Modelo que, originalmente, tem comportamento dinâmico e visual pacatos, renasce nas mãos de um instalador automotivo

Texto: Fernando Naccari

Fotos: Leonardo Silva

O VW Gol é um carro que marcou a vida de todo mundo, isso é inegável. Em algum momento da sua vida você já teve um Gol, seus pais provavelmente já tiveram um. Se não, algum vizinho ou tio te levava para passear em um. Não tem jeito, o Gol é como aquele velho amigo que sentimos saudades e que tem um lugar cativo dentro dos nossos corações.

E os quadrados são os que mais reúnem fãs entre os apaixonados pela linha que começou a ser comercializada em 1980. Ele seria um substituto natural do também consagradíssimo VW Fusca, mas como sabemos, eles coexistiram até meados dos anos 90, cada um com seu público fiel.

No caso do modelo que ilustra essa matéria, um Gol LS 1986, ele chegou para quebrar uma regrinha que existia até então na garagem do instalador automotivo Gilmar Heleno Almeida, de Para de Minas/MG: ele não é 100% original.

Segundo Gilmar, o interesse pela customização sempre existiu, mas até a chegada deste Gol à sua vida, todos os carros anteriores preservavam sua originalidade, incluindo até modelos de coleção com placa preta, mas a ideia de customizá-lo tinha fins lógicos: ele nunca havia tido um AP turbo, nem mesmo um projeto que envolvesse um veículo antigo.

Visual

Antes de falarmos dos seus segredos, não há como não ressaltar o visual matador do exterior. Inspirado no primeiro esportivo da linha, o Gol GT, este quadrado traz como novidades a pintura em vermelho Flash 1, rodas aro 17 e pneus largos e de perfil baixo: 185/35.

A suspensão também foi retrabalhada e o Gol é amparado por um conjunto de respeito. “A suspensão foi toda feita pela Renatinho Suspensões e, na dianteira, agora utiliza telescópios retrabalhados. As molas são do mesmo fabricante dos amortecedores, mas com quatro centímetros a menos de altura em relação aos originais. A carga dos amortecedores também é maior, deixando o conjunto mais firme e mantendo a estabilidade do carro em arrancadas e curvas”, explica Gilmar.

Na traseira, também tudo novo. “Foi feito um retrabalho na ponta de eixo e agora ela usa um grau negativo, fato que ajuda na estabilidade em curvas. Também foram instalados os amortecedores Gás Nitro e as molas mais baixas do mesmo fabricante”, completa.

De original restou apenas o conjunto de faróis e lanternas, para-choques e vidros, no exterior, e painel no interior, já que os bancos e forros de portas também são novos, bastante semelhantes aos utilizados no Gol GT.

Mecânica

Quem vê este Gol vermelho baixo estacionado não imagina os seus venenos. A lista de alterações no motor. “Foram instalados injeção FT 250, bicos do Volvo Turbo de 42 libras, bomba de combustível do Gol GTI, coletor de admissão do Gol MI, distribuidor com cabos de vela de 10 mm e velas Iridium NGK”, explica Gilmar.

Mas as modificações não acabam por aí, pois o bom e velho AP 1.6 recebeu cabeçote com tuchos mecânicos, comando de válvulas 49G, Turbina Master Power 48.42 com 1 kg de pressão e intercooler. Para controlar tudo isso, foram instalados ainda o câmbio do VW Santana 2.0 e a embreagem de cerâmica com 6 pastilhas. O sistema de freios dianteiro também veio do Santana, afinal, se anda muito, é preciso parar com segurança.

Som

Com visual matador e mecânica inspiradora, você acredita que ainda sobrou espaço para uma customização final do sistema de som? Pois é, a bordo do quadrado estão um clássico som Pioneer Golfinho, alto-falantes dianteiros de 6×9 também da Pioneer, um amplificador Stetsom DS800 e, no porta-malas, foi montada uma caixa selada de 30 litros para abrigar um Subwoofer de 12” Pioneer. Para fazer tudo funcionar perfeitamente, a Loja Áudio instalou cabeamento completo também da marca Stetsom.

Este VW Gol LS 1986 é tudo o que um apaixonado por antigos deseja: um belíssimo sleeper, visual retrô e um sistema de som de customizado. Depois destas fotos, vai falar que você não pensou em ter um desses na garagem, hein…

Quem Fez?

Áudio Designer

Pará de Minas/MG

(37) 9.9102-0943

Renatinho Suspensões

Pará de Minas/MG

(37) 9.9969-1234

F3 mecânica multimarcas e preparações

Pará de Minas/MG

(37) 9.9911-6422

Ficha Técnica VW Gol LS Turbo

Visual

Pintura em vermelho Flash 1

Rodas 17”

Suspensão rebaixada

Pneus 185/35

Mecânica

Motor AP 1.6

Cabeçote com tucho mecânico

Comando 49g

Turbina Master Power

Intercooler

Embreagem de cerâmica

Cambio VW Santana

Freios dianteiros Santana

Galeria