Goodyear orienta motoristas sobre cuidados antes de pegar a estrada

Pequenos cuidados com os veículos e pneus podem contribuir para reduzir o risco nas estradas

O final de ano é marcado por vários veículos pegando a estrada para as tão esperadas férias. Mas, para que o passeio com a família e com os amigos termine com a mesma alegria com que começou, a Goodyear preparou algumas dicas especiais para que você saiba o que fazer antes de pegar a estrada.

Cuidados com o veículo e hábitos ao dirigir

– Condições dos pneus: quando os pneus atingem uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm, podem ser considerados praticamente “carecas” e têm a sua segurança comprometida. As consequências são um maior risco de estouro do pneu, instabilidade do veículo em pistas molhadas e aumento da possibilidade de derrapar.

– Calibragem dos pneus: confira no manual do proprietário a calibragem correta dos pneus, que varia em cada veículo. Quando incorreta, a pressão prejudica a dirigibilidade, causa desgaste irregular do pneu, fica mais suscetível a cortes e impactos, além de diminuir a vida útil do pneu e consumir mais combustível.

– Estepe: muitas vezes esquecidos, eles são fundamentais para que você não fique no meio da estrada. Nunca esqueça de conferir a calibragem e checar também suas condições gerais.

– Alinhamento e balanceamento do veículo: além de obter melhor dirigibilidade em retas e curvas, evitando que o carro desvie ou puxe para os lados, o alinhamento permite um desgaste regular dos pneus e ainda melhora eficiência de rolamento, garantindo economia de combustível.

– Check-up: Leve seu veículo até uma loja especializada e confira o perfeito funcionamento dos sistemas de freios, suspensão, injeção eletrônica, carga de bateria, faróis e lanternas, palhetas dos limpadores.

– Verifique os níveis: Não esqueça de checar o nível do óleo do motor, freios, direção hidráulica e também o líquido de arrefecimento do radiador.

– Evite deixar objetos mal acomodados ou sobre o porta-pacotes traseiro, utilize o porta-malas. Além de prejudicar a visibilidade do condutor, em caso de acidentes esses objetos serão lançados contra os ocupantes dos veículos.

– Diante de um imprevisto, como um pneu furado, pane ou acidente, ligue o pisca alerta, coloque o triângulo de segurança a pelo menos 30 metros da traseira do veículo e, se possível, evite parar em curvas ou logo após a ela, ou em qualquer local seja difícil ver o veículo parado.

– Lembre-se: os cintos de segurança são obrigatórios tanto para os bancos dianteiros quanto traseiros e são indispensáveis para a segurança dos ocupantes do veículo.

– Em caso de chuva, diminua a velocidade, acenda os faróis baixo mesmo de dia, aumente a distância para o carro da frente já que a frenagem fica prejudicada nessas condições. No caso de aquaplanagem, tire o pé do acelerador e não pise nos freios até que os pneus voltem a entrar em contato com a pista.

– Dirija em velocidade compatível com a via. A alta velocidade diminui o tempo de reação do motorista a aumenta o risco de um acidente mais grave.

Texto e Fotos: Goodyear / Divulgação

You don't have permission to register