GM Astra Sport 2001: Fúria da noite

Projeto inspirado nos games vai para as ruas e mostra a essência da customização automotiva

Texto: Fernando Naccari

Fotos: Edgar Klein

Eu já disse isso aqui antes: “a customização automotiva é um cenário extremamente democrático”. Basta um pequeno detalhe para deixar um carro original diferente, com a cara do dono.

Mas antes de detalhar sobre o projeto, vamos dar uma breve ‘pincelada’ sobre a história do Astra no Brasil. Ele começou a ser comercializado no Brasil em 1994 importado da Bélgica em duas variantes de carroceria: hatch e station wagon. Era um modelo vendido com Chevrolet no País, mas era projetado e montado pela Opel, divisão alemã da marca na época.

Em 1998 o Astra, ainda sob plataforma Opel, o Astra teve um grande upgrade no visual e foi comercializado em carrocerias hatch e sedã. As versões eram a GL 1.8-8V, GLS 2.0-8V e GLS 2.0-16V.

No ano 2000 chega a versão Milenium em alusão à virada do século e contava com motor 1.8 8V e bancos com o nome da versão em destaque. Já em 2001 chegava a versão esportiva “Sport” com carroceria hatch em duas portas e mecânica 2.0 L de 8V. É o modelo que ilustramos nestas páginas.

Ideias

O dono do “Fúria da Noite”, é o multi-homem Bruno Perez, de 25 anos. O fotógrafo, YouTuber e motorista de aplicativo de Diadema/SP, fez algumas alterações importantes em seu Astra Sport 2001 e, modéstia à parte, fizeram toda a diferença.

Apaixonado pela franquia dos cinemas Velozes & Furiosos e pela dos games, Need For Speed, Bruno pensou em customizações para o seu carro que o dessem, acima de tudo, personalidade própria. “A ideia surgiu depois de participar de alguns eventos. Assim comecei a querer ter um carro customizado, que fosse diferente, mas não muito chamativo”, explica Bruno.

Por fora

Com isso, o “Fúria” ganhou um novo visual moralizador. “Quis customizar o máximo de coisas possíveis, mas depois achei que ficaria muito exagerado. Assim, decidi manter a cor original de fábrica (preto), que mantém a discrição do carro e instalar um novo body kit mais encorpado”, acrescenta Bruno.

Assim, o para-choque dianteiro é completamente novo e tem design generoso na região dos faróis de neblina. Há também anilhas nas extremidades que o fixam na carroceria. De lado, destaque para os adesivos nas portas, para as rodas Kromma KR1600 de 17 polegadas calçadas por pneus Pirelli, para a suspensão fixa rebaixada “em dois dedinhos” e para o generoso aerofólio instalado na tampa do porta-malas. Atrás, claro, não tem como não destacar o aero e o abafador esportivo.

Por dentro

O interior não sofreu grandes alterações, exceto pelo volante esportivo com cubo de saque-rápido e para o DVD Player Pioneer retrátil, um clássico das antigas.

Debaixo do capô poucas, porém pontuais alterações: para deixar o motor roncando mais alto, foram instalados um filtro de ar de alto rendimento e um novo sistema de escape esportivo.

Som

Como já mencionamos, a fonte do sinal escolhida foi um clássico DVD Player Pioneer retrátil, responsável por reger a orquestra tocada pelos alto-falantes 6/9” Bravox e para os dois subwoofers “cara preta” de 12” e 400 RMS cada. Completam o conjunto duas cornetas D-250.

Segundo Bruno, ele e um amigo fizeram a customização do som tudo para ter algo mais potente e com mais qualidade, mas o projeto do carro ainda está longe do final: “Eu ainda penso em colocar um sistema de suspensão a ar e trocar o para-choque traseiro. Aí sim o carro fica perfeito”, finaliza Bruno.

Ficha Técnica GM Astra Sport 2001

Quem Fez?

  • Bruno Perez (o proprietário)

Visual

  • Para-choque dianteiro personalizado
  • Rodas Kromma KR1600 de 17 polegadas
  • Suspensão fixa
  • Aerofólio traseiro

Mecânica

  • Filtro esportivo
  • Sistema de escapamento esportivo

Som

  • DVD Player Pioneer retrátil
  • Alto-falantes 6/9” Bravox
  • Dois subwoofers “cara preta” de 12” e 400 RMS cada
  • Duas cornetas D-250
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