Superesportivos, protótipos, máquinas milionárias e atualizações de carros de passeio: O que dê melhor rolou na edição 2017 do Salão de Frankfurt

Texto: Vitor Giglio
Fotos: Divulgação

Salão do Automóvel de Frankfurt 2017

O pavilhão Frankfurt Exhibition Grounds, localizado na cidade de Frankfurt, na Alemanha, sediou entre os dias 14 e 24 de setembro, a 67ª edição do International Motor Show Germany, também conhecido como Salão de Frankfurt, um dos mais importantes eventos automotivos não só da Europa, mas de todo o mundo.

Organizado pela VDA – Association of the German Automotive Industry – o evento foi estabelecido em 1897 e desde 1995 ele acontece bienalmente nos anos ímpares, sendo que nos anos pares, ele é organizado na cidade de Paris, na França.

Desde essa fusão entre as potências europeias, o evento tem se consolidado como um dos mais importantes e influentes do setor automotivo.

O evento é um prato cheio para todos os apaixonados por veículos, por se tratar de um salão reconhecido por reunir a maior quantidade de lançamentos em comparação com os demais que acontecem ao redor do planeta. Para os entusiastas brasileiros também, especialmente no que diz respeito à tecnologia, já que muito do que é apresentado como novidade por lá, acaba chegando por aqui em algum momento. A grande maioria dos veículos apresentados, porém, são especialmente desenvolvidos para o mercado europeu e não devem incorporar a frota nacional.

O que veremos por aqui…

Renault Duster

A francesa Renault, por meio da sua marca Dacia, foi uma das montadoras que apresentou novidades que chegarão ao mercado brasileiro, como é o caso da nova versão do SUV Duster. Novos faróis redesenhados e nova grade dianteira chamam a atenção logo numa primeira vista.

A motorização é o 1.6 SCe na versão básica, e há também opção de caixa automática do tipo CVT. Outro opcional para o mercado nacional será a tração 4×4. As rodas são de 16” ou 17”, dependendo da versão. Apesar de chegar ao mercado europeu entre o final deste ano e início de 2018, no Brasil, o novo Duster estará disponível apenas em 2019.

Volkswagen Polo

Sofisticação. Essa é a ideia da montadora alemã com a vinda do novo Polo para o mercado nacional. O intuito da Volks é substituir o Fox por um modelo mais arrojado, mais esportivo e com apelo europeu. É por este motivo que o modelo apresentado no Salão de Frankfurt já está a caminho do Brasil.

Com motorização 1.0L, 128HP e câmbio automático de seis marchas, o modelo chegará para competir em uma categoria acirrada, dominada por modelos como Ônix, HB20, Argo, New Fiesta e Honda Fit.