Novo Grand C4 Picasso chega ao Brasil com duas telas na central multimídia; tela HD de 12” antecipa futuro a bordo
Texto: Tatiana Rudigher
Foto: Divulgação
Anunciado no final do ano passado, o novo Grand C4 Picasso começa a ser vendido no Brasil. Mantendo a tradição, a minivan que leva até sete ocupantes é vendida em duas versões: Seduction e Intensive.
Fazendo jus ao nome das versões, o painel do modelo é estruturado em torno de duas telas: uma tela tátil de 7″ e outra panorâmica de 12″ de alta definição. A tela de 7” e os botões laterais permitem atuar nos equipamentos do veículo e a tela 12″ de alta definição mostra as informações essenciais à condução, de maneira personalizada.
A tela menor funciona como um smartphone. Basta deslizar o dedo por ela para fazer uso dos recursos oferecidos como, por exemplo, fazer e receber chamadas telefônicas, configurar a navegação por GPS ou ajustar dispositivos de ajuda à condução, assim como o Smart Alert Move (alerta de ponto cego), entre outros.
Além disso, a tela utiliza propositadamente uma tecnologia resistiva, reagindo somente a partir de uma leve pressão, servindo assim para amenizar a oscilação dos dedos causada naturalmente quando o carro está em movimento.
Já a tela HD de 12 polegadas panorâmica exibe informações essenciais à direção e é configurável a qualquer momento pelo motorista. Ele pode escolher entre exibir informações de navegação ou auxílio à direção e, quem sabe, incluir uma foto pessoal como fundo de tela.
Essa tela pode ser dividida em três quadros dispostos lado a lado, cada um com uma informação diferente. O quadro à esquerda congrega sempre as funções de velocímetro e mostrador do nível de combustível e do câmbio (modo de engate – manual ou automático – e marcha engatada). No entanto, outra opção é dividir a tela em dois quadros (1/3 e 2/3).
Para complementar o pacote tecnológico, o sistema multimídia traseiro oferece duas telas individuais que podem ter duas fontes de vídeos e de som independentes – no caso do áudio, há dois fones individuais com tecnologia Bluetooth.
Os mimos não param
A minivan também possui os sistemas Keyless (que ao aproximar o sensor da chave a 2 m do veículo libera as travas das portas); e o mecanismo Start/Stop (facilita a ignição por meio de um botão).
Para ainda mais conforto no dia a dia, a tampa do porta-malas abre ou fecha automaticamente, bastando pressionar o comando no controle remoto ou o botão na própria tampa do porta-malas. Um sistema de segurança detecta a presença de objetos próximos, impedindo a abertura ou o fechamento do porta-malas. Para somar, o sistema conta ainda com sensor antiesmagamento.
De olho na mecânica
Visualmente, o modelo acompanha as novidades da montadora francesa: na dianteira, faróis retangulares instalados em posição baixa, com pontos de LEDs incorporados à grade. Já na traseira, a lanterna em formato de uma letra “C” tem iluminação em LEDs com efeito tridimensional.
O conjunto mecânico é o mesmo do C4 Picasso e dos DS 4 e 5. O motor 1.6 THP entrega 165cv de potência e 24,5 kgfm de torque sempre associado ao câmbio automático de seis marchas. De acordo com a marca, a minivan vai de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e tem a velocidade máxima de 210 km/h.
Os valores das versões Seduction e Intensive são de R$ 120.900 e R$ 127.900, respectivamente. Muitos vão achar que é uma grande obra de arte…