Proprietário de loja paulista conquista terceiro lugar em campeonato de qualidade com seu Honda Fit 2004

Quem já parou para conversar sobre som automotivo com Rodrigo de Paula, proprietário da Code Audio Design, de Guarulhos (SP), sabe muito bem que um verdadeiro projeto de qualidade é mais que um ganha-pão, é uma paixão que corre viva em suas veias.

E para alguém que ama o que faz, aventurar-se em um campeonato de som de qualidade é atividade rotineira. A bola da vez é este Honda Fit 2004, que recebeu um projeto high-end para competir no campeonato organizado pela DLS, que aconteceu no último mês de abril. “Tive apenas quatro dias para trabalhar no carro, até mesmo pela demanda de serviço aqui na loja, mas me dedicando exclusivamente a ele foi possível montar um projeto bacana e competente”, garante Rodrigo.

O acabamento

Em um campeonato no qual todos os competidores precisam, obrigatoriamente, utilizar a mesma fonte de sinal, é preciso ir atrás de um algo a mais nos pequenos detalhes, como qualidade de acabamento e material utilizado.

Foi por este motivo que Rodrigo buscou na malha náutica a solução para o abafamento. “Ela é bem mais resistente que a manta asfáltica. É bem mais cara também, cerca de R$ 15 o metro, mas era absolutamente necessária”, explica. A proteção do cabeamento também contou com a utilização de conduites.

Obviamente o projeto inteiro foi assinado pela sueca DLS, organizadora do evento. Exceção feita ao CD player Pioneer 7180, designado a todos os competidores. “O objetivo é exatamente se destacar pelo conjunto, por isso todos utilizaram o mesmo player, já um tanto antigo. Esse mesmo projeto montado, quando executado por um equipamento mais moderno, chega a ganhar até 50% em fidelidade”, explica.

Composição

O porta-malas do Fit passou por uma grande modificação para receber o subwoofer RW10, de 10”. Para abrigá-lo foi construída uma caixa selada de 18 litros de capacidade. Para aumentar a resistência da caixa acústica ela foi desenvolvida em fibra, com tecido de metal, resina e cimento. Dificuldade mesmo Rodrigo teve para encontrar uma bateria auxiliar que se encaixasse na disposição do veículo. “Eu não tive muito tempo para ir atrás de uma bateria capaz de suportar o projeto e que coubesse no veículo. O tamanho foi um grande empecilho, e utilizamos uma que se encaixava no carro, mas não suportava o projeto inteiro ligado por muito tempo”, conta. E prossegue: “este, aliás, foi um dos principais responsáveis por não conquistarmos o primeiro lugar”.

Paralelo ao tocador de graves foi posicionado o amplificador C31, de três canais, que trabalha não apenas com o sub, mas também com o kit duas vias R6A, com médios de 6”, instalado na cabine do veículo. “Utilizamos os crossovers originais para poder aumentar a velocidade do tweeter”, conta Rodrigo.

Quando questionado sobre a importância do tweeter em um projeto de qualidade, como este, Rodrigo é objetivo. “Para qualidade, tweeter é gosto. A frequência tem que descer bastante e com eficiência, porque agudo demais é desnecessário”, explica. “O tweeter desse kit que utilizamos nos favorece, pois, na minha opinião, é uma verdadeira seda japonesa”, garante. Cabos RCA da DLS – utilizados em sentido único – e porta-fusível dB Link completam as especificações.

Para Rodrigo, a ótima terceira colocação alcançada se deve, principalmente, aos atributos que ele se forçou para alcançar com a configuração utilizada. “Organização de palco, largura e profundidade ideais”, resume.

Apenas detalhes

Ao bater o olho no Fit é nítido que algo destoa do original: rodas de 18” da Mak, do grupo TSW. No interior, os retoques são todos assinados pela Sparco, como os tapetes, as pedaleiras e manoplas. Sobre o futuro do projeto, Rodrigo já está decidido. “Agora é utilizar esta base e melhorar, além de encontrar uma bateria ideal”, conta aos risos. É bom os adversários estarem preparados, pois Rodrigo vai atrás do primeiro lugar.

Quem fez:

Code Audio Design. Tel. (11) 2451-8736.

Honda Fit 2004

Parte externa

Rodas Mak 18”

 

Parte interna

Tapates Sparco

Manoplas Sparco

Pedaleiras Sparco

 

Som e multimídia

CD player Pioneer 7180

Kit duas vias DLS R6A

Subwoofer RW10 10”

Amplificador C31

Cabos RCA DLS

Porta-fusível dB Link

*Texto publicado na edição 132 da Car Stereo

 

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA