – SP
- Telefone: (11) 2541-0055
GRX Motorsport
- Avenida Condeal, 123 – Guarulhos/SP
Contraste Special Shock
- R. Mal. Barbacena, 85 – Água Rasa, São Paulo/SP
- Telefone: (11) 2076-8540
CF Customização
- R. Dr. Hegg, 387 – Vila Arens II, Jundiaí/ SP
- Telefone: (11) 97138-2138
Legalize Seu Veículo
- R. Joaquim Marra, 975 – Vila Matilde, São Paulo/SP
- Telefone: (11) 3362-3888
- Site: www.legalizeseuveiculo.com.br
CSL Cromação
- Rua Pinhalzinho, 195 Tatuapé, São Paulo/SP
- www.cslcromacao.com.br
- Telefone: (11) 2091-1983
- facebook.com/passatjoinha/
Mecânica
- Turbocompressor Master Power .50
- Intercooler
- Cabeçote retrabalhado
- Câmbio Ford Versailles
Suspensão
- Suspensão à rosca
- Amortecedores preparados
- Molas esportivas
Visual
- Volante do VW Fox
- Painel do VW Gol G3
- Repintura para novo tom de vermelho
- Rodas Borbet 17”, tala de 8,5”
- Pneus Pirelli 205/40 R17
- Novos bancos dianteiros