Se os veículos da Mercedes se caracterizam na qualidade do conjunto, sistema de som aprimorado fazia falta neste sedã. Fazia.

Texto e Fotos: Fernando Naccari

O Mercedes-Benz C 180 foi uma versão pensada para tornar o acesso a um sedã da marca da estrela alemã algo mais próximo da realidade.

Para isso, segundo a fabricante, o classe C de entrada era um carro mais simples, de acabamento correto, mas sem grandes mimos e mecânica quatro-cilindros 1.6 L. Mas, mesmo assim, o modelo ainda rendia 156 cv de potência, torque de 25,5 kgfm e, claro, tração no lugar certo: traseira.

No caso do modelo que ilustra as nossas páginas, ele tem um diferencial interessante: é o primeiro carro da empresária paulistana Tatiana Monteiro, de 28 anos. Segundo Tatiana, mesmo não tendo uma experiência automotiva anterior, uma pessoa foi fundamental para que ela se apaixonasse por carros customizados. “Quando comecei a namorar o Fábio, passei a ter mais contatos com carros e foi aí que começou a surgir a paixão pela customização”.

Tatiana ainda acabou descobrindo uma outra paixão. “Quando comecei a entender o que era ter um som com qualidade, pensei em montar no meu carro. Esse projeto foi iniciado em março de 2019 e a ideia era montar um porta-malas diferenciado que pudesse juntar custo-benefício, um design elegante e uma qualidade sonora especial”.

Alterações pontuais

Se o visual da Mercedona permanece inalterado, com o clássico tom azul, rodas de 19”, faróis e lanternas em LED e interior em couro claro, o desempenho foi levemente melhorado com a inclusão de um chip de potência no motor e dispositivo para reduzir o delay do pedal do acelerador.

Agora, quando falamos no sistema de som, a central multimídia original da marca foi preservada. Foram instalados um kit 3 vias Ophera na dianteira e um processador de áudio Expect PX8 Hi Connect. Os alto-falantes traseiros de 3” também continuaram.

Mas no porta-malas é que a mágica acontece, tudo graças a fabricação de uma caixa selada em madeira e acrílico com sistema de difusor de ondas interno e um gabinete no assoalho para os módulos. Lá, foram instalados dois amplificadores estéreo Soundigital 1200.4EVO e um amplificador mono Soundigital 1200.1D EVO. Um subwoofer Triton Marauder 12 Polegadas 1350 RMS 4 + 4 Ohms também ganhou seu espaço.

A ligação de todo o sistema foi feita por cabos Ophera, assim como o porta fusível e os terminais são da mesma fabricante. Segundo Tatiana, o objetivo do projeto era claro: qualidade e custo-benefício, mas sejamos francos, o belo visual do conjunto é uma verdadeira obra de arte.

Galeria

Quem Fez

FF CUSTOMS

  • Rua Xiririca, 1162 – Vila Carrão – São Paulo/SP
  • WWW.FFCUSTOMS.COM.BR
  • (11) 97743-6360

Ficha Técnica Mercedes-Benz C 180 2015

Desempenho

  • Chip de potência e pedal delay

Som

  • Kit 3 vias Ophera
  • Processador de áudio Expect PX8 Hi Connect
  • Caixa selada em madeira e acrílico com sistema de difusor de ondas interno
  • 2 Amplificadores Soundigital 1200.4EVO
  • 1 Amplificador Soundigital 1200.1D EVO
  • Subwoofer Triton Marauder 12 Polegadas 1350 RMS 4 + 4 Ohms
  • Cabo positivo Ophera
  • Fios paralelos 100% cobre Ophera
  • Porta fusível Ophera
  • Terminais de furo 100% cobre Ophera