Texto: Bruno Bocchini
Quem identificar o novo 208 pelas ruas merece um prêmio ou, no mínimo, saudação. O hatch da Peugeot mudou, mas a grande novidade está sob o capô. A marca aposenta o motor 1.5 litro de 93 cv. Em seu lugar, entra um 3 cilindros 1,2 litro de 90 cv. Como resultado, o comportamento, tanto na estrada quanto na cidade, é suave e similar ao 1,5 litro. A principal diferença entre os dois motores, segundo a Peugeot, é o 1,2 ser 37% mais econômico que o seu antecessor. Graças a essa eficiência, o modelo conquistou nota triplo A no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. Essa classificação quer dizer que o 208 teve nota A em sua categoria, na classificação geral e em nível de emissões de CO2.
Outras alterações discretas podem ser percebidas. A grade frontal ficou mais robusta e as molduras dos faróis de neblina foram redesenhadas. As lanternas agora são em LED e ganharam máscara negra. Já a central multimídia oferece o recurso de espelhamento de smartphones, com MirrorLink para Android e Apple CarPlay para iOS.
A linha 2017 também conta com nova versão esportiva equipada com o motor 1.6 de 122 cv e câmbio manual de cinco marchas. Na carroceria, o modelo GT traz detalhes pintados em preto brilhante, como o contorno da grade do radiador, as rodas aro 16”, as capas dos retrovisores e o aerofólio. Por dentro, o 208 Sport tem volante esportivo em couro perfurado com fundo vermelho, costura vermelha, pedaleiras esportivas em alumínio, soleiras nas portas dianteiras, luz de leitura central, entre outros.
Confira as versões e equipamentos:
Peugeot 208 Active 1.2 (R$ 48.190)
Luzes diurnas e lanternas traseiras de LED, faróis de neblina, rodas de 15 polegadas com calotas, computador de bordo, função “Follow me Home”, alarme, central multimídia com tela de sete polegadas e comandos de rádio no volante, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros travas e retrovisores elétricos, volante com regulagem de altura e profundidade.
Peugeot 208 Active Pack 1.2 (R$ 51.690)
Os mesmo do 208 Active 1.2, mais rodas de liga leve de 15 polegadas, volante revestido em couro, airbags laterais e ar-condicionado automático de duas zonas.
Peugeot 208 Allure 1.2 (R$ 54.990)
Os mesmo do 208 Active Pack 1.2 mais para-choque traseiro com acabamento preto e grade dianteira cromada, acabamento cromado no teto, teto panorâmico, painel de instrumentos com acabamento cromado e ponteiros brancos, sensor de estacionamento traseiro e piloto automático.
Peugeot 208 Allure 1.6 automático (R$ 59.090)
Os mesmo do 208 Allure 1.2 mais ponteira de escapamento cromada e borboletas para troca de marchas no volante.
Peugeot 208 Sport 1.6 (R$ 60.890)
Os mesmo do 208 Allure 1.2 mais moldura preta nos faróis de neblina, rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas com acabamento na cor preta, grade dianteira com acabamento em vermelho e preto, capa dos retrovisores em preto brilhante, aerofólio, ponteira de escapamento cromada, luzes de leitura de LED, volante revestido em couro com costuras vermelhas, acabamento interno escurecido e pedaleiras em alumínio e navegador GPS.
Peugeot 208 Griffe 1.6 automático (R$ 64.590)
Os mesmos do 208 Allure 1.6 automático mais acabamento brilhante e frisos cromados, nas molduras dos vidros, rodas de 16 polegadas, maçanetas internas e saídas de ventilação com acabamento cromado, airbags de cortina, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento dianteiro, câmera de ré, navegador GPS, apoio de braço dianteiro no console central.
Peugeot 208 GT THP (R$ 78.990)
Os mesmos do 208 Griffe 1.6 automático mais câmbio manual de seis marchas, motor 1.6 THP de 166/173 cv, faróis elípticos com máscara negra, faróis de neblina com moldura na cor preta e luzes de conversão, acabamento preto fosco na moldura dos vidros, rodas de liga leve de 17 polegadas, grade dianteira com acabamento nas cores vermelho e preto, aerofólio e capa do retrovisor em preto brilhante, escapamento com saída dupla, console de teto com luzes de leitura de LED, painel de instrumentos com LEDs vermelhos e ponteiros brancos, volante esportivo com costuras na cor vermelha, pedaleiras esportivas e controle eletrônico de estabilidade.