Gol 16V Plus 2001: Imagem é tudo!

Texto: Vitor Giglio

Fotos: Vinícius Andrade

Proprietário de Gol 16V usa e abusa de acessórios em personalização diga do bom e velho tuning.

A personalização automotiva não é diferente de outros hobbies no que diz respeito a estilo. Assim como em outras vertentes, na customização de carros, os estilos e preferências variam muito conforme as épocas vão passando.

O modelo que protagoniza esta reportagem – para nossa sorte – segue em 2019 com um estilo de tuning mais ousado, digno da década passada, e que infelizmente se vê muito pouco hoje em dia: o tuning que foge do básico e se preocupa com modificações em cada mínimo detalhe.

Méritos para o funileiro automotivo e empresário Kelvins Mendes, 27 anos, de São Bernardo do Campo (SP). Um assumido fã de tudo aquilo que diz respeito ao visual de um carro, Kelvins não foge da raia. “Eu não gostava de carros rebaixados no passado, mesmo tendo crescido dentro de uma oficina. Com o passar do tempo, pela influência de alguns amigos, vendo alguns Gols quadrados, fui pegando o gosto. De qualquer maneira, acho a estética até mais importante”, revela sem rodeios.

Proprietário do Gol 2001 16V destacado nesta matéria, Kelvins conta que aderiu ao estilo eurolook de três anos para cá, então passou a praticar uma customização mais inspirada no que é tendência lá fora.

Tuning legítimo

E são estas as influências responsáveis por fazer do seu Gol, um modelo bem mais ousado e detalhado do que o que se vê nas ruas atualmente. As modificações externas, de fato, não são poucas: escurecimento de lanterna, ponteira de inox inspirada no Golf R32, anilhas personalizadas, spoilers do Gol GTI, farol personalizado com spots feitos artesanalmente, grade colmeia trançada, frontlip…

Teto ragtop e rodas Gisa 17” são a cereja no sundae. Destaque também para os pneus que agora medem 165×40 na dianteira e 185×40 na traseira.

A pintura em vermelho coral ficou ainda mais realçada depois da aplicação de um desenho nas portas. “Eu sou fã do desenho Dragon Ball desde pequeno”, antecipa Kelvins, para justificar o símbolo do Kanji de Kame de Goku, um Kanji de Mestre Tartaruga.

O gol socado no chão é fruto de um serviço realizado pela Da Hora Suspensões. Trata-se de um kit de suspensão a ar, com bloco Tebão de 8mm, compressor e cilindro também Tebão e bolsas e amortecedores projetados sob medida.

Outro mundo

O interior é um universo à parte, onde destacam-se bancos revestidos com capa do modelo Gol Rock in Rio G5, volante Lotse, detalhes em black piano, teto cinza-grafite e alavanca de engate rápido Monster. As portas, por sua vez, receberam filetes de LED.

No porta-malas, um acabamento em madeira e piso vinílico dá as caras para abrigar o hardline. Para finalizar, um sistema de áudio foi projetado com DVD 2 DIN Philco e kit duas vias Bravox.

Kelvins é membro do Clube Euro Stance Kulture –E|S|K, focado no estilo Euro de carros. Muito contente com o resultado final de seus esforços, e com a oportunidade de estampar sua cria nas páginas de Car Stereo, Kelvins agradece tanto aos colegas de grupo quanto às duas mulheres de sua vida, que inclusive o acompanharam nesta empreitada: a esposa Katielly e a pequenina recém-nascida Kallyna.

Quem fez:

  • Carlinhos Funilaria (11) 2897-9080

Ficha técnica

Som

  • DVD Philco
  • Kit duas vias Bravox
  • Parte externa
  • Rodas Gisa 17”
  • Teto Ragtop
  • Spoilers
  • Faróis personalizados
  • Ponteira de inox
  • Anilhas personalizadas
  • Pintura vermelho coral
  • Grade colmeia trançada
  • Frontlip

Mecânica

  • Kit de suspensão a ar
  • Filtro de ar esportivo

Parte interna

  • Bancos revestidos
  • Volante Lotse
  • Alavanca de engate rápido Monster
  • Detalhes Black Piano LEDs de cortesia nas portas

Galeria