Proprietário de Ford Ranger 1994 leva sete anos para, finalmente, alcançar uma preparação ideal

Não é à toa que todos aqueles que realmente gostam e cuidam de seus veículos possuem um “mecânico de confiança”. Imagine, então, aqueles que não se contentam com a configuração original e turbinam os modelos para dobrar ou triplicar a cavalaria original do motor.

O problema é que em 2000, quando o vendedor paulistano Daniel Parro, 32 anos, adquiriu este exemplar da Ford Ranger 1994, ele não tinha um mecânico de confiança. E isso resultou em quatro anos de problemas sem solução. “A questão é que a picape não é uma Ranger convencional, norte-americana. Este é um modelo canadense e eles possuem mecânicas distintas. Passei anos entrando e saindo da oficina. Cada hora com um problema diferente, mas um que nunca era solucionado: o ajuste da marcha lenta”, conta.

O modelo original já possuía quase 200HP. Depois da preparação, a Ranger roda agora com generosos 450HP. Grande parte desta proeza deve-se ao V6 de 3.300 cilindradas que foi forjado por inteiro – pistões, bielas e virabrequim. O cabeçote, por sua vez, permanece original, com comandos, válvulas e tuchos exatamente como os que deixaram a fábrica da Ford, no Canadá, 16 anos atrás.

O sistema de alimentação, por sua vez, trabalha agora com duas bombas: uma Dinâmica light e outra da Bosch, flex. A centralina utilizada é da Fuel Tech, com mini bicos trabalhados pela Fôlego e filtro de ar K&N. O combustível utilizado é o etanol.

No sistema de ignição a bobina permanece original, mas o módulo de potência agora é assinado pela Fuel Tech, os cabos de vela pela MSD e as velas utilizadas são Iridium.

A picape recebeu uma turbina .50, com a parte quente .63 e a parte fria modificada. O modelo opera atualmente com 1 quilo de pressão no turbo e o intercooler foi preparado pela Fôlego.

O sistema de escape foi refeito pela Binho. O conjunto opera com uma tubulação de 2.5” e abafador da marca Race Way. A transmissão automática foi trabalhada e possui agora uma alavanca da Cougar. “Tudo opera normalmente. Ela passa com sobra dos 200km/h e não quebra”, conta Daniel.

Série de detalhes

O visual da picape canadense recebeu alguns retoques, com destaque para o novo conjunto de rodas de 20” da IBR, modelo Slice, que rodam envoltas por pneus da Yokohama, de medidas 255x40x20.

O modelo recebeu um novo conjunto da Tec Art, composto por para-choque dianteiro, traseiro e estribo. O capô original foi substituído por um modelo de fibra de carbono, que passou a apresentar esta nova coloração depois de receber uma mão de verniz.

A picape conta com retrovisores e grade dianteira cromados, enquanto a lanterna traseira passa a ser assinada pela Altezza. Além da caçamba, que recebeu novo assoalho de alumínio e abriga o galão de óxido nitroso da NOS, também chamam a atenção no exterior as ponteiras cromadas da Race Way.

Somente o necessário

A cabine da picape, por outro lado, recebeu apenas componentes necessários para a condução esportiva, como um par de instrumentos da Spectrum e hallmeter. Além disso, a Cougar assina novos acessórios como volante e pedaleiras.

O console central foi refeito, e pintado de preto, na mesma tonalidade do exterior, assim como todos os outros componentes de plástico no interior. Para finalizar, Daniel instalou no painel um DVD player Panasonic, que reproduz os sinais para um kit duas vias da Bravox, na dianteira – com tweeters em cima do painel.

Atrás do banco do condutor, um subwoofer, também Bravox, de 12” modelo XT dispara os graves, enquanto atrás do assento do passageiro, um módulo Lightining Audio amplifica os sinais de todos os falantes do sistema. “Eu nem gosto muito de som, mas posso dizer que o conjunto bate bem e os graves são fortes”, explica Daniel. Toda esta parte do serviço foi realizada pela loja Charada Film. O que resta é saber se, com o barulho que o propulsor V6 com 450HP gera, em altas rotações, é possível ouvir alguma outra coisa.

Quem fez:

Auto Center Import. Tel. (11) 2976-5840

Charada Film. Tel. (11) 2256-3442

Ford Ranger 1994

Preparação

Pistões e bielas forjadas

Abafador Race Way

Módulo de injeção Fuel Tech

Filtro de ar K&N

Módulo de potência Fuel Tech

Cabos de vela MSD

Velas Iridium

Alavanca de câmbio Cougar

 

Parte Externa

Rodas IBR 20”

Pneus Yokohama

Kit Tec Art

Lanternas Altezza

Ponteiras Race Way

 

Parte Interna

Volante Cougar

Pedaleiras Cougar

Instrumentos Spectrum

DVD player Panasonic

Kit duas vias Bravox

Subwoofers Bravox XT 12”

Módulo Lightning Audio