VW Jetta 2.5 2009/2010: a elegância alemã

Com customização de muito bom gosto, o já elegante sedã germânico fica ainda mais impressionante nesta configuração.

O Volswagen Jetta é um dos carros que possui uma legião fãs em nosso País, seja na carroceria sedã, de caráter mais social, quanto à “familiar”, Variant. Mas o que deixa o Jetta um carro ainda mais interessante é que, em ambas configurações, se personalizado do jeito certo, muda completamente sua personalidade, variando da elegância à esportividade.

E é exatamente dentro deste limiar que habita o Jetta 2.5 2010 do profissional de compra e venda de veículos, Bruno Brachini. Natural de São Paulo, Bruno diz que a paixão por carros vem de longe e que o sedã não foi o primeiro alemão que habitou sua garagem. “[Sou apaixonado por carros personalizados] desde moleque e, quando comecei a trabalhar em loja de carros, fiquei vidrado em cada um e já imaginava ele ‘do meu jeito’. Assim, meu primeiro carro foi um Volkswagen Passat Alemão B5 1999 B5, mas agora tenho ‘somente o Jetta’ ”.

Bruno é modesto, pois nem de longe o seu Volkswagen Jetta 2.5 2009/2010 pode encaixar em uma frase dessas: ele não é ‘somente’ um Jetta, mas “o Jetta”. Talvez um dos sedãs VW mais bem montados que já vimos.

O Projeto

Segundo Bruno, o objetivo era ter um projeto único, exclusivo. “Nunca vi um Jetta dessa cor personalizado. Aí quis arriscar e ser exclusivo”, acrescentou. O interior, no entanto, permaneceu praticamente inalterado.

Por fora, a personalização envolveu substituição das rodas originai pelas de 20” do Mercedes-Benz M Class, calçadas por pneus Ling Long 215/30. A suspensão baixa está com um kit fixo, com amortecedores preparados e molas EIBACH.

A mecânica também recebeu algumas melhorias, com a inclusão de downpipe (um sistema de ligação entre a saída do coletor de escape e o restante do escapamento e que tem a função de proporcionar maior vazão e menor restrição ao fluxo de gases do escapamento com a retirada do catalisador), catback (um kit de dutos instalados após o catalisador com maior diâmetro e com um abafador menos restritivo, o que propicia um ronco mais grave e rouco), Filtro K&N inbox e Sprint Booster (um módulo eletrônico que reduz o tempo de resposta do acelerador do carro).

Som de qualidade

O projeto de som foi todo montado pela WSOUND, de Carapicuíba-SP. A central multimídia utilizada foi uma importada, da marca Winca e com sistema operacional Android. O mais interessante é que o visual do equipamento se assemelha muito ao do original de fábrica, não sendo necessário utilizar molduras para adaptação no console central.

O kit duas vias dianteiro também foi substituído, com o emprego de um par da NAR Audio 650cs3 Kevlar. Na traseira, foram utilizados os coaxiais NAR Audio 600cx3 Kevlar.

No porta-malas, foi projetada uma caixa dutada personalizada de 37 litros em MDF, onde foram instalados os dois subwoofers Bass inferno de 10″ e 500 RMS, cada. O acabamento foi finalizado em acrílico, LED e carpete em tom similar ao original do veículo. Foram instalados ainda dois amplificadores, um Soundigital 1200.1D EVO (mono) e um Blaupunkt GTA 2 (estéreo), com todo o conjunto interligado através de cabos RCA Blindados.

De acordo com Bruno, a intenção era ter um carro exclusivo que tivesse um som de qualidade, com boa potência e que, ao mesmo tempo, ainda preservasse o máximo de originalidade o possível no porta-malas. Acho que o objetivo foi mais do que alcançado, e você, o que acha?

Ficha Técnica
Quem fez: WSOUND
Endereço: Carapicuíba-SP
Telefone: (11) 94011-0201
Facebook: @wsound.team
CLEYTON POLIMENTOS
Endereço: Osasco-SP
Telefone: (11) 94714-4064
PRIME GARAGE
Telefone: (15) 99140-2080
Facebook:
Site:
Ficha técnica: Volkswagen Jetta 2.5 170 cv 2009/2010
Exterior
Rodas 20” Mercedes-Benz M Class
Polimento
Espelhamento
Proteção da pintura.
Interior
Central Multimídia Winca Android
Kit duas vias NAR Audio 650cs3 Kevlar (dianteira)
Kit duas vias NAR Audio 600cx3 Kevlar (traseira)
Dois subwoofers Bass inferno de 10″ e 500 WRMS
Caixa dutada de MDF com 37 litros
Amplificador Soundigital 1200.1D EVO (Mono)
Amplificador Blaupunkt GTA 2 (estéreo)

Galeria

You don't have permission to register