GOL TSI 1996 – 600 HP!

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Mecânico paulista tira da garagem Gol Tsi, capricha na preparação e esbanja potência com motor AP

Quem acompanhou a edição anterior (número 218) de Car Stereo conheceu a Captiva do mecânico paulista Robson da Silva Moretti, o Graxa, de 30 anos.

Proprietário da oficina mecânica Graxa Auto Center, localizada na cidade de Osasco, Grande São Paulo, Robson é filho de mecânico e foi inserido no universo automotivo desde a infância.

Trabalhando desde a adolescência com mecânica, Graxa possui incontáveis projetos de preparação em seu currículo desde então.

Nesta oportunidade, ele tira da garagem, para nos mostrar, seu atual projeto: um Gol “bolinha” Tsi, 1996.

“Eu tenho esse carro há 13 anos. Já o vendi uma vez, mas me arrependi e acabei comprando de volta, pagando quase o dobro do valor. Foi então que resolvi desmontar ele inteiro para restaurar e aí começou a brincadeira”, conta.

AP 1.9

O motor que encabeça esse robusto conjunto mecânico é um AP 1.9. Os pistões e bielas, forjados, são da Marca Iapel.

O propulsor teve o bloco reforçado e recebeu o’ring, com o intuito de ter uma junta mais resistente entre bloco e cabeçote e uma maior taxa de compressão.

O virabrequim é STD e o sistema conta agora com bomba de óleo de alta pressão. A embreagem é uma multi disco, da FF e o cabeçote tem válvulas e dutos abertos. O comando é 0.350t.

São utilizadas quatro bobinas MSD, polia regulável Unique, intercooler, válvulas Mech Tech de alta pressão e uma turbina HX35.

Os relógios foram substituídos pelos sensores da Fuel Tech ps10. O câmbio é da Sapinho, forjado, e o blocante também é da Sapinho. A alavanca de marcha é de engate rápido.

O balanço e altura são controlados por uma suspensão a rosca slim. Todas as buchas são de poliuretano. Para frear todo este ímpeto, são utilizados freios a disco Power Brake na frente e freio da Saveiro G3 atrás.

As rodas são AG, de 15” e rodam envoltas por pneus dianteiros Toyo R888 e pneus traseiros Pirelli. Existem barras de torção tanto inferiores quanto superiores, todas AG. O conjunto mecânico com esta configuração é capaz de gerar 600HP de potência nas rodas.

Inside

Se sob o capô o Gol é uma máquina, por dentro, uma palavra que o resume bem é: funcional. Nada está ali por acaso.

Todos os acessórios são úteis, seja para auxiliar a condução, seja para proporcionar conforto ou entretenimento.

Um sistema de áudio foi instalado e ele é capitaneado por um player Pioneer de 2DIN. Nas portas dianteiras a reprodução fica a cargo de um kit duas vias Bravox, enquanto os alto-falantes traseiros são originais.

No porta-malas a lista de componentes aumenta com subwoofer DD de 12” e 1.500WRMS, módulo Stetsom 4K2 (mono, para o sub) e módulo estéreo Banda 350WRMS. Ainda no interior, destaque para relógio de RPM da ODG e bancos Recaro.

“No começo da montagem era pra ser o carro de uso no meu dia-a-dia, mas aí a preparação começou a ficar mais séria e hoje em dia eu só uso ele para ir a eventos de arrancada e, uma vez ou outra, dar umas voltas aos domingos”, finaliza Robson.

A lição que aprendemos aqui é que santo de casa não apenas faz milagre, como faz milagre dos bons, milagres com 600HP de potência.

Veja algumas fotos abaixo. A galeria completa você encontra na edição #219 da Revista Car Stereo, disponível em nosso ecommerce CLICANDO AQUI! 

Quem fez:

Graxa Auto Center. Tel. (11) 2620-4316.

 

Preparação

Motor AP 1.9

Pistões e bielas forjados Iapel

Bloco reforçado com o’ring

Virabrequim STD

Bomba de óleo de alta pressão

Embreagem multi disco FF

Comando 0.350t

Bobinas MSD

Polia Unique

Válvulas Mech Tech

Turbina HX35

Sensores da Fuel Tech ps10

Câmbio Sapinho

Blocante Sapinho

Suspensão a rosca

Buchas de poliuretano

Freios Power Brake

Freios da Saveiro G3

Rodas AG de 15”

Pneus Toyo R888

Pneus Pirelli

Parte interna

Bancos Recaro

Player Pioneer

Kit duas vias Bravox

Subwoofer 12”

Módulo mono Stetsom

Módulo estéreo Banda

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