VW Polo Sportline 2008: nada discreto

Bombeiro tinha a ideia de manter o veículo apenas com modificações estéticas, até que um instalador mudou o foco do projeto

Texto e Fotos: Fernando Naccari

A vida normalmente é assim: nós planejamos, trabalhamos em cima deste planejamento e, quando vamos perceber, tudo saiu diferente do que queríamos. Embora isso não seja uma regra, é bem comum olharmos para trás e vermos que muita coisa saiu fora da linha que imaginávamos.

E é exatamente este o caso do projeto pensado pelo bombeiro Kelvin Gomes, de 25 anos. Nascido em Maceió/AL e residente da cidade de Mairiporã/SP, tinha em mente modificar a estética do seu Volkswagen Polo Sportline 2008, mas quando o instalador Aleksander Fagundes começou a falar em um projeto de som de qualidade, o foco mudou completamente.

“A ideia de deixá-lo nesta configuração surgiu quando eu estava com o Alex conversando sobre o meu carro. Quando ele viu como ele estava, começou a elaborar algo completamente novo, diferenciado de todos os outros. Fiquei tão impressionado com o que estava planejando que concordei. O resultado foi surpreendente”, comenta Kelvin.

O interesse por carros customizados é antigo. Segundo Kelvin, isso começou a partir de algumas amizades. “Tive amigos que tinham carros personalizados e comecei a gostar disso. O Polo é o meu terceiro carro assim. Antes disso tive um Palio Celebration e um Punto 1.4”, explica.

Estética renovada

O Polo, que nasceu prata, foi repintado em branco-pérola, ganhou o para-choque da versão GT, rodas Alfa Romeo importadas de 18” e pneus Landsail 195/35. Atualmente o veículo roda com suspensão fixa, mas ainda carrega os componentes do sistema a ar no porta-malas, já que a intenção é voltar para o sistema pneumático.

O motor precisou ser “erguido” para não raspar no chão e foram feitos trabalhos nas longarinas e pontas de eixo. Por dentro, o que chama atenção é o revestimento em couro em tom claro, além de repintura da porção inferior do painel, das forrações de portas e porta-malas no mesmo tom. De original só restou o motor.

Sistema de som completo

Antes de Alex “pôr a mão na massa”, Kelvin acreditava que, no porta-malas, caberia apenas um subwoofer, já que na região estava instalado todo o kit da suspensão a ar. “Era o que eu acreditava que cabia. O kit de suspensão a ar cobria todo o porta-malas, mas o Alex foi muito além”, acrescenta Kelvin. 

Começando da fonte do sinal, foi escolhido um DVD 2 Din PIONEER AVH-z 9180. O kit duas vias das portas-dianteiras foi substituído por um Audiophonic Sensation KC 6.2 de 6″. Já, na traseira, optou-se por um kit coaxial Audiophonic Sensation.

Mas, no porta-malas, é onde o milagre aconteceu. No local onde só cabia um Sub, Aleksander instalou uma caixa selada de 35 litros sob medida para o Subwoofer Falcon XS 400 de 10”, fez uma iluminação em LED exclusiva, uma tampa para o estepe que pode ser removida, realocou o cilindro de ar e o compressor do kit de suspensão, instalou um monitor de 20”, forrou tudo com courvin e pintou na mesma tonalidade do interior do veículo, mantendo o visual como se tivesse saído de fábrica.

Ainda falando no projeto sonoro, foram instalados dois amplificadores: um mono Roadstar Power One RS 1600D e um estéreo Falcon DF 500 4D. Para fazer toda a ligação do sistema, cabos da Technoise.

Agora, com o projeto finalizado, Kelvin reforçou que o carro está muito melhor do que ele havia imaginado e com upgrades importantes. “O carro tem uma estética exclusiva e um porta-malas incrível, com um som de qualidade, uma TV de 20” e ainda manteve todo o sistema da suspensão a ar. Além disso, tenho acesso aos itens de segurança obrigatórios, como estepe, macaco e etc. Estou muito mais do que satisfeito”, finaliza.

Galeria

Quem fez:

Mono Custom Som e Acessórios

Telefone: (11) 94323-9181

Facebook: Mono Dub Som e Acessórios

Instagram: Mono_Custom

Site www.monodub.com.br

Ficha Técnica VW Polo Sportline 2007/2008

Interior

  • Kit duas vias dianteiro Audiophonic Sensation KC 6.2 de 6″
  • Kit duas vias traseiro Audiophonic Sensation KC 6.2 de 6″
  • Forração dos bancos e portas em couro claro
  • Repintura das partes plásticas na mesma tonalidade do couro
  • Caixa selada de 35 litors
  • Monitor 20”

Som

  • DVD 2 Din PIONEER AVH-z 9180
  • Módulo Mono Roadstar Power One RS 1600D
  • Módulo Estéreo Falcon DF 500 4D

Subwoofer Falcon XS 400 de 10”

Suspensão

  • Suspensão Fixa pré-montada para kit a ar

Exterior

  • Repintura em Branco Pérola

Para-choque dianteiro do Polo GT

Assinatura

Você já é assinante da Car Stereo Tech? Não? Corre que estamos com desconto de 50%! Só clicar aqui e seguir as intruções da publicação!

You don't have permission to register