Suspensão a ar, porta-malas com hardline e rodas de 17” fazem desta Parati um modelo street pra ninguém botar defeito

Apelidada carinhosamente de “Paratosa” pelo estudante de Santo André Alisson, a Parati modelo 2000 é o segundo grande projeto do jovem. O primeiro deles foi uma Saveiro 1998, carro que ele ganhou do pai ao completar 18 anos. “Sempre gostei do estilo euro, das rodas largas, dos encontros, mas como a Saveiro era de outro estilo, sempre planejei montar algo voltado para esse mundo no meu próximo carro, e como sempre gostei de Volkswagen, meu foco era um carro da marca”, afirma.

A Parati “caiu do céu” para o jovem. Não literalmente (ainda bem), mas em um momento que ele não esperava. “Após devolver a Saveiro para o meu pai, eu passei muito tempo pesquisando um novo carro em jornais, na internet e em feiras de venda de carros, mas não encontrava nada que me agradasse. Até que certo dia fui a um shopping automotivo em Santo André, onde bati o olho nesta Parati azul safira. Ela estava suja e abandonada, mas imediatamente eu visualizei o que seria capaz de fazer naquele carro”, relata o jovem.

Apesar de largada, a Parati tinha uma cor raríssima e se tratava de um modelo completo de fábrica, com itens como retrovisores e porta-malas elétricos, painel de instrumentos com fundo branco, volante com função de som, interior todo em preto e motor 2.0.

No talo

Um sistema de suspensão a ar atualmente cola a Parati no asfalto, mas nem sempre foi assim. “Nos primeiros seis meses eu rodei com suspensão fixa, mas depois optei pelo sistema a ar”, lembra Alisson.

A atual suspensão é independente nas quatro rodas e conta com hardline no porta-malas. Os hardlines, inclusive, foram inspirados no próprio dia a dia de Alisson, que, além de cursar a faculdade, trabalha com o reparo de sistemas de refrigeração e, por este motivo, lida diariamente com tubos de cobre.

Em seu carro, é utilizado um cilindro industrial Festo, que recebeu tratamento e três saídas adicionais para acomodar os tubos. Em uma caixa com tampa em acrílico, foram colocados dois blocos de válvulas DVR para fechar o gerenciamento.

O monitoramento da pressão das bolsas ficou por conta de dois manômetros de ponteiro duplo da Airlift instalados dentro de duas mini-latas de Coca-Cola e Fanta, que deram um ar bem humorado no console do carro. Outro detalhe que não passa despercebido são os cerca de significativos três graus negativos de cambagem traseira que deixaram o fitment do carro diferenciado. Atualmente, a Parati roda com modelos originais do Audi A5, de 17”x7.5” e pneus 185×35.

Mimos

Mas nem só de suspensão e rodas vive o homem. Não Alisson, pelo menos. O interior recebeu pequenos e pontuais upgrades, tais como novas pedaleiras originais, jogo de tapetes VW Tech e kit de botões de conveniência.

Na parte externa, foram feitas sutis modificações, tais como adesão de novo para-choque dianteiro da versão Turbo, faróis personalizados e aerofólio na traseira. Já o ronco grave do motor AP 2L ficou por conta de um abafador de 3” polegadas do Giba Escapamentos.

O look da Parati se deve, entre outros fatores, ao tratamento de polimento que recebe periodicamente – tratamento responsável por manter o modelo sempre brilhando – mas segundo o próprio Alisson, a cereja do bolo é mesmo um bagageiro Thule, personalizado na cor do carro, que ajuda não apenas nas viagens transportando malas, mas também por fazer o modelo se parecer bastante com peruas europeias.

Som nunca é demais

Um sistema de áudio básico, mas eficaz, também foi adotado. Ele é capitaneado por um player Pioneer AVH-2350DVD, de 2DIN. Na frente, a reprodução é função de um kit duas vias Bravox nas portas dianteiras.

No porta-malas, com acabamentos em carpete, e com um fundo falso para facilitar o uso do estepe, foram posicionados um subwoofer Bravox de 10” modelo Slim e um módulo Corzus Digital HF400. Tá bom ou quer mais?

Agradecimentos: Felipe Santos, da Fezito Polimentos, Vinícius, da Loja Quatro Rodas e Pneus, Tiago Pikachu e Flávio Garcia (Alemão).

Quem fez?

Ficha técnica

Parati 2000

Suspensão

Independente a ar

Cilindro Festo

Manômetros Airlift

Parte Externa

Rodas do Audi A5 de 17”

Pneus 185×35

Novo para-choque dianteiro

Faróis personalizados

Novo aerofólio

Bagageiro Thule

Parte interna/som

Novos pedais originais

Jogo de tapetes VW Tech

DVD Pioneer AVH 2350

Kit duas vias Bravox

Sub Bravox Slim 10”

Módulo Corzus HF400