Slippery Road Alert demonstration on V60

A Volvo Cars está disponibilizando em toda a Europa sua tecnologia de segurança conectada como mais um passo em sua ambição para melhorar a segurança no trânsito.

Hazard Light Alert demonstration on V90 Cross Country

Esses recursos permitem que os carros da fabricante sueca se comuniquem uns com os outros e alertem os motoristas sobre as condições de estradas perigosas e escorregadias próximas por meio de uma rede baseada no sistema de nuvem.

Slippery Road Alert demonstration on V60

O Alerta Luminoso de Perigo e o Alerta de Estrada Escorregadia foram introduzidos pela primeira vez em 2016 nos carros da série 90 na Suécia e na Noruega. Agora, os recursos estão disponíveis nos carros da marca em toda a Europa no ano modelo 2020, podendo ser instalados em modelos anteriores*.

Hazard Light Alert demonstration on XC40

“Compartilhar dados de segurança em tempo real entre os carros pode ajudar a evitar acidentes”, afirmou Malin Ekholm, chefe do Centro de Segurança da Volvo Cars. “Os veículos da Volvo vão contribuir diretamente para tornar as estradas mais seguras para outros motoristas que ativam o recurso, ao mesmo tempo em que também se beneficiam de alertas antecipados de condições potencialmente perigosas à frente”.

A pesquisa de segurança da Volvo mostra que o ajuste das velocidades à situação real do trânsito pode reduzir radicalmente o risco de acidentes. Ao alertar as pessoas sobre os perigos à frente de maneira oportuna e permitir que elas se adaptem com o tempo de sobra, as tecnologias de segurança conectadas podem suportar melhor comportamento do motorista e aumentar a segurança do tráfego.

Com o lançamento desses recursos em toda a Europa, a Volvo Cars também reitera seu convite para que a indústria automobilística se junte a ela no compartilhamento de dados relacionados à segurança de tráfego nas marcas de automóveis.

Compartilhar esses dados em tempo real pode fornecer um forte impulso para a segurança geral do trânsito e influenciar para mais carros conectados. Desde o ano passado, a Volvo Cars e a Volvo Trucks compartilham dados para alertar os motoristas sobre os perigos nas proximidades na Suécia e na Noruega.

“Quanto mais veículos tivermos compartilhando dados de segurança em tempo real, mais seguras se tornarão nossas estradas. Esperamos estabelecer mais colaborações com parceiros que compartilham nosso compromisso com a segurança”, disse Malin Ekholm.

Esse recurso da Volvo Cars foi o primeiro do tipo na indústria automotiva. Assim que qualquer Volvo equipado ligar suas luzes de perigo, o Alerta Luminoso de Perigo envia um sinal para todos os carros Volvo próximos conectados ao serviço de nuvem, alertando os motoristas e os ajudando a evitar possíveis acidentes. Isso é particularmente útil em pontos cegos das vias e nas colinas em estrada.

Enquanto isso, o Alerta de Estrada Escorregadia aumenta a conscientização do motorista sobre as condições atuais da estrada e aqueles na estrada à frente, coletando informações da superfície da via e avisando com antecedência os motoristas que se aproximam de alguma área onde a estrada esteja escorregadia.

Ainda não há previsão de chegada desse recurso nos modelos vendidos no Brasil.

Recentemente, a Volvo Cars fez uma série de anúncios para apoiar um melhor comportamento do motorista e uma condução mais segura. A partir de 2020, todos os Volvos terão velocidade limitada a 180 km/h. A fabricante também instalará câmeras nos carros e outros sensores que monitoram o motorista e permitem que o carro intervenha se o condutor claramente intoxicado ou distraído estiver se arriscando em um acidente envolvendo ferimentos graves ou de morte.

Finalmente, a Volvo Cars anunciou que, pela primeira vez, está tornando seu conhecimento de segurança facilmente acessível em uma biblioteca digital central, que incentiva a indústria automobilística a usar esses dados com o objetivo de tornar as estradas mais seguras para todos.

*O Alerta Luminoso de Perigo e o Alerta de Estrada Escorregadia estarão disponíveis em todos os Volvos baseados nas plataformas moduláveis SPA e CMA a partir do ano modelo 2016.

Texto e Fotos: Divulgação/ Volvo