Estudante fã de graves leva equipamentos de um Passat para um Fusca. E já se prepara para novas mudanças!

No universo da customização automotiva, é inegável que o objeto “automóvel” é um facilitador de amizades e relacionamentos.

Afinal, quem é apaixonado por carros tem afinidades naturais com os profissionais que trabalham neste segmento e acabam frequentando os mesmos lugares e eventos e desenvolvendo relacionamentos que vão além da mera prestação de serviços.

Esse parece ser o caso do estudante de engenharia carioca Leandro Teixeira Esser da Silva, de 26 anos, dono deste Fusca 2.0 TSI 2013, e Cézar Rezende, proprietário da BRSSound, loja especializada em som automotivo da zona norte do Rio de Janeiro, e do pessoal da BBGarage, oficina de customização também na zona norte. “Estou sempre com a BRSSound e a BBGarage nos encontros”, conta Leandro.

E a amizade, logicamente, rende novos negócios para esses profissionais. “Cheguei ao Cézar por meio de amigos comuns e esse já é o segundo carro que faço com ele”, conta.

O primeiro foi um Passat Variant, que, antes de ser vendido, “passou” parte dos equipamentos para o projeto deste Fusca.

“Curto bastante música eletrônica e músicas com frequências bem baixas”, explica o estudante. “Leandro gosta de som forte com qualidade, então tratei de projetar um sistema em que sobressaíssem tanto as frequências de voz quanto os graves”, conta Cézar.

Como a ideia era manter a central multimídia original, as deficiências naturais de um equipamento como este, que não foi projetado para um sistema de alta definição, foram sanadas pela adição de um processador de sinal Audison Bit Ten, que exerce as funções de cortes de frequência e equalização.

As frequências médias e altas são reproduzidas por um kit três vias, integrado por um kit duas vias Image Dynamics e um midrange Ground Zero, da linha Plutonium.

As colunas foram retrabalhadas e abrigam os tweeters e os midranges de 3,15”. Os espaços originais, nas portas, receberam tratamento acústico e sustentam os midbass de 6,5” da Image Dynamics.

O conjunto resulta em uma elevação do palco. “A voz vem de cima, das colunas, o que amplia a sensação de realismo da reprodução musical”, explica o dono da BRSSound. Nas laterais traseiras foi instalado um par de coaxiais também da Image Dynamics, para um pouco mais de volume na reprodução.

Estepe, fora!

Mas foi o porta-malas do Fusca que recebeu a maior parte dos equipamentos do sistema. Para a reprodução dos tão desejados graves, foi projetada uma caixa acústica dutada de 230 litros, na qual trabalha um subwoofer Ground Zero de 15” e 5.000 W RMS, também da linha Plutonium XQ.

Um rack inclinado com base de acrílico sustenta o único amplificador visível do sistema, um modelo Audiophonic da linha Hitech, de 4 canais, que toca os midbass.

Abaixo do assoalho, de onde foi retirado o estepe, estão outros dois amplificadores, um Ground Zero GZTA 4000, para o subwoofer, e um MB Quart, de 4 canais, dedicado aos midranges e aos tweeters. Também fora do campo de visão estão o processador Bit Ten e duas baterias de gel XS Power, de 110 Ampères.

O cabeamento é assinado pela Shok Industries e fica aparente, com saída a partir do módulo da Audiophonic. “Isso acaba dando um aspecto hi-tech ao sistema”, diz Cezar.

Novas redondas

As rodas originais deram lugar a modelos aro 22”, da marca GISA, com talas dianteiras de 9,5” e traseiras de 10,5”. Elas são calçadas com pneus 225/30/22 na frente e 245/30/22 na traseira. A suspensão é fixa.

Os faróis de milha ganharam lâmpadas de LED’s. Toda a personalização externa ficou a cargo da BBGarage. No cofre do motor, foi adicionado um downpipe de 3” de inox e as ponteiras traseiras do escape são de 4”.

Adquirido em janeiro deste ano, o Fusca deve ficar em exposição na 9ª edição do Bubble Gun Treffen, evento que reúne modelos VW entre os dias 24 e 27 de novembro em Águas do Lindoia, São Paulo. E depois? “Desmontar o Fusca e partir pra outro!”, diz Leandro.

Quem fez:

BRSSound

Tel. (21) 3251-3255

www.facebook.com/brssoundrj

 

Ficha técnica

Fusca 2.0 TSI 2013

Som

Processador Audison Bit Ten

Kit duas vias Image Dynamics

Midrange Ground Zero

Kit coaxiais Image Dynamics

Subwoofer de 15” Ground Zero Plutonium XQ

Amplificador GZTA 4000 mono

Amplificador 4 canais MB Quart

Amplificador 4 canais Audiophonic

Cabos Shok Industries

Customização

Rodas GISA 22”

Suspensão fixa

Farol de milha com LEDs’

DEIXE UMA RESPOSTA