Dupla de VW nacionais mistura tendências com rodas e acessórios europeus e o típico tempero brasileiro: som pesado e carroceria perto do chão!

George Marques e Rafael Chaves, ambos de 21 anos, são, respectivamente, os proprietários do Golf e da Saveiro das imagens, ambos paulistanos e apaixonados por customização automotiva desde a adolescência. Apesar de os dois proprietários terem passados diferentes, atualmente ambos possuem carros que seguem praticamente a mesma linha de “mistura de tendências”.

No caso do personal trainer de 21 anos Rafael Chaves – ou “Chavito”, como é chamado pelos amigos – o carro que antecedeu sua Saveiro 2010 foi um Gol “quadrado” com mecânica AP 2.0L aspirada– que exibia uma customização voltada totalmente à performance. Porém, o paulistano se apaixonou pela quinta geração da Saveiro, modelo que estava sendo lançado pela Volkswagen na época, em meados de 2009. “Em uma conversa informal com um vendedor da concessionária, notei que ele tinha interesse em comprar o meu Gol, e eu queria pegar uma Saveiro zero quilômetro. Acabamos fechando negócio e voltei pra casa já com a picape. Logo na primeira semana, decidi encostá-la para a instalação da suspensão a ar e das rodas cromadas aro 18”, explica Chavito.

As modificações seguiram com a troca da suspensão a ar nacional por uma importada da AirLift, mas, segundo o proprietário, a modificação não valeu a pena e outra suspensão a ar nacional, dessa vez desenvolvida pela Drift Suspensões e pela ShowSystem, entrou em ação. “Foi a melhor configuração de suspensão que atingimos. Pretendo em breve somente alterar o gerenciamento dela por um gringo, da Accuair”, completa o dono da picape G5, que anda 98% do tempo com a carroceria a poucos milímetros do asfalto (os outros 2%  são das situações em que Chavito é obrigado a levantar a suspensão para conseguir passar em alguma lombada, quebra-molas, valeta, ou passar sem raspar em alguma irregularidade do piso)!

As rodas cromadas aro 18 deram lugar às famosas BBS originais, modelo RC090, aro 17, com furação 5×120 – peças estas que somam pontos na cultura “Euro Look” e deram outro ar ao projeto de Rafael.

Os novos “sapatos” foram herdados de uma BMW E36 e tiveram que ser retrabalhados para ser montados na furação 4×100 original do veículo. A tala original das rodas (de 8,25”) acabou dificultando ainda mais a missão da montagem das rodas de BMW na Saveiro. No fim das contas, tudo saiu melhor do que o planejado, e as BBS foram calçadas por pneus Maxxis 195/40/R17, configuração que resultou em um leve efeito “strech” (efeito resultante de rodas largas com pneus mais finos). As mesmas BBS foram customizadas, sendo duas delas pintadas em azul (do lado do motorista) e as outras duas em rosa (do lado do passageiro, no caso, ocupado pela namorada de Rafael). “O resultado das cores nas rodas é polêmico, chama atenção e divide opiniões. Mas se segue o gosto do dono, é o que realmente importa”, comenta Fabio Mattos, um dos sócios-diretores da ShowSystem, de Santo André, equipe envolvida com a montagem do sistema de som, elétrica, suspensão e acabamentos dois projetos desta reportagem.

Som pesado

No quesito sonorização, a Saveiro também passou por algumas configurações diferentes até chegar à atual fase. Inicialmente, o projeto possuía apenas um sistema de otimização dos graves, composto por dois woofers Tornado de 18” e por um amplificador da Taramp’s. Mas em pouco tempo a vontade do proprietário em ter um som mais potente veio à tona e foi estudada pela equipe da ShowSystem.

O sistema é comandado por um DVD Pioneer AVH P8480 BT. O estéreo é reproduzido na cabine por um kit duas vias Pioneer TS-A1702C e impulsionado por um amplificador Taramp’s 150×2. No som para fora, acomodado na caçamba, a amplificação fica por conta de um módulo Taramp’s 4.5, um Taramp’s 1.2 e um Taramp’s T400, além de um crossover CRX4, da mesma marca. O compartimento de cargas comporta ainda duas caixas em MDF de 18mm, para dois falantes Eros 4.5 de 18”, com 85 litros por câmera. Outra caixa abriga dois Oversound MG 410, dois drivers 405 Trio e dois ST Trio 300, da Selenium. “Ficamos encarregados de transformar um utilitário básico em um carro mais completo e esportivo, com características que dessem uma personalidade única à Saveiro. As mudanças e melhorias na parte externa e interna do veículo remetem parcialmente às tendências europeias de modificação nos carros, mas a ausência de alguns itens impossibilitam classificá-lo como um legítimo Euro Look”, explica Fabio, da ShowSystem.

Segundo Chavito, poucas alterações ainda estão por vir. Apenas a troca do gerenciamento da suspensão a ar e as futuras novas rodas: as desejadas RotiformForged Mono, modelo que é sonho de consumo de milhares de “Euro Enthusiasts” ao redor do mundo.

George Marques, dentista paulistano de 28 anos, teve um vasto histórico de carros modificados durante os últimos dez anos. Entre eles, um Corsa Sedan 1999, o primeiro deles, dois Vectra, uma Mitsubishi L200 Sport e uma Ford F250 Tropivan com rodas 22”. Depois destes, o atual e mais marcante: um Golf 2010, que ainda teria muita história pela frente.

“A data em que comprei o carro na concessionária coincidiu com uma cirurgia que eu havia acabado de fazer. Fiquei impossibilitado de dirigir por alguns dias, o que me fez decidir deixar o carro encostado em uma loja de som para fazer algumas melhorias até eu me recuperar e poder voltar a dirigir”, explica o dono do Golf. Neste período foram instalados um DVD player Pioneer 4180 de 2 din e um kit duas vias da Bravox, além de um módulo estéreo Stetson e um mono da Aquarius para tocar um Bomber Bicho Papão 10”. Logo na segunda semana, ainda impossibilitado de dirigir, George encaminhou o carro à oficina Alonso Molas para fazer um trabalho na suspensão, encolhendo as molas originais. Depois de alguns meses rodando com o carro, o dentista decidiu que iria instalar as novas rodas Zyoxx ZX 14 aro 20” x 8,5”, montadas em pneus Yokohama S-Drive 225/35 – mudança que acompanhou mais um upgrade na sonorização e na suspensão, com novos amortecedores Sport Yellow, da Koni, com regulagem de pressão, e molas Eibach. Depois de mais alguns meses, alisamento na tampa traseira, personalização nas lanternas traseiras e no logo dianteiro, e rodas novas: dessa vez as que calçaram o Golf foram BBS Style5, aro 17” x 8,0”, montadas em pneus 205/45, com um strech bem “ligth”, em relação ao que dispõe atualmente.

Aliás, o upgrade seguinte foi mais uma vez a mudança das rodas. Dessa vez, o trabalho envolveria um trabalho maior: George queria exclusividade e decidiu importar rodas originais de Bentley, as que equipam de fábrica o modelo Continental GT, aro 19,9”. O trabalho da importação foi feito Granzotto Rodas Especiais, e depois de chegadas no Brasil, as “rodelas” foram montadas em pneus Dunlop 215/35 – finíssimos para as 9” de tala! O resultado foi chocante: quando a suspensão a ar chega em uma determinada altura, as bordas das rodas traseiras ficam para fora dos para-lamas, enquanto os pneus ficam para dentro. A cena é de encher os olhos de qualquer amante dos VAG’s.

“É muito difícil deixar de ter uma referência de tendência quando se pensa em modificar o seu próprio caro, mas é mais difícil ainda seguir uma cultura à risca. A exigência é muito grande por parte dos adeptos da cultura Euro Look, por exemplo. Prefiro não rotular o carro, até porque o projeto ainda nem está finalizado, tem muita coisa por vir. Por isso optei por escolher os acessórios que me agradavam e que combinam com o modelo, seguindo a originalidade do veículo dentro do que é possível”, esclarece o proprietário do Golf MK5.

O sistema de som recebeu mais melhorias, visando manter o interior e o porta-malas “clean”. Todo o projeto foi executado pela equipe da ShowSystem – enquanto a suspensão, que era fixa, foi trocada por uma a ar, desenvolvida pela Drift Suspensões.

“Pretendo ainda trocar a mecânica original por uma VR6 e o gerenciador da suspensão a ar por uma Accuair, que permite obter até três configurações diferentes de altura, o que traz mais confiabilidade no sistema da suspensão a ar”, explica George. Enquanto melhorias não chegam, a Saveiro e o Golf seguem circulando diariamente pelas ruas do ABC Paulista, polemizando e dividindo opiniões entre os que vêem, mas agradando aos seus proprietários. Afinal, isso é o que realmente importa!

Quem fez?

ShowSystem: Tel. (11) 4437-1169.

  • Texto publicado na Edição 159