Audi A3 recebe sistema de som de qualidade, upgrades requintados no interior e leve preparação: casamento perfeito entre desempenho e sofisticação

O empresário paulista Leandro Fabrício da Costa, 33 anos, é um entusiasta do som automotivo e da customização desde a adolescência, herança do irmão mais velho, sua grande influência. De lá para cá, Leandro contabiliza cerca de 10 projetos distintos de som automotivo, basicamente um sistema específico para cada carro que dirige. “Eu sempre mudei o som dos meus carros. A cada projeto eu procuro fazer algo diferente e melhor. E isso vale não apenas para o som, mas também para as rodas e acessórios”, detalha.

A bola da vez é o Audi A3 que ilustra esta reportagem. Contando com a parceria de Anderson Eugenio de Souza, o Danda, da Danda Sound, Leandro idealizou uma customização que agregasse mais esportividade ao modelo, somado ao um projeto de áudio mais competente, já que, segundo o proprietário, a sonorização original deste modelo da Audi deixava muito a desejar.

Porém, mesmo ansiando por upgrades, Leandro também levou em consideração o fato de que o Audi é o carro utilizado para transportar a família no dia a dia. Então, tratou de maneirar na intensidade dos graves, bem como na preparação.

Monomarca

O projeto de som criado em parceria com Danda foi integralmente assinado pela marca norte-americana Lightning Audio. A unidade principal do Audi comanda um sistema que tem a reprodução na frente executada por um kit duas vias modelo 1652S, de 6”, acomodados nas portas, nos locais originais designados pela montadora.

Já no porta-malas, em meio a novo acabamento pensado para acompanhar o design original, encontra-se uma caixa selada de 48 litros, que abriga o subwoofer D412, de 12” e 400 W RMS e um megacapacitor SSL de 5F.

Os módulos amplificadores que municiam o sistema são dois: um 4200 de quatro canais para o estéreo e um LA 1000MD mono, para o subwoofer. A Ophera e a Stinger assinam os cabos de alimentação e RCA, respectivamente. Dois conversores Corzus também constam no projeto. “Trata-se de um som de qualidade para uso interno, mas que, ao mesmo tempo, proporciona força e potência”, resume Danda. E ele prossegue. “O interessante é que conseguimos montar um som muito bom usando poucas coisas e mexendo bem pouco na originalidade”, completa.

Esportivo

Pensando em melhorar a performance, Leandro remapeou o chip original. O resultado? Um ganho de quase 50 cavalos, com a potência elevada dos 183 HP originais para 230 HP. Para acompanhar o upgrade, o proprietário adquiriu um kit esportivo do Audi S3, que inclui grade dianteira, logos, paddle shift e emblema traseiro. As rodas originais foram substituídas por modelos italianos Vitoria de 20”. Os pneus têm medidas 235x35x20.

O interior também recebeu melhorias, por intermédio da tapeçaria Recaro, e agora dispõe de bancos de couro na cor vermelha, bem como console com descanso de braço, laterais de porta e assentos traseiros revestidos com o mesmo material.

Apesar da enorme satisfação em concretizar um de seus mais requintados projetos, Leandro não consegue conter a inquietude e já planeja outra customização para um futuro breve. “Estou para pegar um Fusca, destes modelos novos, e começar tudo de novo, do zero”, conta.

Se a tendência é que Leandro melhore e capriche mais a cada novo projeto, fica então a expectativa para ver como será sua versão personalizada do Fusca. Os leitores de Car Stereo não perdem por esperar, pois já está combinado que o debut do futuro projeto será mais uma vez em nossas páginas.

Quem fez:

Danda Sound. Tel. (11) 98270-3285.

 

Ficha técnica

Audi A3

Som e multimídia

Kit duas vias Lightning Audio 1652S 6”

Subwoofer Lightning Audio D412 12”

Módulo Lightning Audio 4200

Módulo Lightning Audio LA 1000MD

Megacapacitor SSL 5F

Conversores Corzus

Cabos de alimentação Ophera

Cabos RCA Stinger

Customização e performance

Rodas Vitoria 20”

Chip remapeado

Kit do Audi S3

Tapeçaria Recaro