Texto: Vitor Giglio
Fotos: Paulo Oliveira/ Divulgação

Atualmente, em qualquer canto do país, é possível encontrar alguém ouvindo Wesley Safadão. Entretanto, não há uma pessoa sequer que ouça com o mesmo conforto e requinte que o administrador de empresas baiano, de Jequié, Waldomiro Costa Junior, 37 anos.

O baiano, animado e bem-humorado, é um entusiasta da personalização automotiva e, logo no começo da entrevista, já cita diversas palavras que são de ordem para quem é do meio. “Eu tomei gosto pela personalização, mas faço questão de coisas que tenham qualidade e sejam de bom gosto. Se possível, diferentes do que a maioria das coisas que vemos por aí”, afirma.

O universo de Waldomiro cruzou com o da personalização quando ele adquiriu um Astra. Por mais que boa parte do modelo tenha permanecido original, foi nele que o administrador realizou os primeiros testes e experiências. “Quando troquei pelo Vectra, foquei na parte do som. Montei uns três projetos diferentes antes deste atual”, conta.

O sistema ideal foi desenvolvido com o auxílio de Richard Santos de Jesus, 38 anos, proprietário da Xtreme Audio Car.

Waldomiro lembra que fez apenas um pedido para Richard quando deixou o Vectra lá. “Se couber no carro e tiver qualidade, pode colocar”.

 

Seu desejo é uma ordem

Com total liberdade para criar, Richard começou a desenvolver um sistema de áudio a partir da utilização de uma central multimídia M1. Na cabine a reprodução é função de um kit duas vias Morel, acomodado no local original.

No segundo volume do sedã, mais especificamente em cima do tampão, foram colocados alto-falantes coaxiais da Morel, de 6”.

O amplificador que alimenta o estéreo também foi parar ali no interior, atrás dos bancos. Trata-se de um módulo de potência Taramp`s, modelo TS 400X4, de 400 W RMS.

Duas telas de 7” nos encostos de cabeça do banco finalizam a lista dos componentes no interior do Vectra.

Nem no Google tem igual

Waldomiro explica que realizou buscas e mais buscas no Google para verificar se existia alguma personalização semelhante ali na sua região. Nada encontrou. Muito disso se deve ao fato de ter instalado um monitor de LCD de 19”na tampa do porta-malas. E não é só! A tela está posicionada entre dois woofers JBL MG 600, de 8”e 300 W RMS.

“O restante do sistema foi um pouco mais difícil de projetar, pois ali já havia um cilindro posicionado, então foi necessária bastante precisão para instalar tudo o que era preciso, sem prejudicar o que lá já estava”, lembra Richard.

O cilindro ao qual ele se refere, que também foi personalizado com o nome do proprietário, é o da suspensão a ar. Agora, ele divide espaço com dois woofers Selenium Tornado de 4.000 W RMS, de 15”, montados em uma caixa com dutos tipo régua, sendo que cada câmara da caixa possui 85 litros. Se juntam a eles dois drivers e dois supertweeters, também da Selenium, modelos D405 e SP450, respectivamente.

Neste sistema, os graves são alimentados por um amplificador Taramp`s, modelo HD5.000. Já médios e agudos são impulsionados por outro módulo da mesma marca, modelo TS1.200X4.

A equalização é feita por intermédio de um processador PX2, da Banda. Fonte de 200A Usina, bateria de 150A Heliar e cabos RCA Taramp`s também constam na ficha técnica do aparato.

Todo o acabamento neste compartimento foi feito com a utilização de acrílico e MDF, e iluminado por LED’s.

Richard enumera as qualidades de um conjunto preparado para tocar muito reggae e rock nacional, além, é claro, de Wesley Safadão. “Os graves são bastante profundos e descem bastante na frequência. Os médios são bem suaves e os agudos não são estridentes”, resume.

Eu quero é mais

Como se um arsenal sonoro destes já não fosse suficiente, Waldomiro dedicou também bastante atenção a outros aspectos de seu Vectra. Além da já citada suspensão a ar, que é assinada pela Castor, o Vectra utiliza rodas de 20” da Dolce, pneus Hankook de medidas 225x30x20, novo body kit personalizado, ponteira de escape Magnaflow e bancos de couro do modelo Vectra Elite. “Eu vi um carro parecido na revista de vocês e foi o que me inspirou nesta parte visual”, admite o bom baiano.

Mas eu mordo de ciúme…

Utilizado para passeios aos finais de semana, o Vectra se transformou um verdadeiro xodó de Waldomiro, tanto que ele admite que não gosta de colocar muita gente dentro do carro não. “Eu sou muito cuidadoso, vivo sempre polindo e limpando ele. Evito de colocá-lo da terra e até meu filho tem restrições para andar nele”, brinca.

O Vectra, que virou referência por onde anda em Jequié, já virou até motivo de discussão entre Waldomiro e sua esposa. Eis que em um momento de ciúme, a esposa de Waldomiro virou para ele e disse: “Ah, se tu me alisasse como alisa esse carro”.

Quem fez: Xtreme Audio Car. Tel. (73) 99999-1609.

Ficha técnica

Vectra 2011

Som e multimídia

Central M1

Kit duas vias Morel

Alto-falantes coaxiais Morel 6”

Woofers Selenium Tornado 4.000WRMS

Woofers JBL MG 600 8”

Drivers Selenium D405

Supertweeters Selenium SP450

Amplificador Taramp`s TS400X4

Amplificador Taramp`s HD5.000

Amplificador Taramp`s TS1.200X4

Processador Banda Expert PX2

Bateria Heliar

Fonte Usina

Cabos RCA Taramp`s

Parte interna

Bancos de couro do Vectra Elite

Parte externa

Suspensão a ar Castor

Rodas 20” Dolce

Pneus Hankook 225x30x20

Body kit personalizado

Ponteira Magnaflow

 

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA