… raspar faz parte; esse poderia ser o lema de vida de comerciante gaúcho, com direito a trilha sonora sertaneja

Suspensão original, definitivamente, não faz a cabeça do comerciante Eroni Elias Boniatti, conhecido como Mano Boniatti, de 34 anos, morador da cidade gaúcha de Rolante, a cerca de 90 km de Porto Alegre. Ele é o proprietário do Cruze LTZ 2012 que ilustra esta reportagem, figura conhecida nas competições de carros rebaixados da região. “Assim que pego um carro novo, minha primeira providência é derrubá-lo”, conta Mano.

Esse trabalho, de deixar o carro colado ao asfalto, ficou a cargo da Oficina das Suspensões, empresa especializada da cidade de Novo Hamburgo (RS). O sistema conta com bolsas retas de 200 mm, oito solenóides, reservatório de 18 litros sob medida, acomodado no interior do para-choque traseiro, dois filtros com drenos eletrônicos, compressor 444c, também no para-choque, e pressostato industrial. Os amortecedores foram feitos sob medida e o controle remoto é de quatro vias. O visual externo fica completo com rodas Ikeda de 20”, revestidas de pneus Maxxis 225/35.

Fã de música sertaneja, Mano não poderia perder a oportunidade de transformar seu Cruze em uma balada ambulante, e uma verdadeira atração na pequena Rolante. Nesse quesito, a responsabilidade foi de Luis Carlos Martins dos Santos, dono da loja Luis Auto Som, da cidade de Taquara, vizinha a Rolante. “Mano já é meu cliente há mais de dez anos, mas neste caso já veio com a caixa pronta. Eu sugeri algumas modificações, para melhorar a equalização, e a instalação de um som interno”, conta o instalador, que está no ramo há 18 anos.

Toca, Dj

Quem comanda o espetáculo é a central multimídia original do Cruze, a que se somou o equalizador DEP1000, da Taramp’s. O estéreo dedicado à parte interna é composto por alto-falantes de 6″ TR6 JBL e tweeters Bravox, acomodados nos locais originais.

O porta-malas do hatch foi totalmente ocupado pela caixa dutada de MDF que abriga os falantes do sistema de trio. Os graves, na faixa entre 40 Hz e 80 Hz, são reproduzidos por um subwoofer Extreme Challenge Selenium de 15″.  A partir dos 80 Hz, entram em ação quatro médios JBL de 8”. Complementam a faixa de frequência audível quatro drivers com cornetas e dois supertweeters Hinor.

Na parte posterior da caixa, voltada para o interior do veículo, um rack sustenta os demais equipamentos do sistema de som. Um amplificador Hurricane de 4 canais serve ao estéreo da parte interna. Um módulo Taramp’s HD 1600 alimenta o sub de 15″. Dois aparelhos da mesma marca, modelo TS400, funcionam com os supertweeters e os drivers. Integram ainda o sistema voltímetro Taramp’s, crossover CRX4 Taramp’s e conversor de sinal Corzus. Os cabos RCA são da Technoise e a bateria original deu lugar a um modelo Agressive Power de 135 Ampères. Uma fonte Taramp’s TEF 120 garante horas a fio de diversão.

Figuras conhecidas não apenas em Rolante, mas também no circuito gaúcho de carros customizados, Mano e seu Cruze agora ganham destaque nacional nas páginas de Car Stereo. O que não é pouco não!

LEIA MAIS:

Quem fez:

Oficina das Suspensões, Novo Hamburgo (RS)

Luis Auto Som, Taquara (RS). www.luisautosom.com.br.

 

Ficha técnica

Cruze LTZ 2012

 

Som

Amplificador Hurricane HA4000 para os 6″

Amplificador Taramp’s HD 1600 para o sub de 15″

Amplificador Taramp’s TS400 para os supertweeters

Amplificador Taramp’s TS400 para os drivers

Fonte Taramp’s TEF 120

Voltímetro Taramp’s

Equalizador DEP1000 Taramp’s

Crossover CRX4 Taramp’s

Conversor de sinal Corzus

Cabos RCA Technoise

Alto-falantes 6″ TR6 JBL

Tweeters  Bravox

Supertweeters HI320 Hinor

Drivers 320 Hinor

Subwoofer Extreme Challenge Selenium de 15″

Alto-falantes JBL de 8″

Central multimídia original

Bateria Agressive Power 135 Ampères

 

Customização

Suspensão a ar

Rodas Ikeda de 20”

Pneus Maxxis 225/35/20

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA