Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa

Quando o assunto é tuning e personalização, há gosto para tudo. Existem aqueles que preferem parar o carro em uma loja, determinar o que precisa ser feito e voltar apenas para buscar o veículo. Há o meio-termo, aqueles que entram com o carro na loja e acompanham todo o serviço, sem desgrudar do carro um dia sequer. Existem também aqueles que gostam de colocar a mão na massa e se encarregam de tudo aquilo que está ao seu alcance. É deste terceiro grupo de entusiastas do qual o paulistano Danilo Silva Terra, 27 anos, faz parte.

Filho de um mecânico, Danilo cresceu admirando o trabalho do pai e também por este motivo cultivou desde muito cedo uma paixão muito grande por automóveis, preparação e rebaixamento, mais especificamente. “Passat e Parati são as minhas grandes paixões. Passei a vida vendo meu pai preparando carros, então turbo e carros arrastando no chão são sem dúvida minhas preferências”, confirma o jovem.

Proprietário de um Gol quadrado, Danilo adquiriu este Fox 2007 há dois anos e meio, com o intuito de rodar com ele original, já que o Gol está todo preparado. “Porém, eu não consegui me controlar e tive que mexer nele também”, brinca.

O Fox de Danilo é uma das versões mais básicas do modelo. Entretanto, na própria oficina do pai, ele tratou de, por conta própria, inserir uma série de novos itens no modelo, deixando-o não apenas mais completo, mas também com fortes traços de exclusividade.

Novos componentes

As rodas são Rallye, de 18”, e encontram-se envoltas por pneus Nankang de medidas 165x35x18. Danilo também agregou ao conjunto visual faróis do Silver Fox, retrovisores com pisca do Novo Fox, lanternas traseiras do Black Fox e aerofólio do Fox Trend.

No interior, destaca-se, além de um novo volante do Voyage G5, um sistema de áudio também inteiramente projetado e instalado pelo rapaz, que tem em um player 2 din Pioneer com tecnologia Mixtrax sua unidade principal.

A Bravox assina todos os falantes do sistema, que começam por um kit duas vias nas portas dianteiras, outro kit duas vias no tampão traseiro e dois subwoofers de 12”e 500 W RMS montados em uma caixa selada acomodada no bagageiro.

Todo o conjunto é amplificado por um módulo Stetsom 1.600 que trabalha com o subwoofer e um Hurricane 1.000, que atua com os demais alto-falantes.

Confiança

Depois de ser o único responsável pela personalização de praticamente 80% do seu Fox, Danilo se deu conta de que precisaria de ajuda de especialistas em dois pontos cruciais. O primeiro, e mais simples, foi a adesão de teto solar.

O segundo, e mais complexo, necessitou dos serviços de Thiago Rabaneda, da Downhard, loja especializada em suspensões. “Desde que eles inauguraram a loja eu só levo os meus carros lá”, frisa Danilo.

“O Danilo é um cara que se dedica a uma busca incansável por veículos rebaixados. Ele já chegou aqui com outros amortecedores, mas nos pediu para encurtar ainda mais e para que pudéssemos aumentar a carga dos mesmos, para aumentar o conforto na condução”, explica Thiago.

E foi com uma nova configuração de molas que a suspensão de rosca foi rebaixada, o que exigiu também um retrabalho na lataria para que a novas diretrizes do conjunto se encaixassem perfeitamente. “Na última medição oficial foram registrados 1,3 centímetro na dianteira e 1,7 centímetro na traseira, computando a partir dos pontos mais baixos do carro”, conta um feliz e orgulhoso Danilo.

“Em breve vem turbo por aí. A intenção era aspirar, mas o turbo será uma opção bem mais econômica”, brinca.

Quem fez: Downhard. Tel. (11) 5845-1042.

Ficha técnica

Volkswagen Fox 2007

Som e multimídia

Player Pioneer

Kit duas vias Bravox

Subwoofers Bravox de 12” e 500 W RMS

Módulo Stetsom 1.600

Módulo Hurricane 1.000

Parte externa

Rodas Rallye de 18”

Pneus Nankang 165x35x18

Faróis do Silver Fox

Retrovisor do Novo Fox

Lanternas traseiras do Black Fox

Aerofólio do Fox Trend

Volante do Voyage G5

Mecânica

Suspensão de rosca rebaixada