OModelo faz sucesso nos campeonatos entre os rebaixados, mas poucos sabem os segredos debaixo do capô

Texto: Fernando Naccari

Fotos: Edgar Klein

O Passat é um dos carros mais icônicos que já foram comercializados em nosso País. Nascido no mercado europeu em 1973, chegou ao Brasil no ano seguinte em três versões de acabamento: básica, L (Luxo) e LS (Luxo Super), todas com três portas e motor 1.5 L de 65 cv.

Outra característica marcante do modelo era que o Passat já vinha com sistema de refrigeração à líquido, tração dianteira e estrutura em monobloco, saindo da regra da marca até então.

Mas o modelo que ilustra estas páginas é da segunda metade dos anos 80 e trazia as mudanças estéticas aplicadas no ano de 1985, com novo para-choque, novas lanternas, novo painel e o câmbio de 5 marchas.

O vermelhão aí é um Passat GL Village 1987 equipado com 1.8 AP (AP-800), mas de original restou pouca coisa: “Só sobrou o banco traseiro e a carroceria”, conta Ivan de Sousa Barros, 40 anos, o vigilante paulista proprietário desta joia.

Ivan conta que sempre gostou de carros, mas que se recorda do início desta paixão quando o seu pai teve um Ford Maverick. Ao chegar à vida adulta, comprou o seu primeiro carro e, desde então, já teve em sua garagem clássicos como o VW Fusca, VW Gol GTi, VW Voyage, VW Passat e Chevrolet Caravan. Atualmente, quem ocupa a garagem ao lado do Passat Joinha (apelido carinhoso dado ao vermelhão) é um Honda Civic 2000.

O projeto

Adquirido por Ivan em 1999, a intenção era ter um carro ‘para turbinar’ e ter rodas esportivas. “Um dia fazendo um serviço na zona sul de São Paulo/SP me deparei com este Passat em uma agência. Não pensei 2 vezes: parei e comprei”, explica.

Primeiro veio a mecânica turbo e a suspensão rebaixada, mas após dois anos com o carro o projeto mudou um pouco. “Acabei decidindo que ele seria um carro para expor em eventos, então fui atrás de lojas do segmento para fazer parte deste projeto. Agora completam-se 20 anos que tenho o carro e o mesmo período de grandes parcerias com as melhores lojas do segmento”, acrescenta Ivan.

Visual

Ao longo do tempo, o Joinha passou por umas modificações importantes, como a alteração da cor original “vermelho Flash” para a utilizada nos VW Golf atuais e a substituição da suspensão original por uma à rosca com amortecedores preparados e molas esportivas.

Além disso, saíram as rodas originais de ferro, entraram as clássicas orbitais durante um tempo, mas agora o modelo é calçado pelas belas Borbet 17” com tala de 8,5” e pneus Pirelli 205/40 R17.

Por dentro, mais mudanças: novos bancos dianteiros, volante de Fox e painel do Gol G3.

Mecânica

É aqui onde mora todo o segredo do veículo. O motor AP 1.8 é alimentado por um carburador 2E e sobrealimentado por uma turbina Master Power .50. O intercooler também foi instalado de acordo com o projeto da Belquip Competições.

O cabeçote foi completamente retrabalhado pela preparadora Paula Faria e o câmbio original foi substituído pelo do Ford Versailles, que tem relações mais longas, deixando o Passatão mais confortável para o uso em estrada.

Embora não tenha passado em dinamômetro, a estimativa é de que o Joinha esteja rodando com cerca de 250 cv de potência. E aí, gostou do projeto?

Ficha Técnica Volkswagen Passat Village 1987

Belquip competições

  • Rua Itamaracá, 182 – Moóca – São Paulo/SP
  • Telefones: (11) 2604-8599 / 2606-4599 

contato@belquip.com

Turbina Master Power fornecida pela fabricante

AD Turbos

  • R. Frei Fidelis Mota, 1339 – Parque Cruzeiro do Sul, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2541-0055

GRX Motorsport

  • Avenida Condeal, 123 – Guarulhos/SP

Contraste Special Shock

  • R. Mal. Barbacena, 85 – Água Rasa, São Paulo/SP
  • Telefone: (11) 2076-8540

CF Customização

  • R. Dr. Hegg, 387 – Vila Arens II, Jundiaí/ SP
  • Telefone: (11) 97138-2138

Legalize Seu Veículo

CSL Cromação 

Mecânica

  • Turbocompressor Master Power .50
  • Intercooler
  • Cabeçote retrabalhado
  • Câmbio Ford Versailles

Suspensão

  • Suspensão à rosca
  • Amortecedores preparados
  • Molas esportivas

Visual

  • Volante do VW Fox
  • Painel do VW Gol G3
  • Repintura para novo tom de vermelho
  • Rodas Borbet 17”, tala de 8,5”
  • Pneus Pirelli 205/40 R17
  • Novos bancos dianteiros

Galeria