VW Polo TSI 2019: o Dark Polo

Customização do hatch da Volkswagen segue padrões elevadíssimos com visual escurecido e sistema de som Infinity

Texto: Fernando Naccari

Fotos: R3CClub

O Volkswagen Polo da nova geração é um dos queridinhos do universo da customização em nosso País. O visual já naturalmente esportivo do hatch inspira proprietários e profissionais a dar aquele toque a mais, melhorá-lo em um mínimo detalhe.

Mas no caso do Dark Polo, como gosta de chamar o proprietário e também customizador paulistano Diego Kmieczik, 25 anos, essa melhoria atinge patamares impensáveis. O VW Polo 200 TSI Comfortline 2019 é o reflexo de tudo o que Diego enxerga como vital em um projeto: visual escuro, esportivo e com som de qualidade invejável.

Início da carreira

Diego conta que a mãe foi a principal responsável em incentivá-lo a entrar no ramo de customização de som em veículos. “Minha mãe, proprietária da JSR SOUND, me incentivou a trabalhar com isso. Entrei na empresa e pude agregar itens como personalização de interior e exterior ao meu currículo. Depois disso, comecei a aplicar meus conhecimentos também em meus carros, mas sempre preferi que eles tivessem modificações sutis, sem perder sua essência original”.

A partir de então, três Volkswagen habitaram a garagem de Diego. “Me considero um entusiasta da marca e pretendo ter apenas Volkswagen em minha garagem. O primeiro deles foi VW Golf 2.0 2004, o segundo um VW up! 2018 (Dark up!) e agora tenho o VW Polo 2019 (Dark Polo)”.

Diego acrescenta: “Minha paixão pela marca abriu a possibilidade de trabalhar na organização do maior encontro de Volkswagen modificados da América Latina, o BubbleGunTreffen organizado pela Volkspage ou (VP97)”.

Projeto visual

A ideia de criar o Dark Polo surgiu devido a Diego ser um apaixonado por som e, em decorrência disso, conseguiu o kit para instalação em seu carro como um patrocínio de uma história bastante curiosa. “O sistema de áudio Infinity foi um presente de Jeffery Fay, vice-presidente de aftermarket da Harman International. A contrapartida foi divulgar os produtos da marca em nosso País. Expliquei a ele sobre o potencial que o nosso mercado tinha, pouco explorado, e ele depositou créditos em mim”.

Assim, a primeira parte do projeto foi a escolha do carro e da cor. “Quando escolhi o Polo, já tinha uma ideia do projeto em mente e queria escolher uma cor que casasse bem com o estilo Dark. A Blue Night casou certinho com isso”, explica Diego.

Em seguida, após a aquisição do carro, as primeiras modificações foram aplicadas. “Instalei a película LaminX Charcoal nos faróis dianteiros e milhas como uma forma de destacar o visual escurecido. Também instalei as rodas do Polo GTI europeu com pneus 225/40 R18 e fiz a preparação da suspensão, que agora conta com molas esportivas. É a receita de estética padrão para mim”, acrescenta.

Como uma peça exclusiva da JSR Sound, o carro recebeu o Front Lip Agressive, que foi completado pelo aerofólio, ponteira de escapamento no padrão GTI e Spliters dianteiros e laterais DredWorks Automotive, tudo para apimentar o visual, mas sem perder o espírito original do modelo.

Mecânica

Originalmente o Polo já tem uma mecânica bastante elogiável no quesito desempenho. O 1.0 L tri-cilíndrico turbinado rende 128 cv (E) a 5.500 rpm e 20,4 kgfm (E), tudo isso comandado por um eficiente câmbio automático de seis marchas. Segundo divulgado pela Volkswagen, o Polo faz de 0-100 km/h em 9s6 e tem velocidade máxima de 192 km/h.

Diego aproveitou essa vocação e manteve a mecânica intocada, mas fez modificações no coletor de admissão e no escapamento do hatch “para ser possível apreciar o som do turbo ao acelerar”, como ele gosta de ressaltar. “Agora ele conta com filtro de ar Intake e escapamento com abafadores RF ovais de 3” cedidos pelo Raffaele para o nosso projeto”.

Som

Todo o sistema de som foi montado mantendo a central multimídia original, mas a partir daí tudo é novo.

Nas portas dianteiras foram instalados o kit Reference Infinity REF – 6520CX 90W RMS da JBL e, na traseira, o Kit Reference Infinity REF – 6522IX 60W RMS. O canal central JBL 4020 de 4” e 30W RMS recebeu adaptação em MDF sem corte de painel. “De acabamento, compramos um forro de porta traseiro esquerdo de um VW up!, cortamos a parte do alto-falante e adaptamos para manter um aspecto original”, explica Diego.

No porta-malas foi instalada uma caixa de MDF dutada e 28 litros com iluminação em LED branco ambiente. O forro do fundo da caixa foi feito com tapeçaria original dos bancos de outro Polo doador, idêntico aos originais presentes no carro. O acabamento foi em fibra de vidro e curvin.

O subwoofer utilizado foi um Infinity Kappa de 8” e 800W e o amplificador escolhido foi um KAPPA K5 de 5 canais da Infinity com sistema Clarify. “Tecnologia que recria o gráfico do áudio e constrói uma linha de tendência, aumentando-a no gráfico e, consequentemente, aumentando a qualidade do áudio em músicas baixadas da internet ou em aplicativos de músicas, principalmente”, explica Diego.

Outra vantagem explicada por Diego é que o amplificador possui Bluetooth integrado, dessa forma, as músicas do celular podem ser tocadas diretamente nele, evitando a perda de qualidade ao passar pelo rádio.

Para ligar todo o sistema foram utilizados cabos RCA Connect e cabos positivos Pompeia. Segundo Diego, os principais diferenciais deste projeto de som estão na qualidade dos produtos instalados e no acabamento aplicado, mantendo o aspecto de originalidade.

Ficha Técnica VW Polo 200TSI Comfortline 2019

Quem Fez JSR Sound

  • R. Clélia, 1606 – Lapa, São Paulo – SP
  • (11) 3872-3340 / 3673-6829
  • Instagram: @JSR_SOUND

Visual

  • Película LaminX Charcoal nos faróis dianteiros e milhas
  • Rodas do Polo GTI europeu
  • Pneus 225/40 R18
  • Molas esportivas
  • Front Lip Agressive (exclusivo JSR)
  • Aerofólio
  • Ponteira de escapamento no padrão GTI
  • Spliters dianteiros e laterais grandes

Mecânica

  • Filtro de ar Intake
  • Abafadores RF ovais de 3”

Som

  • Kit Reference Infinity REF – 6520CX 90W RMS
  • Kit Reference Infinity REF – 6522IX 60W RMS
  • Canal central JBL 4020 de 4” e 30W RMS
  • Caixa de MDF dutada e 28 litros
  • Iluminação em LED branco ambiente
  • Subwoofer Infinity Kappa de 8” e 800W
  • Amplificador KAPPA K5 de 5 canais da Infinity com sistema Clarify
  • Cabos RCA Connect Cabos positivos Pompeia
You don't have permission to register