Texto: Ademir Pernias
Fotos: Ricardo Kruppa

Poucas situações na vida de uma pessoa são tão prazerosas quanto trabalhar com uma atividade que lhe desperta paixão, não é mesmo? Pois este é o caso do morador de Guarulhos (SP) Ronaldo Rodrigues Soares, de 29 anos. O som automotivo desperta o interesse de Ronaldo desde quando ele tirou sua habilitação, cerca de 10 anos atrás. “Em 2005 eu já tinha um Gol bola com dois Bicho Papão e fiz minha estreia nos campeonatos exatamente no dia 26 de março de 2006, em uma etapa do Velocidade Máxima aqui em Guarulhos”, conta, sem pestanejar. De lá para cá, Ronaldo mudou de carro, de equipamentos, mas nunca abandonou as linhas de medição.

Nesta trajetória, Ronaldo conheceu Felipe Namba, então proprietário da loja 30 Hz, de Diadema, também na Grande São Paulo, e alguns competidores que “tocavam” seus sistemas com frequência fixa. O cruzamento de informações fez com que Ronaldo montasse seu carro da vez, em Celta, para efeitos como o hair trick, que levanta os cabelos do ocupante do carro graças a uma batida constante e poderosa dos subgraves.

E Ronaldo vivia feliz com seu hobby até que, um belo dia, conheceu a pessoa que iria transformar uma atividade de lazer em fonte de renda. Ou seja, se divertir do local de trabalho e durante o expediente. Quem paga para que Ronaldo se divirta é o todo-poderoso da Bomber, Gustavo Lermen. Os dois foram apresentados em 2012, quando Gustavo veio a São Paulo para conhecer os eventos realizados pelo selo Velocidade Máxima. Conversa vai, conversa vem, Gustavo tratou de enviar quatro Bomber Destroyer modificados, para que Ronaldo montasse um “show-bass” e passasse a divulgar os falantes da marca gaúcha. A evolução dessa conversa resultou no carro que você, se já não conhece de algum evento, vai conhecer nesta reportagem.

SPL é show

A parceria entre Ronaldo e a Bomber se materializou, no ano passado, com a ideia de montar um carro-show diferente, que não ficasse apenas exposto nos eventos, mas que participasse das competições. E garantisse diversão para os presentes com as exibições de hair trick e suas variações, como a “levitação” de objetos como uma bola, por exemplo.

A Bomber entrou com o carro, a caixa e os alto-falantes. Ronaldo tratou de arranjar patrocínio para os demais equipamentos necessários para o sistema, como amplificadores, fontes e baterias. O carro é um Kangoo cargo 1.6 16v ano 2010 originalmente branco, mas que foi totalmente envelopado com a logomarca da Corzus na loja paulistana Hiper Vision.

O projeto e, principalmente, a caixa, foram encomendados ao especialista Felipe Namba Mondoni, dono da loja que leva seu nome, em Diadema e que também já foi proprietário, juntamente com Felipe Nunes, da loja 30 Hz. “O objetivo da Bomber com esse carro é mostrar para as pessoas que é perfeitamente viável montar um som eficiente em um carro original, com falantes iguais aos que são vendidos nas lojas, sem upgrades de fábrica”, explica Ronaldo, hoje promotor de marketing da marca.

Pole dance

O “coração” do sistema do Kangoo é uma caixa acústica fabricada com compensado naval, um material mais resistente do que a madeira convencional. A peça, revestida em curvin com um duto quadrado no centro, abriga 8 subwoofers Bomber Bicho Papão de 15”, com bobina simples e 4 Ohms, de 1.200 W RMS cada, e possui no centro um duto quadrado, voltado para o interior do veículo. Na parte posterior da caixa, voltada para a porta traseira, foram instalados os aparelhos responsáveis pela amplificação do sistema: um amplificador Dynamo 30K High Volt mono e uma fonte de alta voltagem Dynamo. Um terceiro módulo Banda, modelo 9,8  W RMS toca os falantes estéreo.

Completam o sistema uma fonte de 14,4 V de 135 Ampères para a alimentação das 11 baterias EMG Sound e um barramento de alumínio e terminais Rotner Barramentos, para a ligação das baterias e para melhor aproveitamento da ligação do sistema de amplificadores ao longo das barras. O alternador é original do veículo. O cabeamento de 70 mm e os cabos RCA são da Technoise. Da lista de equipamentos consta ainda um DVD 2 din da Pioneer, um voltímetro e um potenciômetro da Technoise. Nas portas, foram instalados dois pares de 6×9” Bomber Bicho Papão de 175 W RMS cada.

Toda a parte interna do Kangoo recebeu revestimento com manta acústica Technoise. Uma barra de ferro, no estilo “pole dance”, faz a função de reforço do teto, para ele não desabe com o furacão de graves.

De acordo com Ronaldo, além da revoada dos cabelos, um sistema tocando em baixas frequências faz o corpo vibrar. “Eu, pessoalmente, fico até rouco quando ouço a música tocar”, confessa Ronaldo. Performances de bolas e bonecos flutuando no duto costumam atrair a atenção e formar filas nas arenas dos principais selos de competição do país.

O carro-show da Bomber estreou nas competições em janeiro deste ano e sua melhor marca até agora é de 155,5 dBs, tocando na frequência de 33 Hz. Como as competições geralmente acontecem nos finais de semana, nos dias, digamos, “úteis”, Ronaldo visita os lojistas da marca na Grande São Paulo para demonstrar a eficiência da linha Bicho Papão e levar um show particular para os clientes dessas lojas.  Perguntado se está gostando do trabalho, Ronaldo abre o jogo: “Trabalho? Isso é diversão pura”.

Quem fez?

Som: Felipe Namba. Tel. (11) 2629-7983/ www.felipenamba.com.br Envelopamento: Hiper Vision.

Ficha Técnica

Kangoo 2010

SOM

8 subs Bomber Bicho Papão

2 pares de 6×9” Bomber Bicho Papão

11 baterias EMG Sound 135 A

Cabeamento 70mm Technoise

Cabos RCA Technoise

Barramento de alumínio e terminais Rotner Barramentos

1 amplificador Banda 9.8

1 amplificador Dynamo 30k High Volt mono

1 fonte de alta voltagem Dynamo

Alternador original 90 Ampères

DVD Pioneer

1 voltímetro Banda

1 potenciômetro Technoise