Paixão de vendedor brasiliense, Jetta Variant é personalizada com acessórios de modelos esportivos da VW, coroada com sistema voltado para qualidade de som

As pessoas que encaram o automóvel como mero meio de transporte talvez tenham dificuldade em entender a verdadeira paixão que outras pessoas têm por determinada marca ou modelo de carro. Mas isso, pelo menos entre as legiões de aficionados pelo universo das quatro rodas, que se reúnem em clubes e fóruns na internet, é bem mais comum do que parece.

Um exemplo de apaixonado por uma marca específica de carro é o vendedor Anderson de Barros Nascimento, de 39 anos, morador de Brasília (DF). Ele conta que o interesse dele pela customização automotiva foi despertado, como em boa parte das pessoas, pelo sucesso estrondoso do filme Velozes e Furiosos, e de suas sequências. “Sempre me interessei mais por personalizações que preservassem as linhas originais do carro, como som, rodas e suspensão. Sou fã de peruas e tenho uma paixão pela linha Vag (marcas do conglomerado VW).

Perua e Volkswagen. O modelo que atingiu o coração de Anderson como uma flecha certeira foi o Jetta Variant. O amplo espaço da perua, ideal para quem, como o vendedor, precisa acomodar carrinho e cadeirinha infantis, foi o empurrãozinho que faltava para selar a união de Anderson com a perua alemã, depois da experiência com um Golf e com outro Jetta, essa infelizmente em mau estado.

Decidida a compra, Anderson passou a arquitetar a segunda parte do seu plano, a de transformar uma genérica Jetta Variant na Jetta Variant do Anderson, que até se tornou membro ativo do Clube do Jetta de Brasília.

Make da perua

O visual externo da perua mudou com um kit de suspensão H&R, com molas e amortecedores que permitiram o rebaixamento do veículo com segurança. As rodas originais deram lugar aos modelos também originais do VW Tiguan, de 19×9”, importadas dos Estados Unidos. As redondas foram calçadas com pneus Dunlop 225/35. A parte frontal da Variant também foi personalizada e a grade recebeu a colmeia do Golf GTi MK6. O conjunto óptico, integrado por xénon com LED’s, também é o mesmo que equipa de fábrica a versão GTi do Golf. Toda a área envidraçada recebeu película Air Blue, de tonalidade esverdeada.

A paixão de Anderson por acessórios originais o levou a mudar também o habitáculo do seu Jetta. O volante é o da versão esportiva GLi, com costuras, que também estão nas manoplas. O painel é o do Golf R MK6, com velocímetro que vai até os 300 km/h, display colorido e grafismos azuis. As pedaleiras também vieram de um Jetta GLi. Luzes de cortesia internas de LED’s são acessórios originais do Passat.

Todas as alterações internas do carro foram providenciadas pelo próprio Anderson, que importou os itens dos EUA, e colocou a instalação a cargo de seu amigo Jenner de Oliveira, proprietário da loja brasiliense Look Car.

O motor, que originalmente gera 170 cv, recebeu upgrade com reprogramação da injeção, filtro intake e novo jogo de velas, que elevou a potência para 195 cv.

Cereja do bolo

E, a essa altura da reportagem, você deve estar perguntado: “Mas e o som?”. É claro que um carro como esse, com uma customização como essa, com itens escolhidos a dedo, não poderia abrir mão de um projeto de som à altura. E foi o que Anderson encomendou a Jenner, o expert da Look Car. “Ele me disse que não poderia perder espaço no carro, por causa do filho pequeno, e deixou o restante por minha conta”, diz Jenner. O projeto foi discutido pelo cliente, o instalador e o importador Thiago Volpe, que distribui no Brasil a marca dB Drive, entre outras, e que é a estrela do projeto de áudio.

O sistema é capitaneado por uma central multimídia Chrome, instalada no espaço original, no console. O equipamento tem recursos como TV, DVD, GPS e câmera de ré. Ela está ligada a um pré-amplificador com EQ e X-Over EQ7, instalado no porta-luvas. Esse aparelho é responsável pelos cortes de frequência e equalização de todo o sistema. Os encostos de cabeça dos bancos da frente foram substituídos por peças da Caska com telas, fones de ouvido e controle sem fio para games. Diversão garantida para o pequeno João Emanuel, de 5 anos, filho de Anderson. Nos espaços originais das portas dianteiras foram acomodados kits 2 vias de 6” dB Drive. As portas de trás também receberam kits de 6” da mesma marca. Esses falantes são alimentados por um amplificador de 4 canais A5 90.4 também da dB Drive.

No porta-malas ficam os demais componentes da “orquestra”, responsável por reproduzir as músicas do universo pop e gospel, as preferidas de Anderson. O compartimento recebeu novo assoalho sobre o estepe, com uma peça de acrílico onde foi feito a mão o desenho de uma Variant, com iluminação por meio de fitas de LED nas molduras. Na lateral, uma caixa acústica dutada de 52 litros sintonizada em 36 Hz abriga o subwoofer dB Drive K5 12D4, de 12” e 750 W RMS, responsável por tocar as baixas frequências. Ele é alimentado por um amplificador mono A5 1200.1, acomodado, juntamente com o aparelho que movimenta o estéreo, nas lateral oposta. Um mega capacitor dB Link de 2 Farad está ligado no positivo que alimenta o amplificador mono. O sistema foi montado com cabos RCA e fiação dB Link e a lataria foi revestida previamente com manta anti-ruído.

Para Jenner, que conheceu e se tornou amigo de Anderson por meio do Clube do Jetta (o instalador também possui uma perua alemã dessas), o sistema atendeu perfeitamente às necessidades do seu cliente em relação ao espaço e também sobre o seu gosto musical. “Os graves se sobressaem, do jeito que ele gosta”, diz. Alguns upgrades, como a substituição da central por um modelo mais voltado para qualidade de som, estão nos planos da dupla. Sobre o valor gasto na personalização da perua, Anderson desconversa: “Melhor deixar quieto, se não minha mulher vai brigar comigo”, brinca.

Quem fez:

Look Car. Tel. (61) 3567-2257/ (61) 8198-7921 ou e-mail: jenneroliveira@hotmail.com

Som e multimídia

Central Multimídia Chrome

Telas de encosto de cabeça Caska

Pré-amplificador com EQ e X-Over EQ7

Amplificador 4 canais A5 90.4 dB Drive

Amplificador Mono A5 1200.1 dB Drive

Kit 2 vias 6”/90 W RMS S7 6C dB Drive

Kit 2 vias 6”/75 W RMS S5 6C dB Drive

Subwoofer K5 12D4 12”/750 W RMS)

Mega-capacitor dB Link 2 Farad LCAP2KF

Cabos RCA e fiação dB Link

CUSTOMIZAÇÃO

Acessórios e rodas originais de modelos esportivos VWRodas Status 20”