Primeiro sistema de áudio de estudante paulista é tão bem elaborado que nem parece coisa de iniciante. Auxílio de profissional expert no assunto ajudou no debute

 

Infelizmente as páginas de Car Stereo só podem traduzir em imagens e palavras todas as sensações que experimentamos ao ouvir os sistemas de áudio dos carros que trazemos mensalmente para vocês.

Digo isso, pois apenas quem entrou no Punto Blackmotion 2015 que ilustra esta reportagem, sabe que o negócio ali dentro é de profissional.

O mais incrível é que o projeto é, na verdade, o primeiro do jovem Otávio Guiotti da Silva Prado, de 21 anos. O estudante de Santa Cruz das Palmeiras, interior de São Paulo, se dedicou com afinco na internet pesquisando lojas, marcas e projetos.

Os que mais chamaram a atenção dele tinham algo em comum: a loja Pirasom, de Pirassununga, cidade vizinha. Foi então que, via Facebook, ele começou a se comunicar com Fábio Luiz Gorodetzki, proprietário da loja.

“Quando soube que eu estava começando a conhecer o assunto, o Fábio fez questão de me explicar tudo o que fosse possível. Tirou todas as minhas dúvidas, me ensinou muita coisa e, mais do que isso, me mostrou vários projetos distintos para que eu pudesse ouvir e entender a diferença entre os tipos de projeto. Ele foi fundamental para que o meu primeiro carro tivesse um som com essa qualidade”, explica, agradecido.

Nova marca no pedaço

Sem medo de ser feliz, Otávio e Fábio optaram por constituir um projeto praticamente monomarca com uma marca francesa hi-end que acaba de chegar ao país: a Blam.

Na dianteira, a reprodução é função de um kit três vias da linha Live. No Punto, o mid-bass foi acomodado no local original, enquanto o woofer e o tweeter foram para a coluna.

“O mais complicado é que, para tirar a coluna do Punto, é preciso tirar antes o painel. São pouquíssimos os carros com esta peculiaridade, mas este, infelizmente, era um deles”, brinca Fábio sobre a semana extra de serviço que a condição exigiu.

Com a nova coluna refeita, os falantes foram posicionados de modo que o direcionamento fosse voltado para o centro do veículo, de modo que todos os ocupantes fossem privilegiados no momento da audição.

Quem capitaneia o sistema é um DVD Pioneer modelo 7880. Além de Bluetooth, USB e SD Card, o dispositivo possui como diferenciais a possibilidade da utilização de Spotify e Waze diretamente na tela touchscreen.

No volume de trás, nos locais originais, um kit Blam coaxial, de 5”, foi acomodado. O modelo é o 130RC, que pertence à linha Relax. Todas as quatro portas receberam tratamento acústico com manta asfáltica.

Imagem é tudo

Não basta ser bom de ouvir. Otávio queria também que o seu primeiro projeto de som tivesse estilo, e nada melhor que abusar do porta-malas quando o assunto é sofisticar.

Atento à solicitação de seu mais novo cliente, Fábio desenvolveu um acabamento em curvin, pintado em black piano e iluminado por LED’s brancos.

Esta é a configuração visual da caixa dutada de 56 litros (com dois dutos de 4”) que abriga o subwoofer Ground Zero de 12”, responsável pelos graves na equação sonora.

Também ali no bagageiro foram posicionados dois módulos de potência: um Ground Zero Titanium de 640 W RMS para o estéreo, com quatro canais, sendo que canal toca uma porta, e um Soundigital EVO 3.000 mono, para o sub. Uma fonte Taramp’s de 120 A acompanha para alimentar o sistema e os cabos são Shok Industries.

“O resultado é muito equilibrado e forte. Na medida certa entre potência e definição, capaz de tocar com extrema competência qualquer gênero musical”, avalia Fábio.

Otávio acompanha nos elogios. “Depois que você ouve um som realmente bom, que toca tudo com harmonia, é difícil você se satisfazer com menos do que isso.

É um enorme prazer dirigir ouvindo suas músicas preferidas em equipamentos que as tocam da melhor maneira possível”, enaltece.

Box: Blam

A Blam é uma fabricante francesa de alto-falantes, amplificadores e headphones. Chefiada por Guy Bonneville, ex-diretor da também francesa Focal, a empresa, no mercado desde 2014, desenvolve acessórios de car audio voltados para o segmento hi-end.

No Brasil, desde o ano passado, ela é importada e comercializada com exclusividade pela empresa SQ Imports. No momento, estão disponíveis aos consumidores duas linhas de produto: a Relax, de entrada, e a Live, mais sofisticada. Mais informações sobre a marca e produtos estão disponíveis em www.blam-audio.com.br.

Quem fez:

 

Pirasom. Tel. (19) 3562-8200

SQ Imports. Tel. (19) 3451-4411

 

Ficha técnica

Punto Blackmotion 2015

Som e multimídia

DVD Pioneer 7880

Kit três vias Blam Live

Kit coaxial Blam Relax 130RC

Subwoofer Ground Zero 12”

Ampli Ground Zero Titanium

Ampli Soundigital EVO 3000

Fonte Taramp’s 120A

Cabos Shok Industries

DEIXE UMA RESPOSTA