Fãs do Azerão

1941

Car Stereo conversa com o administrador do Azera Club, com sede em São Paulo, que reúne adeptos do sedã da marca coreana Hyundai  

Texto: Ademir Pernias
Fotos: Divulgação

Nesta edição, Car Stereo conversa com o empresário Fábio Castellotti, 27 anos, um dos administradores do Azera Club, que congrega proprietários e admiradores do sedã da Hyundai. Fábio é proprietário de um Azera 3.3 V6 ano 2009 blindado, que ele comprou 0 km. Se você também é fã da carro da marca coreana, saiba um pouco mais sobre as atividades do clube na entrevista a seguir:

Car Stereo: Quando foi fundado o Clube do Azera?

Fábio Castellotti: O “Hyundai Azera Club Brasil”, ou apenas Azera Club, foi fundado por Grégory Esgaib no Facebook em 2010, dando continuidade à comunidade do antigo Orkut. A partir dessa mudança foi fundado o clube.

CS: Qual é a finalidade de um clube automotivo de determinada marca ou modelo de carro?

FC: Acho que, principalmente, o acervo e a troca de experiências, problemas e soluções relacionadas ao modelo. Mas também gera networking, entretenimento, amizades e uma identidade, de se sentir participativo de uma comunidade que divide um gosto principal em comum.

CS: Quantos membros ativos possui o clube?

FC: No Facebook, até por ser um meio mais dinâmico, temos muitos membros ativos e um crescimento contínuo. Hoje temos cerca de 25% dos membros ativos (1.952 no total) que estão sempre participando das postagens e comentários. Mas, assim como no Azera Club Forum, há muitos membros que só participam quando surge uma necessidade especifica (venda e dúvidas)

CS: Quais atividades são normalmente realizadas pelo clube?

FC: O Azera Club tem como principal atividade a gestão do grupo e das postagens. Diferentemente da maioria dos outros grupos, nós temos várias regras que visam a garantir um ambiente agradável e respeitoso que promova entretenimento e informações confiáveis sem perder o foco da proposta do grupo. Naturalmente alguns membros têm a iniciativa de formar pequenos grupos regionais (principalmente pelo whatsapp) para organizar encontros ou dividir algum interesse em comum. E mesmo nesses outros pequenos grupos sempre temos algum administrador incluso moderando.

CS: Normalmente onde acontecem os encontros?

FC: Os encontros que são promovidos pelo Azera Club acontecem normalmente em São Paulo, no estacionamento do estádio do Pacaembu.

CS: Para participar do Azera Club é preciso ser ou já ter sido dono de um?

FC: Não, mas é necessário demonstrar algum interesse pelo modelo, seja admiração ou intenção de compra futura. Novos membros passam por um rápido questionamento e verificação do perfil. Não permitimos empresas sem uma proposta previamente aprovada pelos administradores e não são permitidos perfis falsos.

CS: O Azera Club possui relação com outros clubes de outras cidades e regiões?

FC: O Azera Club é nacional e abrange todos os estados e regiões, mas alguns subgrupos regionais são criados pelos membros no whatsapp para organizar encontros ou dividir algum interesse em comum.

CS: O clube apenas oferece atividades de lazer, ou existe algum benefício, como descontos em algumas lojas, por exemplo, para que é membro?

FC: O Azera Club sempre tenta negociar descontos para os membros nas postagens comerciais do grupo. Em alguns casos um membro ou administrador testa o produto antes de permitir o anúncio.

CS: Os membros devem pagar algum tipo de contribuição?

FC: Não, nenhuma. Temos a intenção futura de ter alguns itens colecionáveis com a identidade do grupo, como canecas e camisetas, mas sem visar lucro. Temos um adesivo de carro oficial que é sempre repassado a preço de custo.

CS: O clube possui website próprio ou página oficial no Facebook para que pessoas de fora possam conhecer e acompanhar as atividades de vocês?

FC: Sim, o grupo tem a página oficial no Facebook e também temos pequenos grupos regionais e uma maior nacional no whatsapp.

CS: É comum haver mais de um clube da mesma marca ou modelo na mesma cidade ou região?

FC: Sim, muitas vezes, sem o conhecimento da existência de um grupo, outros grupos são criados. Nós, administradores, estamos sempre atentos à criação de outros grupos e convidando para participar do nosso, que é o maior e mais rico de informações.

CS: Quantos clubes do Azera haveria espalhados pelo país? Há troca de informações entre eles?

FC: Houve uma época em que havia três clubes, muitos com membros em comum. Hoje, no Brasil, tirando os de whatsapp, existem dois clubes e a maioria dos membros participa de ambos e, portanto, a troca de informação é constante. Eu mesmo participo de todos, incluindo os de whatsapp e de outros países como, Rússia, Emirados Árabes e Coreia do Sul.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA