VW Golf CL MK3

Projeto deixa modelo esportivo com visual mais simples, inspirado no modelo de entrada alemão e com um temperinho a mais

Texto: Fernando Naccari

Fotos: John Fiuza

Tenho certeza que você em algum momento da vida já pensou em ter um VW Golf MK3. O hatch da Volkswagen reúne uma legião de fãs em todo o mundo desde o seu lançamento na década de 70, tornando-se o modelo mais vendido da marca em toda a história, superando, inclusive, o mítico Fusca.

No Brasil, o modelo chegou já em sua terceira geração na versão esportiva GTI em 1994. Como era de se esperar, tornou-se um dos modelos mais desejados do País. O modelo que ilustra estas páginas, embora não pareça em um primeiro olhar, é um GTI, mas fabricado em 1996.

Estranhou os para-choques pretos e o visual mais simples? Então, este projeto muda tudo o que você entende sobre customização automotiva.

Segundo o engenheiro paulistano Gabriel Souza Prado de Almeida, de Idade: 29 anos, a ideia era seguir caminhos diferentes e, ao invés de melhorar um GTI, fazer um downgrade para a versão de entrada que era vendida na Alemanha. “O projeto foi todo feito pelo meu amigo Henry Rovera, quando era o dono do carro. Ele queria fazer algo fora da caixa, geralmente as pessoas que buscam um golf GTI tendem a modificá-lo para melhorá-lo, mas continuam sendo um GTI. Neste caso, a ideia era aproveitar a carroceria duas portas do GTI e que não tivesse teto-solar, algo raro no BR, pois o Golf CL (modelo de entrada alemão) tem como característica ser um carro “básico”, porém neste caso, ele não é nada básico”, explica. E, convenhamos, Gabriel está coberto de razão.

VW Golf CL MK3
VW Golf CL MK3

Dono de uma garagem VW recheada deste os 17 anos, Gabriel relata que teve sete carros customizados, todos dentro da Volkswagen. “Já tive Gol G3 turbo, Gol GTS 88, Golf Sportline. Jetta TSI, Audi A3 Turbo (quase um VW), Passat FSI e o Golf MK3 da matéria, sendo que ainda tenho os dois últimos”.

Projeto Visual

O GTI/CL da matéria, como falamos, foi fabricado em 1996 é quase um alemão. “A parte interna é toda original, o painel, console, bancos, laterais de porta e outros detalhes que vieram por importação, pois todas são peças vindas de um Golf CL alemão que foi o doador”, explica Gabriel. 

Explicando detalhadamente, agora o interior conta com bancos originais do CL alemão. O console central também veio no pacote, assim como o painel sem conta-giros (mas com relógio analógico), vidros e espelhos retrovisores com ajustes manuais, os forros de teto e de porta.

As rodas são diferentes dependendo do uso do carro. O primeiro kit é composto por um jogo de rodas do VW Passat B3 alemão de aro 15. Já as que aparecem nas fotos são as Rotiform TMB aro 17, com tala 8” na dianteira e 9” na traseira. Neste caso, os pneus são os Pirelli P1 195/40.

A suspensão também não tem nada de original. Sai o conjunto mola e amortecedor original e entra o kit a ar com componentes de primeira linha: Bolsas e amortecedores SURFACE customs, jogo De compressores Air Lift 485 (únicos no Brasil), gerenciador Air Lift 3h, cilindro AccuairEndo T. O porta-malas foi customizado pela Low Garage.

A pintura também é um caso à parte: o Golf, que agora é CL, foi todo repintado pela Leandrini na cor Silver Arrow. No porta-malas tudo novo: “Foi feito um trunk setup com hard lines, tecido aveludado e iluminação em LED”, explica Gabriel.

Motor

O coração deste Golfão também merece um capítulo novo só dele. Equipado com o potente e desejado VR6 2.8 24V, o cofre foi completamente limpo e conta com wire tuck para deixar em evidência apenas o belíssimo powertrain.

Vale ressaltar ainda que o Golf CL conta com câmbio de seis marchas, escapamento 100% em inox com 2 abafadores Barenwald e ar-condicionado e direção hidráulica, afinal, ninguém é de ferro e um pouco de conforto é essencial. “O swap foi realizado pela oficina VAG Projects”, comenta Gabriel.

Mas faltou uma informação importantíssima: esse carro pode ser seu. Sim, pode, já que Gabriel abriu uma ação entre amigos do modelo. Para saber melhor como participar, acesse o Instagram @sorteiogolfclmk3

Galeria

  • VW Golf CL MK3
  • VW Golf CL MK3
  • VW Golf CL MK3

Ficha técnica VW Golf CL MK3 96

Quem Fez?

LEANDRINI

  • (11) 4238-4379
  • Instagram @leandrinistore

LOW GARAGE

  • (49) 9994-39243
  • Instagram @lowgarage_new 

Surface customs

(11) 94764-2081 

  • Instagram @surfacecustom

VAG Projects

  • Instagram @vagprojects
  • Facebook @vagprojects

Visual

  • Bancos originais do Golf CL alemão
  • Console central
  • Painel sem conta-giros
  • Vidros e espelhos retrovisores com ajustes manuais
  • Forros de teto e de porta do Golf CL
  • Rodas Rotiform TMB aro 17, com tala 8” na dianteira e 9” na traseira
  • Pirelli P1 195/40
  • Kit de suspensão a ar
  • Bolsas e amortecedores Surface Customs
  • Compressores Air Lift 485
  • Gerenciador Air Lift 3h
  • Cilindro AccuairEndo T
  • O porta-malas com trunk setup e hard lines, tecido aveludado e iluminação LED

Motor

  • Motor VR6 2.8 24V
  • Wire tuck
  • Câmbio manual de seis marchas
  • Escapamento 100% em inox
  • Dois abafadores Barenwald
  • Ar-condicionado
  • Direção hidráulica