VW New Beetle 2008: Segredo bem guardado

Com visual ainda intacto, New Beetle guarda no porta-malas um projeto de som mais do que Premium

Texto: Fernando Naccari

Fotos: Edgar Klein

Quem vê este New Beetle passar nas belas ruas de Mairiporã/SP não imagina que ele tem um detalhe que o deixa bem longe da originalidade. Calma, ainda não entendeu? O spoiler está nas fotos: o porta-malas abriga um projeto de som exclusivíssimo e de altíssimo bom gosto.

O carro das fotos é do químico Expedito Junior, 28 anos, natural de Mairiporã/SP. Assim como a grande maioria dos apaixonados pela customização automotiva, a paixão por carros modificados surgiu com a estreia da franquia Velozes & Furiosos no cinema, no início dos anos 2000.

De lá para cá, Expedito já teve 5 carros modificados: um Fiat Palio 2000, um VW Santana 1998, um VW Voyage 2010, uma VW Saveiro Supersurf G3 e o atual New Beetle 2.0 8V 2008.

O projeto

Segundo o proprietário, a ideia de modificar o Beetle partiu de um projeto realizado anteriormente. “Me tornei amigo de Aleksander, da Mono Custom, durante o projeto de sonorização do meu Voyage 2010, que foi executado em 2018. Ele entendeu exatamente qual era a minha necessidade e me surpreendeu com o resultado tanto sonoro, quanto estético. (O projeto final) “tocou demais” mesmo em um carro sedan. Desde então ele sempre executou os trabalhos de sonorização nos meus carros”, explica.

O projeto do Beetle, no entanto, ainda está longe do final. É o que conta Expedito. “Na verdade, ainda estou no início e o primeiro passo foi o sistema de som. Ele conta com 11 alto-falantes, 3 amplificadores e 2 baterias. As próximas etapas abrangem dar um upgrade na mecânica, com remapeamento para aumentar a potência do motor, fazer um downpipe, colocar escape direto com abafador e um jogo de rodas 20″. Acho o carro lindo do jeito que é e não tem muito o que mexer”.

Dessa forma, o Beetle mantém (por enquanto), o visual original, mas o segredo maior é detalhado a seguir.

Som

Tudo começa pela fonte de sinal: um CD-Player Piooner DEH 8680BT “Golfinho”. O kit de falantes dianteiros também é novo, saindo o original e entrando os kits 3 vias Hertz Mille MPK 6.3” e 150W RMS. Na traseira foram instalados os coaxiais Audiophonic KC 6.3” 75W RMS.

No porta-malas, a estrela do sistema, foi projetada uma nova caixa acústica, alocando amplificadores, bateria auxiliar e acesso ao estepe. No projeto foram utilizados MDF, massa poliéster, resina, fibra de vidro, courvim pintado, tinta creme da cor interna dos bancos, tinta preta da cor do carro, LEDs, acrílico, carpete, manta asfáltica (portas e porta malas) e adesivo epóxi.

“Foi pensado um projeto que integrasse o desenho do carro, seu direcionamento e espaço físico, e assim montou-se uma caixa bandpass de 4ª ordem, com câmara selada e dutada numa caixa só. Optamos por isso, pois o design da caixa foi pensado para que, ao fechar a tampa traseira, este efeito criaria uma caixa dutada usando espaço do próprio porta-malas, e foi desenhado um duto que só aparece quando a tampa está fechada. Com isso, a litragem ficou em 45L, na caixa selada e 80L quando está dutada”, explica Aleksander.

Ao todo são três amplificadores instalados: um JL áudio Jx 1.000D mono de 1000 W RMS, para os graves; um JL áudio JX 360×4 360W RMS para o kit 3 vias, e um Audiophonic HP 4.000 4 canais de 75W RMS para o coaxial traseiro.

O subwoofer escolhido foi um Ground Zero Radioactive de bobina dupla de 4 Ohms e 800W RMS. O cabeamento também foi detalhado: 4 Cabos RCA Technoise Series, cabos de alimentação com malha náutica, Tiaflex 4AWG, 16AWG, Cabos speakers Tiaflex 2X1,5 m, malha náutica, porta fusíveis Technoise e distribuidor de energia 4 vias Technoise.

Diferenciais

Os diferenciais do projeto, segundo Aleksander, são “a caixa bandpass de 4ª ordem, o modo como o subwoofer foi preso por prisioneiros internos, e o alocamento dos equipamentos e itens obrigatórios do carro, dando um ar clean, robusto, agressivo e muito bonito”, finaliza o instalador e idealizador do projeto.

Ficha Técnica VW New Beetle 2.0 8V 2008

Mono Custom Som e Acessórios

  • Aleksander (11) 94323-9181
  • Av. Eng. Caetano Álvares, 5600 – Parque Mandaqui, São Paulo – SP, 02413-100
  • Dentro da Carangos Centro Automotivo
  • facebook.com/MonoDubStyle/

Som

  • CD-Player Piooner DEH 8680BT “Golfinho”
  • Kit 3 vias Hertz Mille MPK 6.3” e 150W RMS
  • Coaxiais Audiophonic KC 6.3” 75W RMS
  • Caixa bandpass de 4ª ordem, com tamanho variável (45L na caixa selada e 80L quando está dutada)
  • Amplificadores JL áudio Jx 1.000D mono de 1000 W RMS, para os graves
  • Amplificador JL áudio JX 360×4 360W RMS para o kit 3 vias
  • Audiophonic HP 4.000 4 canais de 75W RMS para o coaxial traseiro
  • Subwoofer Ground Zero Radioactive de bobina dupla de 4 Ohms e 800W RMS
  • 4 Cabos RCA Technoise Series
  • Cabos de alimentação com malha náutica
  • Tiaflex 4AWG e 16AWG
  • Cabos speakers Tiaflex 2X1,5 m
  • Malha náutica
  • Porta fusíveis Technoise
  • Distribuidor de energia 4 vias Technoise

Galeria

You don't have permission to register