Modelo Avant, da Audi, é totalmente repaginado: som de qualidade e novo look são os grandes destaques

Que os modelos da Audi estão entre os preferidos dos brasileiros quando o assunto é personalização, não dá para negar. Aqui mesmo, nas páginas de Car Stereo, inúmeros modelos já foram alvo de ensaio, inclusive ilustrando capas e protagonizando edições.

Mas é sempre bom matar a saudade de um sofisticado e eclético Audi, ainda mais quando se trata de um modelo diferente dos mais costumeiros.

A estrela desta reportagem é um exemplar 2010 do A4 Avant, propriedade do empresário Fábio Luiz Maia Bezerra, de 30 anos. O bacana nesta história é que o jovem, praticamente de personalização automotiva desde os seus 18 anos, logo que adquiriu o Avant fez questão de modificá-lo tanto por fora quanto por dentro, transformando o station-wagon radicalmente.

Indicação

A máxima prioridade de Fábio era implementar um sistema de áudio superior ao original. Já conhecedor do assunto, procurou a loja Top`s para adquirir alguns dos equipamentos que gostaria de utilizar.

Lá, recebeu uma dica que mudaria pra sempre o rumo desta história: indicaram-lhe a loja especializada em som Dinho`s Sound Customs para a execução do serviço. Foi nesta loja, por intermédio do próprio Dinho, que o projeto saiu do papel.

Componentes

A multimídia original do modelo permanece como fonte de sinal. A ela, foram adicionadas câmera de ré e TV digital, além de ter sido efetuado o desbloqueio da tela.

Os alto-falantes foram posicionados com o intuito de manter o máximo no quesito originalidade, obviamente tentando ao mesmo tempo alcançar a melhor disposição possível para criar uma boa sensação de profundidade.

As portas dianteiras receberam um kit duas vias da marca JBL, modelo GX 600C, além de tratamento acústico. Já as traseiras abrigam agora falantes coaxiais, da mesma marca, modelo GX 602.

Acabamento cinco estrelas

Um dos principais diferenciais do projeto é o fino acabamento – em MDF –, que pode ser melhor avaliado no porta-malas, onde novas molduras foram desenvolvidas tanto para as laterais (onde ficam os amplificadores), quanto na parede ao fundo, para proteger os subwoofers de qualquer bagagem que eventualmente venha a ser transportada ali.

Uma caixa dutada abriga os dois subs JBL, da série GTO 1014, de 10” e 350WRMS cada. Esta caixa possui cerca de 44L para cada um dos falantes.

Nas laterais foram acomodados os módulos, os dois também da JBL. Um estéreo quatro canais, modelo GTS A604 e um mono, modelo GTO 1.001EZ.

Cabeamento Technoise, equalizador dB Drive OKUR EQ7, telas nos encostos de cabeça da Novum e iluminação no bagageiro com LED’s brancos são os demais itens utilizados.

“É um som realmente muito bom, com muita qualidade no estéreo. Os dois subs também mostram muita eficiência e fazem jus à qualidade do conjunto”, afirma Dinho, o criador do projeto.

Facelift

Uma remodelagem total na estética foi o último passo desta personalização. A empresa Plus Art foi a responsável pelo envelopamento, na tonalidade laranja, deixando o azul original do Avant no passado.

As rodas são de 20”, extraídas da Land Rover Evoque Coupé. Mas, para utilizá-las, a suspensão foi retrabalhada na Kit Pneus, enquanto os amortecedores foram personalizados pela Scetor Parts.

“Eu uso o carro só aos finais de semana, mas é o suficiente para conseguir curtir uma black music e uma música eletrônica neste ambiente”, conta Fábio.

Deixar uma caranga dessas parada na garagem cinco dias por semana, para muitos mortais, seria mais que apenas desperdício, seria uma verdadeira maldade.

Quem fez:

Dinho’s  Sound Customs. Tel. (11) 2743-6955.

Ficha técnica

Audi A4 Avant 2010

Som e multimídia

Kit duas vias JBL GX 600C

Kit coaxial JBL GX 602

Ampli JBL GTS A604

Ampli JBL GTO 1001 EZ

Subwoofers JBL GTO 1014

Equalizador dB Drive Okur EQ7

Telas Novum 7”

Cabos Technoise

Parte externa

Envelopamento

Rodas da Evoque Coupé de 20”

Suspensão e amortecedores retrabalhados

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA